sexta-feira, 5 de maio de 2017

Ceilândia e Brasiliense empatam na primeira partida da decisão

Desde janeiro as principais equipes do Distrito Federal e Entorno vêm brigando pelo título de Campeão Brasiliense de 2017, e é chegada a hora da decisão. No último sábado, Ceilândia e Brasiliense, os dois finalistas, fizeram, no Mané Garrincha, a primeira partida na busca pelo título. Sem vantagens para ninguém. O campeão seria o vencedor do "jogo de 180 minutos", a equipe que marcasse mais gols nas duas partidas. Em caso de dois empates ou uma vitória de cada time pela mesma diferença, pênaltis. Em campo, de um lado, o Ceilândia, que levantou a taça em 2010 e 2012, e tem sempre feito boas campanhas. Do outro lado, o Brasiliense, dono de oito taças locais, e que chegou a disputar a primeira divisão nacional em 2005, e, depois disso, foi caindo ano a ano, a ponto de não estar classificado para nenhuma divisão nacional em 2017, mas agora começa a dar sinais de que quer ressurgir. Essa foi a oitava vez que vi esse confronto ao vivo. Nas anteriores, quatro vitórias do Jacaré e três empates. O Ceilândia nunca venceu comigo no estádio, embora, em 2010, um empate na segunda partida decisiva, com a minha presença, deu o título ao Gato Preto.
Equipes perfiladas para a execução do Hino Nacional.
O Ceilândia, melhor time da primeira fase, começou a primeira etapa dominando as ações, e criou duas boas chances de marcar logo nos primeiros minutos. A pressão do Gato Preto deu resultado aos oito minutos: após um contra-ataque, Michel Platini abriu a contagem para o Ceilândia, para festa da torcida presente.
Jogador do Brasiliense, com a bola, recebe marcação.
O Ceilândia continuou dominando e criando boas chances. Logo após o gol, Filipe Cirne avançou e passou para Emerson Martins, que chutou nas mãos do goleiro. Aos 13, falta para o Ceilândia. Filipe Cirne cobrou e a bola passou perto. Aos 15, Romarinho avançou e entrou na área cara a cara com Andrey, mas chutou em cima do goleiro do Jacaré.
Agora, quem tem a bola é o Ceilândia.
O Brasiliense parecia, até então, acuado, e somente observava o Ceilândia criar chances. Aos 20 minutos, o Jacaré chegou pela primeira vez. Dudu Lopes perdeu a bola para Marcio Diogo, que avançou e passou para Reinaldo, e este chutou de fora da área, para defesa de Artur. Após esse lance, o Brasiliense melhorou e passou a criar algumas chances para marcar.
Mais uma vez, Ceilândia com a bola.
O Brasiliense ainda teve uma chance aos 28 minutos, quando a bola foi enfiada para Peninha, que avançou e caiu dentro da área. Ele pediu pênalti, mas o árbitro mandou seguir. E, aos 31 minutos, novamente o Jacaré chegou: Aldo passou atrás para Wallace, que viu Patrick chegando pela direita e fez o passe. Patrick, então, chutou, mas errou a finalização.
Brasiliense tenta avançar.
O gol do Brasiliense estava maduro. E acabou saindo aos 34 minutos. Aldo dividiu com o goleiro e a bola sobrou para Reinaldo, que apenas tocou para o gol vazio e empatou a partida.
Ceilândia no ataque.
O Brasiliense pressionava em busca da virada. Teve uma ótima chance aos 37 minutos, em cobrança de falta de fora da área. Souza cobrou bem, e a bola foi para fora, por pouco. E o primeiro tempo terminou mesmo com as equipes empatadas em um gol.
O jogo começou devagar na segunda etapa, em nada lembrando o primeiro tempo movimentado. Nenhuma das duas equipes tinha um domínio claro da partida, e as chances de gol eram raras. Somente aos 19 minutos veio a primeira boa chance do segundo tempo, para o Ceilândia. Romarinho chegou pela esquerda e chutou nas mãos de Andrey.
Jogador do Ceilândia tenta sair de adversário.
Falta para o Ceilândia: a bola passa longe.
Depois disso, o jogo ficou mais animado. Aos 26 minutos, chance para o Brasiliense. Após cobrança de falta, Aldo, mesmo caído, tentou o gol, mas pegou mal na bola. Mas, um minuto depois, o Brasiliense virou. Aldo entrou livre na área, driblou Artur e apenas tocou para o gol vazio. Brasiliense 2 a 1.
Brasiliense com a bola.
O Brasiliense chegou novamente aos 30 minutos, quando Luquinhas pegou a sobra dentro da área, mas chutou em cima do goleiro. No entanto, dez minutos depois, quem chegou ao gol foi o Ceilândia. A bola foi lançada na área para Badhuga, que dominou de mau jeito, mas conseguiu finalizar, e empatou a partida. Depois disso, as duas equipes pareciam contentes com o resultado, e pouco produziram após o apito final. E o jogo terminou mesmo empatado em 2 a 2.
Escanteio para o Ceilândia.
Assim, a decisão fica para a partida final, no próximo sábado, novamente no Mané Garrincha. Quem vencer leva a taça. Se houver novo empate, a decisão será nos pênaltis. Esperamos todos que o jogo seja tão bom quanto esse primeiro jogo.
Encerrada a partida, hora de voltar para casa, jantar e descansar. O feriado prolongado, ainda que não tivesse mais futebol ao vivo, estava apenas começando.

Nenhum comentário: