terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Almanaque - Parte 2

Jogo: Gama 1x0 Bahia (27/09/2008)

Com o futebol parado na Pátria Amada, vou aproveitar esses últimos dias de 2008 para relembrar alguns jogos que certamente estariam neste blog se eu já o tivesse criado na época em que tais jogos aconteceram. E, como fechei o blog com o confronto entre Gama e Bahia, vou voltar dez anos no tempo, numa bela tarde de domingo no Bezerrão - o antigo, que não tinha assentos nas arquibancadas nem pétalas de arquibancadas, mas via um Gama forte, que não encontrava adversários no DF e começava a expandir suas vitórias para além do Quadrilátero de Cruls.

Naquela tarde, a população do Gama já havia percebido que o time da cidade tinha reais condições de conseguir o acesso à Primeira Divisão. Mas, como o Gama havia começado mal o campeonato, a vitória nesse jogo era fundamental para o Gamão se classificar para a segunda fase. E, com uma promoção de ingressos, não havia mais um espaço sequer nas arquibancadas do Bezerrão - ao contrário do último jogo entre as duas equipes, testemunhado por 83 pessoas.

Sentei do lado das cabines, onde hoje em dia fica a "pétala", e esperei o jogo começar. Com a bola rolando, o Gama lutou o tempo inteiro. Mas o Bahia também precisava vencer para manter suas chances de classificação, e não se entregou facilmente. O jogo foi muito brigado, e até tenso em alguns momentos.

As duas equipes foram para o vestiário sem abrir a contagem. Nas arquibancadas, a torcida fazia a "ola", coisa poucas vezes vista anteriormente naquele estádio. Era um espetáculo à parte.

O segundo tempo também foi tenso. E o jogo parecia se encaminhar a um empate, quando, já no finalzinho, o Gama fez o gol que garantiu a vitória. 1 a 0, e a classificação praticamente assegurada. Poucos meses depois, o Gama garantiria seu acesso à Série A. Infelizmente, desde então, o clube só caiu, e as falsas promessas predominaram.

Nenhum comentário: