terça-feira, 4 de junho de 2013

Na reabertura do Maracanã, Brasil e Inglaterra ficam no empate

Com a proximidade da Copa das Confederações, vai se tornando raridade um confronto de clubes. Nessa época, as atenções estão voltadas para as seleções nacionais. Oito delas estarão no Brasil nos próximos dias para a disputa da competição, e outras têm visitado o nosso País para realizar amistosos. E foi nesse contexto que Brasil e Inglaterra reabriram o Maracanã no último sábado. As duas seleções já se enfrentaram várias vezes em partidas que marcaram história - inclusive, das cinco Copas que o Brasil já venceu, em quatro delas o Brasil teve o English Team pela frente. No Maracanã, as duas seleções já fizeram partidas memoráveis, com destaque para a vitória brasileira por 2 a 0 em 1959, com grande atuação de Julinho Botelho, vaiado antes do início da partida por uma torcida que queria ver Garrincha em seu lugar. Essa partida também seria marcante, até pelo fato de ter reaberto o Maracanã. E eu fui lá, acompanhar esse grande momento - e, de quebra, acrescentar a seleção inglesa à minha lista de seleções vistas in loco: foi a quinta da lista.

Vista do novo Maracanã.

O primeiro tempo foi um verdadeiro monólogo canarinho. O Brasil criou inúmeras chances de abrir a contagem, algumas delas muito perigosas.

Brasil tem a bola, mas ingleses marcam.

Os ingleses praticamente não conseguiam jogar. As raras chances inglesas vinham de contra-ataques, que acabavam desperdiçados devido ao individualismo dos atacantes da equipe visitante, que por vezes preferiam tentar o drible a passar a bola. Somente no final da primeira etapa os ingleses esboçaram uma reação, mas sem conseguir produzir grande perigo.

Ainda o Brasil no meio de campo.

E, assim, o primeiro tempo terminou mesmo sem abertura de contagem, mas dando a impressão de que, no segundo tempo, a seleção da casa liquidaria facilmente a fatura.

Mas não foi bem isso que aconteceu. Os ingleses, confirmando a reação do final do primeiro tempo, se reencontraram, e o jogo ficou bom, como se esperaria em um jogo entre duas grandes seleções, como são Brasil e Inglaterra. As chances começaram a aparecer de ambos os lados.

Seleção inglesa tenta puxar o ataque.

E o Brasil acabou marcando o primeiro gol da partida. Aos 11 minutos, após chute de Hernanes que carimbou o travessão, Fred pegou o rebote e abriu os trabalhos, marcando o primeiro gol do Maracanã após a reforma: Brasil 1 a 0.

Chance para a Inglaterra.

Mas o jogo certamente não estava tranquilo, e a seleção inglesa iria buscar a reação. E assim foi: aos 21 minutos, Chamberlain chutou de fora da área e acertou o canto de Júlio César, igualando a contagem. Doze minutos depois, Rooney marcou um golaço e colocou os ingleses na frente.

Um jogo desses ainda prometia muito. E o Brasil respondeu logo em seguida, com um golaço de Paulinho, de voleio. Com muito jogo pela frente, as duas equipes ainda buscaram a vitória. Mas o placar ficou no 2 a 2.

Já no final, chance para o Brasil.

Uma partida que valeu a pena especialmente pelo segundo tempo. O primeiro tempo poderia ter sido melhor se a bola tivesse balançado as redes pelo menos uma vez. Mas o jogo agradou aos expectadores. Devo dizer que gostei do novo Maracanã. Embora venha ouvindo críticas ao estádio, que teria "perdido sua alma", devo destacar que o novo estádio em uma visibilidade muito melhor que o antigo. E confesso que não vi os problemas estruturais que quase impediram a realização da partida. Tirando algumas pequenas poças d'água, tudo parecia em boas condições. De toda forma, não tive conhecimento de nenhum problema grave no estádio e em seus arredores no dia do jogo (se alguém tem conhecimento de alguma coisa, fique à vontade para comentar).

Fim de jogo, hora de voltar ao hotel, para o merecido descanso. E me preparar para voltar para Brasília no dia seguinte.

Nenhum comentário: