sábado, 9 de julho de 2011

Brasiliense e Anapolina empatam sem gols.

Desde maio que a bola está parada em Brasília, em jogos por competições oficiais. Devido aos eternos problemas no calendário do futebol de Brasília e do Brasil, nenhuma competição envolvendo os clubes de Brasília está em andamento. Por isso, esse amistoso entre Brasiliense e Anapolina, no Serejão, veio em boa hora. Enquanto o Jacaré se prepara para disputar a Série C, a Rubra participará da Série D. O curioso é que ambas equipes disputaram a Série B em um passado recente, e o time da casa teve até mesmo uma passagem relâmpago pela Primeira Divisão. Hoje, as duas equipes almejam objetivos mais modestos, e esse amistoso seria um bom teste para ambas. Nessa tarde de sábado eu não incluiria nenhum time novo na minha lista, e, na verdade, nem mesmo o confronto entre Brasiliense e Anapolina era inédito para mim: no distante 22 de junho de 2003 as duas equipes se enfrentaram no Serejão pelo Campeonato Brasileiro da Série B daquele ano, com vitória do Jacaré por 3 a 0 - e eu estava lá. Mesmo assim, é sempre um prazer ver a bola rolando. Por isso, não perdi tempo e fui para o Serejão.

O jogo atrasou para começar. Embora a partida estivesse marcada para as 16 horas, apenas às 16:03 as equipes entraram em campo. Às 16:06 a bola finalmente rolou. Então, vamos ao jogo: a Anapolina começou com maior posse de bola, mas logo o Jacaré melhorou, e passou a criar as melhores chances. E, após alguns minutos de pressão total do Jacaré, o time da casa continuou melhor em campo, mas a Rubra também chegava.

Disputa pela bola, no primeiro tempo.

O jogo seguiu nessa toada até por volta dos 15 minutos. A partir daí, o ritmo do jogo caiu, e as chances de gol passaram a ser raras. E, de fato, tirando uma ou outra jogada bonita, mais nada digno de nota aconteceu até o apito final do primeiro tempo. Brasiliense 0-0 Anapolina.

Jogador do Brasiliense enfrenta marcação adversária.

Após o intervalo, o jogo teve algumas boas chances de gol nos primeiros minutos da etapa final. Mas nada que, a princípio, pudesse quebrar o gelo da partida. Mesmo as diversas substituições feitas pelas equipes pareciam incapazes de mudar o panorama do jogo.

Já no segundo tempo, Anapolina no ataque.

E o restante da segunda etapa foi assim. As raras ocasiões de gol acabaram desperdiçadas pelas equipes. E, à parte um gol anulado da Anapolina, nada mais aconteceu. Final do amistoso: um melancólico 0 a 0.

Panorâmica do estádio, nos momentos finais do jogo.

O empate, e o futebol mostrado pelo Brasiliense nesse amistoso, mostraram que o clube candango ainda tem que melhorar muito se almeja alguma coisa na Série C. Muito pouco para um clube que já foi da elite nacional, e, quando estava na Segundona, afirmava que o objetivo era subir. Quanto à Anapolina, que enfrentará a Série D, lhe falta ainda um pouco de objetividade.

Fim de jogo, hora de tomar o caminho de casa.

Férias

O Campo de Terra entra em férias a partir de hoje. Como estarei viajando, não poderei atualizar o blog nos próximos dias - o que incluirá as primeiras rodadas das Séries C e D. Em agosto estarei de volta com todo o gás, para continuar a cobrir o futebol e os demais esportes.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Peixe vence São José e se classifica na Liga Futsal.

Sim, amigos, eu reconheço. Este blog está em falta com os esportes além do futebol. E, para começar a pagar essa dívida, fui ao Ginásio de Sobradinho, onde, na noite dessa quarta-feira, se enfrentaram Peixe/Mazza e São José/Vale Sul Shopping. O jogo era de vida ou morte para o clube candango, que precisava vencer e ainda contar com derrotas de seus concorrentes próximos para seguir na competição. Os paulistas, por sua vez, já entraram em quadra classificados, mas esse jogo poderia representar a diferença entre classificar em terceiro ou em sétimo lugar. E, como não poderia deixar de ser, o Campo de Terra se fez presente.

O Peixe começou o jogo decidido a conquistar a vitória. Em apenas três minutos, Tiago balançou as redes por três vezes, fazendo 3 a 0 para o time da casa e obrigando o técnico Ivan Gomes a pedir tempo.

A parada surtiu efeito, e o São José passou a atacar mais. Mas a defesa do Peixe mostrava segurança, e dificultava as coisas para os visitantes.

Chegada perigosa do São José.

O São José diminuiu com um belo chute no ângulo do goleiro Velloso. Mas a resposta do Peixe demorou apenas 18 segundos. Tiago, de pênalti, fez seu quarto gol no jogo, e o quarto do Peixe.

Nos minutos seguintes, o time paulista passou a tocar a bola, na tentativa de superar a defesa do Peixe. Mas o time da casa se defendia bem, e o São José, quando conseguia chutar, mandava para fora. O time candango, quando conseguia a posse de bola, levava perigo.

Jogadores disputam a bola, sob os olhares da torcida.

A dois minutos do final da primeira etapa, o goleiro Velloso fez seu segundo gol no jogo, e diminuiu para 4 a 2. Logo em seguida, Sacon cobrou tiro livre para o Peixe, após a sexta falta dos paulistas no período, e reestabeleceu a vantagem de três gols. No lance, o técnico da equipe paulista acabou expulso por reclamação. E o placar do primeiro tempo acabou mesmo em 5 a 2 para o Peixe.

A segunda etapa começou equilibrada, e o goleiro Velloso chegou a ver sua trave carimbada. Aos poucos, o São José foi melhorando, enquanto a defesa do Peixe continuava segura, dificultando as ações dos paulistas.

Mais uma disputa de bola, agora no segundo tempo.


Mas, apesar da pressão do São José, foi o Peixe quem marcou. Munim acertou um belo chute sem ângulo e fez 6 a 2 para o Peixe.

Daí em diante, o São José pressionou. O Peixe se defendia bem, e levava perigo nos contra-ataques. Guerra ainda diminuiu no último minuto, num belo voleio, mas já era tarde. Final: Peixe 6-3 São José.

Com a vitória, o Peixe terminou a fase de classificação em 15º lugar, e conseguiu um classificação histórica para a segunda fase da competição. Na próxima fase, disputará com Carlos Barbosa, Gazin e São Caetano/Corinthians uma das duas vagas para a terceira fase da competição. O São José, por sua vez, ficou em 6º lugar, e agora mede forças com Intelli/Orlândia, Poker/PEC e Unisul.

Fim de jogo, fim da primeira fase da Liga Futsal. Hora de voltar para casa e descansar para mais um dia.