quinta-feira, 12 de março de 2015

Férias forçadas

O amigo leitor deve ter notado que há um bom tempo eu não posto nada aqui no Campo de Terra, e que as coberturas vêm rareando este ano. Deixo claro, desde já, que não encerrei as atividades do blog e que essa interrupção não tem sido motivada por uma falta de vontade da minha parte de postar aqui, nem nada do tipo. O leitor mais atento já deve imaginar o que está acontecendo; no entanto, uma explicação se faz necessária.

É sabido que o quadriênio 2011-2014 foi de total descaso com os estádios de futebol do Distrito Federal. Enquanto não faltava empenho em construir um estádio de bilhões de reais para uma competição que duraria apenas um mês, os demais estádios do Distrito Federal eram abandonados por quem os administra - no caso, o governo local. Nem precisaria gastar muito, um investimento de apenas 1% do que se gastou com o Mané Garrincha deixaria todos os estádios em boas condições. Mas isso não aconteceu.

O resultado é que, um a um, os estádios iam chegando a um ponto em que não podiam mais receber jogos. E o ápice dessa situação toda veio durante o campeonato da Segundona local do ano passado e, agora, no Candangão deste ano. A maioria dos jogos vêm sendo realizados com portões fechados. E, em meio a promessas, especulações, boatos e tantas outras coisas, ninguém resolve o problema. O resultado é que há pouquíssimos jogos para serem vistos, e assim as coberturas começaram a rarear. E eu fico curioso para entrar nos estádios quando estes forem finalmente liberados, para saber que grandes obras foram realizadas para a liberação.

O torcedor dos clubes locais, que quer apoiar, prestigiar, ajudar o futebol candango a ser mais forte, fica refém de toda essa situação, sem nenhuma explicação. E o futebol de Brasília - e, por extensão, o futebol brasileiro - é morto lentamente. Dói ainda mais ver que, no meio de toda essa situação, os cartolas já se movimentam para trazer jogos dos chamados grandes clubes para o Mané Garrincha, enquanto os clubes locais continuam abandonados.

Voltarei a um estádio assim que possível - perderei o clássico entre Gama e Brasiliense por compromissos pessoais, mas espero poder trazer novas coberturas em breve. E, se possível, viajarei para acompanhar partidas fora do Distrito Federal. Enquanto espero que essa situação se resolva de vez.

Até breve.

Nenhum comentário: