sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Retrospectiva - Parte 1

É chegada a hora da nossa tradicional retrospectiva de fim de ano. Na atual temporada, foram 32 coberturas, que serão divididas em quatro partes, cada uma com oito jogos. Tivemos várias partidas sensacionais em 2016, e vale a pena relembrá-las.

1
16/01/2016 - Jogo nº 771 - Antônio Accioly - Goiânia - Amistoso
Para começar bem o ano, fui a um estádio que eu ainda não conhecia: o Antônio Accioly. A bem da verdade, a cancha do Atlético Goianiense estava fechada havia um bom tempo, e um dos objetivos desse amistoso contra o Gama era arrecadar fundos para reformá-lo. No primeiro tempo, o Dragão escalou os reservas, e o jogo foi equilibrado. Inclusive, o Gama saiu na frente, aos 18 minutos, com Raone. Logo em seguida, Alisson desperdiçou um pênalti para o Dragão. Aos 38 minutos, Élton empatou para o Dragão e deu números finais à primeira etapa. Na volta dos vestiários, o Atlético veio com seu time principal, e dominou as ações. Magno Cruz e Júnior Viçosa, este de pênalti, fecharam a conta. Quanto à reforma do estádio, acabou não saindo do papel. Uma semana depois, o Dragão recebeu o Luziânia no mesmo local com portões fechados, e desde então não houve mais jogos no Antônio Accioly.

2
31/01/2016 - Jogo nº 772 - Bezerrão - Brasília - Campeonato Brasiliense
Depois de muita espera, enfim a bola rolou oficialmente. O Planaltina de Goiás, estreante na primeira divisão candanga, teve pela frente ninguém menos que o então campeão Gama. E coube ao time goiano abrir os trabalhos: aos 41 minutos, Pedro Henrique marcou 1 a 0 para os visitantes, placar final do primeiro tempo. O Gama voltou melhor na segunda etapa, e conseguiu a virada. Grampola aos 17, Dodô aos 34 e Fábio Gama aos 41 deram números finais ao jogo. Estava aberta a temporada de jogos oficiais do Campo de Terra.

3
06/02/2016 - Jogo nº 773 - Augustinho Lima - Brasília - Campeonato Brasiliense
Apenas uma semana depois, voltei a ver o Planaltina de Goiás. Como tanto o Estádio Municipal quanto o Adonir Guimarães estavam interditados, o time mandou no Estádio Augustinho Lima seu jogo justamente contra o time que sempre joga ali, o Sobradinho. Era o primeiro da série de três jogos que vi durante o Carnaval. Aos 11 minutos, Edicarlos fez 1 a 0 para o Sobradinho. Também aos 11 minutos, só que do segundo tempo, o Leão da Serra marcou o segundo, com Dadinho. E ficou nisso mesmo.

4
07/02/2016 - Jogo nº 774 - Bezerrão - Brasília - Campeonato Brasiliense
No segundo jogo do "Carnaval do Campo de Terra", fui ao Bezerrão para ver o embate entre Cruzeiro e Brasiliense. Foi minha única partida do Jacaré vista no estádio em 2016. O jogo foi fraco, e um solitário gol de Matheuzinho no início do segundo tempo definiu a parada. Os jogadores do Cruzeiro reclamaram muito de um gol anulado de Thiago Silva, pouco depois do gol do Jacaré. Mas não adiantou, e o time amarelo saiu com os três pontos.

5
10/02/2016 - Jogo nº 775 - Jonas Duarte - Anápolis - Campeonato Goiano
Finalmente, a série de Carnaval foi fechada na quarta-feira de cinzas, em Anápolis. O Trindade fez o placar no segundo tempo. Galeno, duas vezes, e Yuri, definiram a vitória do TAC, em pleno Jonas Duarte. Quis o destino que as duas equipes terminassem o campeonato rebaixadas.

6
14/12/2016 - Jogo nº 777 - Serra do Lago - Luziânia - Campeonato Brasiliense
Com os estádios do Distrito Federal sem condições de jogo, Brasília e Santa Maria tiveram que ir a Luziânia para se enfrentarem. No jogo, o Brasília dominava, mas foi o Santa Maria que marcou primeiro. Maicon, aos 39, colocou os "visitantes" na frente. Porêm, apenas três minutos depois, Giba cobrou pênalti para empatar novamente o jogo. No segundo tempo, o Colorado dominava, mas não conseguia levar perigo. E as redes não balançaram mais.

7
18/02/2016 - Jogo nº 778 - Mané Garrincha - Brasília - Copa Verde
O Campo de Terra sempre prestigiou a Copa Verde. E o Brasília, campeão em 2014, recebeu o Vila Nova, primeiro clube filiado à Federação Goiana a disputar a competição. O Tigre goiano veio disposto a ratificar seu favoritismo, e soube aproveitar brechas na defesa do Brasília para marcar 1 a 0, com Diego Cardoso, aos 35 minutos. As coisas pareciam perfeitas para o Vila quando Baiano foi expulso nos primeiros minutos da segunda etapa. Mas, para surpresa geral, o Brasília chegou ao empate. Michel Platini, aos 41 minutos, marcou o gol do Colorado. Mas, na volta, o Tigre venceu pela contagem mínima, e acabou com o sonho do Brasília.

8
27/02/2016 - Jogo nº 781 - Canindé - São Paulo - Campeonato Paulista - Série A2
Primeira cobertura em solo paulista em 2016. A Portuguesa sonhava em deixar a Série A2 paulista, e recebia o Monte Azul, primeiro time novo da minha lista em 2016, que fazia péssima campanha e só queria permanecer nessa série. Porém, para surpresa geral, Diogo abriu o placar para a equipe interiorana já aos 4 minutos de jogo. A Lusa jogou melhor depois disso, mas só chegou ao gol aos dois minutos da etapa final, com Rodrigo, do Monte Azul, jogando contra o patrimônio. Mesmo com a expulsão de Vinícius, do Monte Azul, logo após o gol, a Lusa não conseguiu fazer mais nada. No final, um empate que complicou muito os projetos da equipe da casa.

Nenhum comentário: