sábado, 11 de maio de 2013

Brasiliense sai na frente do Brasília na decisão do Candangão

E, finalmente, chegou a hora da decisão. Brasília, campeão do 1º turno, e Brasiliense, campeão do 2º turno, entraram em campo no último sábado para a primeira partida da decisão do Candangão de 2013. A campanha dos dois times até aqui dava ao Brasiliense a vantagem de jogar por uma igualdade no resultado agregado para ficar com o oitavo título da sua história. O Brasília precisaria da vantagem na soma do placar das duas partidas para recuperar a taça que não é sua desde 1987. Era uma decisão sem favoritos, em que as duas equipes haviam chegado com méritos, e restava esperar pelo que as partidas decisivas reservavam.

As duas equipes começaram o jogo de forma cautelosa, e arriscando pouco. Por vezes, as equipes aproveitavam alguma distração da defesa adversária, e criavam alguma chance de balançar as redes. O Jacaré tinha um ligeiro domínio da partida, e o Colorado, ainda que não tenha reencontrado o bom futebol do primeiro turno, apresentou significativa melhora em relação às fracas atuações do returno.

Ataque do Brasiliense, com a marcação da defesa do Brasília.

Não foi uma surpresa a falta de gols na etapa inicial. O Brasília ainda teve uma grande chance no último lance da primeira etapa, quando Paulinho, de longe, acertou a trave. E o primeiro tempo terminou mesmo com as equipes empatadas sem gols.

Brasília chega, mas a defesa do Brasiliense já controla a situação.

Na segunda etapa, as duas equipes ousaram mais. Tanto o Brasília quanto o Brasiliense buscaram o ataque, e criaram algumas chances de gol. O Jacaré levava mais perigo, uma vez que a marcação da defesa colorada com frequência falhava, deixando o caminho livre para os atacantes do Brasiliense.

Ataque do Brasiliense no segundo tempo.

E foi justamente em uma dessas desatenções da defesa do Brasília que o Jacaré abriu a conta. Aos 23 minutos, Elivelto cruzou para Baiano, sem marcação, cabecear e marcar o gol do Brasiliense.

Com a vantagem, o Brasiliense diminuiu o ritmo, e o Brasília, ao contrário, foi ao ataque. Mas a forte marcação da defesa do Brasiliense manteve o perigo longe da meta. Luquinhas chegou a ter a chance de empatar o jogo, mas, cara a cara com Welder, chutou fraco, para fácil defesa do arqueiro do Brasiliense.

E foi só isso mesmo. O Brasiliense venceu o Brasília por 1 a 0, e deu um grande passo para ficar com a taça. Na final da próxima semana, no Mané Garrincha, o Brasiliense pode até perder por um gol de diferença que ficará com a taça pela oitava vez, igualando-se ao próprio Brasília. O Colorado só quebrará o jejum que já dura 26 anos se vencer por dois gols de diferença. A uma semana do grande jogo, a expectativa já é grande.

Encerrada a partida, era chegada a hora de voltar para casa, e partir para o merecido descanso.

Nenhum comentário: