domingo, 19 de julho de 2015

Caldense bate Aparecidense fora de casa e lidera

Dando continuidade aos nossos trabalhos, no último sábado peguei a Henrique Santillo - pagando pedágio pela primeira vez na referida rodovia - com destino a Aparecida de Goiânia, para um confronto entre dois vice-campeões estaduais. Aparecidense e Caldense foram as grandes surpresas em Goiás e Minas Gerais, respectivamente, chegando às decisões estaduais. Nas partidas finais, os dois caíram diante de Goiás e Atlético Mineiro, mas a derrota não apagou a grande campanha que ambos fizeram. E justamente no sábado as duas equipes se encontraram no Estádio Aníbal Batista de Toledo. As duas equipes estrearam bem na competição. Os goianos foram a Cuiabá para visitar, no estádio da Copa do Mundo, o Operário, e conseguiram uma virada espetacular nos minutos finais, vencendo por 3 a 2. Os mineiros, jogando em casa, bateram o Rio Branco capixaba. Em um ano que não tem sido bom para pôr novos times na lista, o time mineiro entrou como o 241º integrante da mesma, apenas o 6º de 2015 e o 13º mineiro.

Antes de a bola rolar, consegui fotografar as duas equipes posadas. Seguem as fotos:

Associação Atlética Aparecidense

Associação Atlética Caldense


O jogo começou com as duas equipes se estudando. O time mineiro ousava um pouco mais, mas criava poucas chances. Porém, aos 11 minutos, na primeira vez que o time da casa chegou ao ataque, criou uma boa ocasião de gol, com a bola caprichosamente carimbando o travessão e saindo.

Jogador da Aparecidense vê a marcação ao longe.

Depois disso, a Aparecidense acordou e passou a atacar mais, criando suas primeiras chances de gol no jogo. Em seguida, o jogo teve alguns momentos de equilíbrio e boas chances para os dois lados. Mas isso não durou muito, e o jogo voltou a ficar morno.

Caldense com a bola.

Assim, tirando um ou outro ataque esporádico, pouca coisa aconteceu. A Caldense jogou até um pouco melhor que a Aparecidense nos 15 minutos finais, mas ninguém conseguiu balançar as redes. E o primeiro tempo terminou mesmo 0 a 0.

Disputa no meio de campo.

A Aparecidense começou o segundo tempo atacando mais. Mas o bom momento durou pouco, e logo o time mineiro retomou o controle das ações. E assim, aos 19 minutos, a Caldense abriu a contagem. Tiago Bernard, de cabeça, marcou 1 a 0 para o time mineiro.

Caldense desce ao ataque.

O gol esfriou o jogo de vez. A Aparecidense até foi ao ataque em busca do empate, mas pouco conseguia produzir. O time da casa chegou a ter um gol anulado nos acréscimos. Mas o placar final foi mesmo de 1 a 0 para a Caldense.

Muita vontade de ficar com a bola.

A equipe de Poços de Caldas, que mostrou um bom futebol, se isolou na liderança do grupo, com 6 pontos. A Aparecidense recebeu a companhia do Rio Branco capixaba na segunda colocação, ambos con três pontos, uma vez que o alvinegro venceu o Comercial de Campo Grande por 2 a 1. O time de Aparecida de Goiânia ficou devendo um pouco, e precisa mostrar, nas próximas rodadas, um pouco da garra que o levou à final do Campeonato Goiano e à grande vitória da estreia.

Fim de jogo, hora de jantar e descansar, preparando a viagem de volta no dia seguinte.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Em jogo de poucas chances, Gama e Botafogo-SP empatam

O futebol profissional no Distrito Federal volta à ativa depois da longa paralisação que sucedeu a final do campeonato. E já voltou com confusão. O jogo entre Gama e Botafogo de Ribeirão Preto estava marcado para o Bezerrão, e a venda de ingressos já havia, inclusive, iniciado. Mas, dez dias antes do jogo, o local foi alterado para o Mané Garrincha, devido à falta de laudos do estádio do Gama. A mudança gerou revolta na torcida, mas nada mais podia ser feito, e o jogo ficou mesmo para o estádio do Plano Piloto. Em campo, duas equipes que fizeram bons Estaduais. O alviverde, há poucos meses, saiu de uma fila que já durava 12 anos e levantou a taça de campeão candango. A Pantera, por sua vez, fez uma boa campanha no Paulista, sendo eliminado nas quartas de final pelo bom time do Palmeiras. Eu já tive o prazer de ver esse confronto pelas Séries A e B do Brasileiro. Hoje a realidade é mais modesta, e ambos disputam a Série D, buscando reviver aqueles dias de glória.

Placar do Mané Garrincha anes do jogo.

Antes do jogo, ainda consegui fotografar as equipes posadas. Seguem as fotos:

Botafogo FC - Ribeirão Preto

SE Gama - Brasília

Quando a bola rolou, o jogo era movimentado, mas as ações se concentravam no meio de campo, e as equipes pouco criavam. O Gama, já aos 25 minutos, perdeu Luan, por contusão. Em seu lugar entrou Alekito.

Jogador gamense protege a bola.

O primeiro tempo seguiu nessa toada até o final. No entanto, o destaque negativo dessa etapa foi mais uma briga entre torcedores. Dentro de campo, as redes não balançaram por toda a primeira etapa.

Disputa de bola perto da lateral.

Na segunda etapa, o Botafogo dominou durante os primeiros minutos. Depois, o jogo voltou a ficar concentrado no meio de campo, e ficou mais truncado. E, de fato, pouca coisa de interessante aconteceu até o apito final. E o jogo terminou mesmo empatado sem gols.

Jogador do Gama vai para cima.

Com o empate, cada uma das equipes soma um ponto no Grupo A6 da Série D. O Crac, que derrotou o Villa Nova, lidera, enquanto o Duque de Caxias ainda não estreou. No que diz respeito às duas equipes, ambas terão que jogar mais futebol se aspirarem a algo maior na competição. Lamentável também a briga entre as torcidas, que aconteceu na metade do primeiro tempo. Infelizmente, em pleno século XXI ainda temos que conviver com isso.

Fim de jogo, hora de tomar o caminho de casa, e descansar para a semana que estava por vir.