sábado, 13 de outubro de 2012

Em partida fraquíssima, Brasiliense supera Tupi

Depois de quase duas semanas longe dos estádios, o sábado me reservou um duelo de vida ou morte no Estádio Serejão, entre Brasiliense e Tupi. As duas equipes vivem um momento difícil: a equipe de Juiz de Fora, que subiu da Série D no ano passado, ocupa o último lugar do grupo, com 14 pontos, enquanto o Jacaré, embora fora da zona da degola, está em sétimo lugar, com apenas três pontos a mais que o Galo Carijó. Muito pouco para quem estava na Primeira Divisão há poucos anos. De toda forma, nenhum dos dois times ia querer perder esse jogo. Para ver quem ia dar um importante passo na luta contra o descenso, fui ao Serejão, para o meu 168º jogo no estádio. E eis o que aconteceu.

Logo no começo, deu para ver que o jogo, ainda atrapalhado pela chuva que caía, seria um reflexo da situação que vivem as equipes. O que se viu foi uma partida fraquíssima, com as duas equipes cometendo erros infantis, criando poucas chances de gol e desperdiçando de forma incrível essas chances.

Brasiliense tem a posse de bola.

Somente aos 23 minutos as redes balançaram. Frontini cabeceou fraco, mas tirou do goleiro do Tupi, marcando Brasiliense 1 a 0.

Equipe mineira tenta se defender.

O Jacaré passou a atacar mais depois do gol, mas a cara do jogo pouco mudou. As duas equipes continuaram errando muito e criando pouco. A disposição do time da casa durou pouco, e logo em seguida a equipe da Zona da Mata passou a dominar as ações. Mas nada suficiente para mudar um primeiro tempo horrível, que terminou mesmo com a vantagem mínima para os donos da casa.

No segundo tempo, a chuva voltou ainda mais forte, e nada indicava que a cara do jogo mudaria. O festival de erros continuava, e o jogo era fraco. Aos seis minutos, porém, Andrade arriscou de longe e a bola achou o caminho do gol. Jacaré 2 a 0.

Segundo tempo. E a chuva castiga...

Depois do gol, o jogo até esquentou no que diz respeito à disposição das equipes, mas as limitações técnicas eram evidentes, e o campo encharcado complicava mais ainda a situação. Aos 28 minutos o Tupi diminuiu. Sílvio acertou uma boa cabeçada, e colocou o placar em 2 a 1 para o Brasiliense.

Tupi busca seu gol.

Após o gol, o time de Juiz de Fora foi para cima, e a maior parte dos minutos finais foi jogada no campo de defesa do Jacaré. Mas o time não encontrava forças para criar grandes chances de gol, e o nível da partida continuava o mesmo. E, após três minutos de acréscimo, a arbitragem resolveu encerrar o show de horrores, com a vitória do Brasiliense por 2 a 1 sobre o Tupi.

Mesmo faltando apenas duas rodadas para o encerramento da primeira fase, o Brasiliense está numa situação curiosa: com 20 pontos, está separado pelos mesmos três pontos da zona de classificação para a segunda fase e da zona de rebaixamento. Mas, se tiver alguma aspiração na competição, precisa mostrar um futebol muito melhor do que o mostrado na tarde de hoje. O Tupi, por sua vez, segue na lanterna do grupo, e tem uma diferença de cinco pontos para o Madureira, primeiro time fora da zona. Em suma, o time da Zona da Mata depende de um milagre para permanecer na Série C. Situação triste para um time que representa uma das mais importantes cidades mineiras, e que sonhou grande ao conquistar, ainda no ano passado, o acesso à Série C.

Fim de jogo, e, com a trégua dada pela chuva, consegui caminhar para a estação de metrô e chegar em casa sem maiores problemas. Esperando para fazer a próxima cobertura.

Nenhum comentário: