sábado, 14 de fevereiro de 2015

Luziânia reage e busca empate contra o Sobradinho

Após um fim de semana longe dos estádios, no último sábado vi in loco mais um jogo por esse desorganizado campeonato candango que está em andamento. O destino foi o Bezerrão, que nessa semana recebeu a companhia do Augustinho Lima como únicos estádios do Distrito Federal aptos a receber públicos em suas partidas. No estádio da cidade-satélite do Gama, o dono da casa dessa vez estava longe: o jogo foi entre Luziânia e Sobradinho. As duas equipes repetiram uma das semifinais de 2014, ocasião em que os goianos levaram a melhor. Mas, na atual temporada, ambas não conseguem repetir o desempenho: o Luziânia chegou a essa rodada na modesta sexta posição, com sete pontos, e o Leão da Serra, com apenas quatro pontos, era o oitavo colocado. Tecnicamente, as duas equipes estariam classificadas caso a primeira fase terminasse agora, mas, ainda assim, o desempenho era decepcionante, e ambas certamente iam querer a recuperação.

No começo do jogo, o Sobradinho teve as melhores chances para abrir a contagem. Por algumas vezes, a torcida ficou com o grito de gol preso na garganta. Depois do começo animado, porém, o nível do jogo caiu, e as chances de gol rarearam.
Olha o trem! Jogadores correm atrás da bola.

Quando parecia que o primeiro tempo terminaria sem gols, o Leão da Serra abriu a contagem. Aos 41 minutos, Cauê cabeceou baixa, no canto, e fez 1 a 0 Sobradinho. Antes do apito final, o time goiano chegou a ter um gol anulado. E o primeiro tempo terminou mesmo com o Sobradinho vencendo pela contagem mínima.

Luziânia no ataque.

A segunda etapa começou com uma discreta superioridade do Luziânia. O time goiano chegou a criar algumas chances de gol. Mas foi o Sobradinho quem marcou. Laécio, novamente de cabeça, fez 2 a 0 para o Leão da Serra.

Sobradinho no ataque.

O Luziânia continuou melhor, mas criava poucas chances reais de gol. Porém, aos 34 minutos, os goianos diminuíram a diferença. Marilon chutou alto e marcou o primeiro gol do time "da casa".

Luziânia atrás da reação.

O Luziânia acabou chegando ao empate aos 40 minutos. Após cobrança de falta rápida, Chefe chutou cruzado para reestabelecer a igualdade no marcador. E pouca coisa aconteceu nos minutos finais. E o placar final foi mesmo de 2 a 2.

Para as circunstâncias, o resultado foi melhor para o Luziânia. Além disso, o empate levou o time à quarta posição, empatado em pontos com Brasília e Paracatu, mas melhor saldo. O Leão da Serra estacionou na oitava colocação. A primeira fase do campeonato vai chegando à sua metade, e os times têm pouco tempo para reagir. Os próximos dias darão os últimos vereditos.

Fim de jogo, hora de voltar para casa, na sequência do feriado prolongado.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Ceilândia vira contra o Santa Maria e lidera

Em um domingo de sol, e especialmente com a visita do amigo Renato Rocha à Capital Federal, nada melhor que ver uma boa partida de futebol. O destino foi novamente o Estádio Bezerrão, onde vi seis dos oito jogos a que assisti in loco em 2015. Dessa vez, se enfrentariam no estádio Santa Maria e Ceilândia. Os dois times vinham em situações bastante diferentes: enquanto o Santa Maria vinha de duas derrotas em suas duas primeiras partidas, o Ceilândia havia conquistado quatro pontos enfrentando equipes do Entorno. O Gato Preto, assim, buscava manter a boa fase, enquanto o time "da casa" buscava a recuperação. Assim, após encontrar o Renato no hotel onde ele estava hospedado (aliás, ele me emprestou a câmera para as fotos, já que eu havia esquecido a minha em casa), pegamos a estrada e chegamos rapidamente ao Bezerrão.

Trio de arbitragem da partida.
Equipe do Santa Maria posada. O Ceilândia não posou.

Nos primeiros minutos do jogo, o Santa Maria atacava mais, mas produzia poucas chances. Quem criava as melhores oportunidades era o Ceilândia, que por pouco não abriu o placar em algumas ocasiões. Porém, quem abriu a contagem foi o Santa Maria. Allanzinho, aos 15 minutos, deu um belo chute e fez 1 a 0 para o time da casa.

Briga pela bola no meio de campo.

Em desvantagem, o Ceilândia pressionou. E o empate veio aos 26 minutos, em cobrança de pênalti. O veterano Cassius cobrou bem e reestabeleceu a igualdade no marcador. Dois minutos depois, Felipe Cirne marcou o gol da virada do Gato Preto, fazendo 2 a 1.

Santa Maria tenta avançar.

Depois do gol da virada, pouca coisa aconteceu. Porém, no último lance da primeira etapa, veio o terceiro gol do Ceilândia. Felipe Cirne, sem ângulo, cobrou falta e colocou lá dentro. As equipes foram para os vestiários com o placar marcando 3 a 1 para o Ceilândia.

Mais uma tentativa.

O Ceilândia começou o segundo tempo criando algumas boas chances de gol. Mas logo o nível do jogo caiu. Aos 24 minutos, o Ceilândia chegou a mandar uma bola na trave. Mas as raras boas chances de gol aconteciam em meio a muitos minutos de pouco futebol. E o jogo terminou mesmo com o placar do primeiro tempo: Santa Maria 1-3 Ceilândia.


Momentos de um segundo tempo fraco.

A boa vitória do Ceilândia colocou os dois times em situações opostas no campeonato. O Gato Preto divide a liderança com o Bosque de Formosa, cada um com sete pontos em três jogos. O Santa Maria, ao contrário, se isolou na lanterna da competição, tendo perdido seus três jogos (embora em dois deles tenha saído em vantagem). Ainda há muito por jogar, mas a situação das equipes já começa a se desenhar, e o Santa Maria tem que abrir o olho.

Fim de jogo, hora de jantar, e em seguida retornar ao lar, para o merecido descanso.