domingo, 4 de dezembro de 2011

Atlético Goianiense goleia e se garante na Sulamericana

Você já sonhou em ver uma partida da última rodada do Brasileirão no estádio, sem se preocupar com filas para ingressos,sem empurra-empurra, aglomerações e tudo mais? Pois nós fizemos isso no último domingo. Enquanto o Brasil inteiro estava de olho na rodada de clássicos que fechava o Brasileirão, eu aproveitei a minha passagem pela bela capital goiana no último fim de semana - depois de curtir a galera do Improvável na sexta-feira e no sábado - para ir ao Serra Dourada, e ver o jogo entre Atlético Goianiense e América Mineiro, também pelo Brasileirão. Embora esse fosse o jogo que menos chamava a atenção na rodada, não era um mero cumprimento de tabela: o Dragão ainda não se encontrava 100 por cento garantido na Copa Sulamericana, e precisava de um empate para alcançar a vaga inédita. Para os mineiros o jogo valia pouco, já que o time já estava rebaixado por antecipação. Mas o time buscava ao menos confirmar a reação no segundo turno, após fazer uma péssima campanha na primeira metade da competição. E, como já diz o lema deste blog, todo jogo é importante. E foi sobretudo isso que me motivou a ir ao Serra Dourada na tarde de domingo.

Como esperado, a chegada ao Serra Dourada foi tranquila, com poucos torcedores dispostos a pagar ingresso para ver a partida. Eu já tinha garantido meu ingresso na sexta-feira, mas, se tivesse deixado para o dia da partida, conseguiria comprar tranquilamente. Dessa forma, fui me acomodar nas confortáveis arquibancadas do Serra Dourada. Aí foi só esperar o jogo começar.

Principal interessado no resultado, o Dragão começou melhor, e logo no primeiro lance já perdeu uma boa chance. O Coelho, desmotivado e com um time misto, pouca resistência oferecia.

Chegada do Atlético Goianiense, no início do jogo.

E o gol demorou 12 minutos para sair. Felipe, cara a cara com o goleiro, chutou forte para abrir a contagem. Dragão 1 a 0.

Comemoração do primeiro gol do Dragão.

O segundo gol demorou apenas quatro minutos. O goleiro-artilheiro Márcio cobrou falta com perfeição e aumentou para o Dragão. Dois a zero.

O goleiro Márcio comemora seu golaço de falta.

O Atlético, em vantagem, continuou melhor, e criava as melhores chances, ainda que en um ritmo mais lento. O time mineiro chegava esporadicamente, e não levava perigo.

E o Dragão chegou ao terceiro gol aos 39 minutos. Gílson acertou uma bela cabeçada após cobrança de falta, marcando 3 a 0 para o Dragão contra o Coelho.

Flash do primeiro tempo.

O time rubro-negro ainda criaria algumas boas oportunidades antes do intervalo. Mas os dois times foram para os vestiários com a vantagem do Dragão por 3 a 0.

No segundo tempo, o Atlético puxou o freio de mão, e permitiu ao América crescer no jogo. Aos 12 minutos, Tiago Carleto, em cobrança de falta, diminuiu a diferença para 3 a 1, assustando a torcida presente.

Já na segunda etapa, o Dragão tenta. Essa foto ficou longe porque eu fui para um local coberto, para me esconder da chuva que chegava.

O jogo ficou morno pelos minutos seguintes, e o América até teve chances de fazer o segundo e pôr fogo no jogo. Mas, aos 26 minutos, Anaílson fez um belo gol de cobertura, aumentando para 4 a 1 a vantagem atleticana. O jogador, ídolo da torcida, e que está se despedindo do clube, foi homenageado aos gritos de "Fica, Anaílson".

Aos 40 minutos, Paulo Henrique fez o quinto gol atleticano, fechando a conta. Daí foi só esperar o tempo passar. Com o placar definido, o árbitro encerrou a partida aos 45, sem acréscimos. Final, Atlético Goianiense 5x1 América Mineiro.

A nossa tradicional panorâmica do Serra Dourada.

O Atlético Goianiense, com esse resultado, garantiu presença na Copa Sulamericana de 2012. Ainda terá uma fase nacional pela frente, onde provavelmente duelará contra o Figueirense. Mas, se passar, teremos jogos internacionais na capital goiana na próxima temporada. Destaque positivo para o público: apesar de o jogo valer pouco, 5.787 torcedores (incluindo este que vos fala) pagaram ingresso para ver o último jogo do Dragão na temporada. A promoção de ingressos a 4 reais, com meia-entrada a quem doasse um quilo de alimento, certamente colaborou para esse número.

Placar final.

Encerrada a partida, e encerrado o Campeonato Brasileiro de 2011, peguei a estrada e retornei a Brasília. A semana estava por começar.

Nenhum comentário: