domingo, 28 de agosto de 2011

Com gol de goleiro no final, Anapolina vence Tupi

A rodada do grupo A5 da Série D do Brasileirão teve início no sábado, com o jogo entre Gama e Itumbiara, que já relatamos aqui. Mas ainda havia um jogo por ser realizado. Por isso, peguei a BR-060 e fui para a sempre acolhedora Anápolis, para acompanhar o confronto entre Anapolina e Tupi, de Juiz de Fora. Antes de a bola rolar, a equipe da terra do ex-presidente Itamar Franco estava numa boa situação: somava oito pontos, quatro a mais que o time da casa, que, em quarto lugar, precisava dos três pontos para continuar sonhando. E o Tupi entrou na minha lista nessa tarde, como meu 162º time visto in loco. Dito isso, devo dizer que, quando peguei a estrada, não fazia ideia do que estava por vir. E aqui relato o que aconteceu nessa tarde.

Com a bola rolando, a Rubra demorou apenas seis minutos para mostrar seu cartão de visitas. Rivaldo acertou um belo chute cruzado da direita, e colocou a Anapolina em vantagem. 1 a 0.

Em seis minutos, a Anapolina já estava em vantagem.

Em desvantagem, o Tupi melhorou no jogo, e, embora estivesse melhor, não tinha um domínio absoluto. A Rubra também chegava, especialmente em contra-ataques. Com o tempo, o Tupi aumentou a pressão, e passou a atacar com mais frequência, mas poucas vezes finalizando com perigo.

Disputa de bola.


Chegada do Tupi.


Edinho, goleiro da Anapolina, defende. Mas o melhor ainda estava por vir.

E, no apagar das luzes da primeira etapa, quando tudo indicava que nada mais aconteceria até o intervalo, a equipe mineira empatou o jogo. Após falha da defesa, Luciano Ratinho ficou livre para tocar para o gol e reestabelecer a igualdade. 1 a 1.

Antes do intervalo, o Tupi ainda empatou.

E, no primeiro tempo, foi só isso. As duas equipes foram empatadas para o vestiário. A equipe da casa saiu sob protestos da torcida, que esperava mais da sua equipe.

No segundo tempo, a Anapolina foi para o ataque, tentando retomar a vantagem. Já no início da etapa, criou boas chances. O time, porém, pecou muito nas finalizações.

A Anapolina foi melhor durante todo o segundo tempo.

Escanteio para o Tupi. Uma das poucas chegadas da equipe mineira na segunda etapa.

E, já nos acréscimos, quando tudo indicava que a Rubra não conseguiria mesmo vencer a defesa do Tupi, veio o momento épico da partida. O goleiro Edinho foi para a área tentar o gol, em cobrança de escanteio. Após a cobrança, a defesa conseguiu tirar, mas a bola sobrou para Potita, que encontrou quem? Ele mesmo, Edinho, o goleiro, que cabeceou e mandou a bola mansamente para as redes de Rodrigo. Uma euforia indescritível tomou conta das arquibancadas do Jonas Duarte e dos jogadores da Anapolina. Todos gritavam, comemoravam, se abraçavam. Estava selada uma vitória épica da equipe da casa. Aí, assim que o Tupi deu a saída, o árbitro encerrou a partida. Anapolina 2x1 Tupi.


No apagar das luzes, o goleiro Edinho dá a vitória à Anapolina. Euforia toma conta do estádio.


Placar do Jonas Duarte ilustra uma vitória épica.

O resultado deixou o grupo todo embolado. Itumbiara, Gama, Tupi e Anapolina seguem com esperanças de continuar vivos na competição. Muita coisa ainda está por vir.

Fim de jogo, e, com a certeza de que eu havia feito a escolha certa ao viajar para ver essa partida, fui para a estrada. A semana me esperava.

UPDATE EM 31/08/2011: Não sei onde eu estava com a cabeça quando escrevi a matéria, mas chamei o atacante Luciano Ratinho de Eduardo Ratinho. Corrigido o erro, bola pra frente.


sábado, 27 de agosto de 2011

Gama e Itumbiara ficam no empate

Depois das merecidas férias, volto aos estádios, e retomo as minhas coberturas. O fim de semana me reservava uma rodada dupla. No sábado, fui ao Bezerrão, para o confronto entre o Gama e o Itumbiara, válido pelo Campeonato Brasileiro da Série D. As duas equipes, além do Tupi, de Juiz de Fora, brigam pelas duas vagas do grupo na segunda fase da competição, e estão emboladas. O Itumbiara - novidade na minha lista, entrando como o 161º time da mesma -, com nove pontos, um a mais que candangos e mineiros, briga em duas frentes, uma vez que também está jogando a Segunda Divisão de seu Estado. Já o Gama, que chegou a disputar a Primeira Divisão nacional, vive situação desesperadora, pois, caso não consiga o acesso, terá que brigar em 2012 pela vaga na Série D por meio do campeonato local, situação que não vive desde 1995. Curioso para ver o que ia rolar, fui ao Bezerrão, pronto para mais uma cobertura.

O Itumbiara começou melhor no jogo. Levou perigo especialmente em uma cobrança de falta, em que a zaga teve que se virar para mandar pela linha de fundo. Em decorrência desse lance, a equipe goiana teve dois escanteios seguidos.

Gama tenta sair jogando do seu campo de defesa.

As duas defesas cometiam muitos erros. E, em um desses erros, o Gama abriu a contagem. Aos sete minutos, Índio deu um chute despretensioso, a bola cruzou a pequena área sem que nenhum zagueiro conseguisse chegar nela, e foi morrer no fundo das redes. Gama 1 a 0.

Após o gol, as equipes passaram a se alternar no ataque, embora o Gama fosse ligeiramente superior. Logo o Gama passou a tomar conta do jogo, e, aos 20 minutos, a equipe verde chegou a carimbar a trave. O segundo gol parecia uma questão de tempo.

Mas o Gama não soube manter o mesmo ímpeto, e a partida ficou morna. E, quando o primeiro tempo parecia não prometer mais nada, o Itumbiara chegou ao empate, em falha clamorosa da marcação. Marcelo Ramos, aos 40 minutos, cabeceou para o gol vazio, e igualou o marcador. 1 a 1. E o primeiro tempo acabou mesmo com a igualdade no marcador. As emoções ficaram reservadas para o segundo tempo.

Agora, é o Itumbiara que tenta ir ao ataque.

Então, vamos à segunda etapa. O período final do jogo começou bem movimentado, com as duas equipes mostrando uma qualidade técnica que não haviam mostrado no primeiro tempo. Alguns bons passes e dribles, que originavam jogadas perigosas, podiam ser vistos.

Defesa do Itumbiara tenta proteger.

O Gama jogou melhor durante a segunda etapa, criando mais chances de gol que o Itumbiara. Mas a pontaria não estava muito boa, e o alviverde abusava do direito de perder gols.

Escanteio para o Gama: bola chega na área..

No final, o time goiano ainda teve algumas chances de castigar o Gama pelos gols perdidos. Mas o jogo acabou mesmo empatado em 1 a 1. Um jogo de dois tempos distintos. Uma primeira etapa tecnicamente fraca, mas com dois gols, e um segundo tempo melhor, com boas chances desperdiçadas, mas sem gols.


Panorâmica do estádio, com as luzes da cidade do Gama ao fundo.

O Itumbiara, com o importante ponto conquistado fora de casa, foi a dez pontos, e segue um ponto na frente do Gama. No entanto, se o Tupi vencer a Anapolina amanhã, chegará a onze pontos, e passará goianos e candangos.

Encerrado o jogo, era hora de ir jantar, e, em seguida, ir para casa, para o merecido descanso. Amanhã tem mais uma cobertura.