quarta-feira, 19 de junho de 2013

Brasil abre a Copa das Confederações vencendo Japão

Depois de muita espera, chegou a hora de a bola rolar para a Copa das Confederações. Houve muitos problemas, e, na verdade, ainda há muita coisa a se resolver, tanto dentro do futebol quanto fora dele. Mas, de toda forma, Brasil e Japão fizeram a partida inaugural da competição, no novo Mané Garrincha, em Brasília. Para não ter problemas, cheguei bem cedo ao estádio e, à uma da tarde, já ocupava o meu assento no estádio, onde tive a companhia dos meus pais. Primeiramente, assisti à cerimônia de abertura, que, confesso, achei bastante decepcionante, em diversos aspectos. Mas, por outro lado, considero que o futebol é o lado mais importante do evento, e era o motivo de eu estar lá. Além de tudo, o Japão se tornava a 7ª seleção nacional da minha lista, e esse foi meu 499º jogo visto na Capital Federal.

Bom, vamos ao jogo. Não deu tempo nem de as duas equipes começarem a se estudar. Na terceira volta do ponteiro, Neymar acertou um belo chute, indefensável para o goleiro Kawashima. Brasil 1 a 0. A vantagem logo no início deu a sensação de que o Brasil chegaria à vitória sem grandes dificuldades.

Mas não foi bem isso que aconteceu. Com a vantagem, o Brasil diminuiu o ímpeto ofensivo, e a seleção japonesa se aproveitou disso para tentar o gol. E os nipônicos tiveram algumas boas chances de chegar ao empate.

Brasil no ataque, no primeiro tempo.

Somente nos minutos finais o Brasil apertou um pouco mais, e criou algumas chances. Mas a vantagem mínima para o Brasil foi o resultado final do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, o Brasil continuou atacando, e, novamente aos três minutos, chegou ao segundo gol. Paulinho, contando com a falha do goleiro japonês, aumentou a vantagem do Brasil para 2 a 0.

Flash da segunda etapa

O restante do segundo tempo foi absolutamente morno. O Brasil, satisfeito com o resultado, se limitava a esperar o tempo passar, e o Japão não encontrava forças para reagir. E a narração do jogo só não termina aqui porque, já no apagar das luzes, Jô puxou um contra-ataque para marcar o terceiro gol do Brasil, e fechar a conta. Final, Brasil 3 x 0 Japão.

O Brasil conseguiu uma importante vitória. Não chegou a ser uma partida excepcional da seleção brasileira, mas o time soube se impor sem maiores sustos. O Japão foi um adversário perigoso no primeiro tempo. Depois, com o segundo gol do Brasil, se entregou. No geral, o público saiu satisfeito com o jogo.

Encerrada a partida, era hora de descansar, e me preparar para viajar no domingo. Viajar para preparar a próxima cobertura.

Nenhum comentário: