domingo, 14 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014 - Parte 3 (Pós-Copa)

A Copa do Mundo realizada no Brasil foi sensacional, e certamente deixará saudades. Mas a vida continua, e, após o Mundial, a bola continuou rolando pelos campos do Brasil. O Campo de Terra fez várias coberturas após o Mundial, e, entre essas coberturas, eu selecionei algumas que merecem destaque especial, para essa terceira e última parte da retrospectiva do ano. São as seguintes:

1. Luziânia 0x1 Tombense - Jogo 708 - 20/07/2014 - No primeiro jogo após a Copa do Mundo, eu rumei para a cidade goiana de Luziânia, onde os campeões candangos estrearam na Série D, diante do Tombense. Em um jogo fraco, a equipe de Tombos venceu com um gol no início da segunda etapa e deu início à campanha que o levaria ao título da competição e ao acesso.


2. Palmeiras 2x1 Fiorentina - Jogo 710 - 30/07/2014 - Um amistoso sensacional no Pacaembu. Palmeiras e Fiorentina se enfrentaram em uma noite de quarta-feira, pela Copa Euroamericana, torneio amistoso que tem como campeão um continente, e não um clube. O Palmeiras abriu uma boa vantagem no primeiro tempo, fazendo 2 a 0. No segundo tempo, o time da casa controlou o jogo, e, mesmo sofrendo um gol, não deixou a vitória escapar. O resultado colocou em 4x4 o placar continental. Mas a Fiorentina venceria o Universitario no último jogo, dando a taça à Europa.


3. Brasiliense 2x0 Etiópia - Jogo 713 - 20/08/2014 - Quando parecia que o fim da Copa do Mundo seria a última oportunidade de ver jogos de seleções no ano, surge a oportunidade de ver esse sensacional amistoso. O jogo foi fraco, com o Jacaré vencendo com dois gols no primeiro tempo, mas a chance de ver a genial seleção etíope in loco valeu o ingresso.


4. Goiás 1x0 Emelec - Jogo 718 - 15/10/2014 - Esse é o tipo de jogo que mais dá graça à Copa Sulamericana. O Goiás recebeu o sensacional Emelec, de Guayaquil. Depois de perder por 1 a 0 em solo equatoriano, o alviverde, jogando diante de um Serra Dourada lotado, se vingou com um gol no primeiro tempo. O resultado levou o jogo para os pênaltis, e o Emelec se classificou para a fase seguinte, eliminando o time goiano.


5. Brasiliense 2x1 Brasil de Pelotas - Jogo 719 - 19/10/2014 - Ver o rubro-negro de Pelotas ao vivo era um sonho antigo, e a oportunidade veio nesse confronto contra o Brasiliense, que valia vaga na Série C e nas semifinais da Série D. O Jacaré abriu 2 a 0, e o Brasil diminuiu no final do primeiro tempo. Na segunda etapa, o goleiro Eduardo Martini fez milagres, e garantiu o 2 a 1 que repetia o placar do primeiro jogo, levando a decisão para os pênaltis - a segunda decisão da marca da cal que eu via em uma semana. Mais uma vez, o goleiro da equipe pelotense brilhou, e o Brasil de Pelotas se classificou, garantindo-se na Terceirona em 2015.


6. Itaberaí 0x1 Umuarama - Jogo 720 - 08/11/2014 - Após quatro horas de estrada, e uma chuva torrencial na chegada, fui ao estádio de Itaberaí, que eu não conhecia, e aproveitei para pôr o time da casa na minha lista pessoal. O jogo valia uma vaga na final da Terceirona goiana, e por consequência uma vaga na Segundona. O Umuarama jogou melhor, e venceu por 1 a 0, mas não bastou: o Itaberaí havia vencido o primeiro jogo fora de casa pelo mesmo placar, e, por ter melhor campanha, fez a festa e se classificou.


7. Gama 3x2 Guiné Equatorial - Jogo 721 - 15/11/2014 - Para fechar o ano de visitas a estádios para partidas de futebol, um dos jogos mais sensacionais do ano, com a chance de ver mais uma seleção nacional ao vivo, a de Guiné Equatorial. Jogo bem disputado, em que o Gama abriu 2 a 0, levou o empate com um gol dos africanos em cada tempo, mas acabou vencendo com um gol de Baiano, reforço contratado junto ao rival Brasiliense. Quem esteve no Bezerrão viu uma bela festa e um belo jogo.


Com mais esses sete jogos, encerramos esta retrospectiva. Certamente cada jogo foi sensacional a seu modo, e pode haver discordâncias sobre que jogos mereceriam estar aqui. Optei por trazer os sete jogos da Copa que eu vi, e a mesma quantidade de jogos antes e depois do Mundial. Mas cada jogo deixou uma boa lembrança. Espero trazer mais coberturas de grandes partidas em 2015.

Nenhum comentário: