domingo, 1 de novembro de 2015

No Mané Garrincha, Legião vence o Dom Pedro II na despedida de ambos

A segunda divisão do Campeonato Brasiliense chegou a seu fim no último sábado. Depois de toda a confusão, e de dezenas de jogos sendo disputados com portões fechados, por falta de laudos (uma vergonha), a última rodada foi realizada com Atlético Taguatinga, Planaltina de Goiás e Paranoá brigando por duas vagas na elite. As três equipes jogariam à tarde, e eu tomei outro rumo: de manhã, fui ao Mané Garrincha para ver um confronto absurdamente perdido em um estádio que recebeu jogos da última Copa do Mundo. Legião e Dom Pedro II, adversários dessa manhã, mesmo tendo vencido na rodada anterior, chegaram à jornada final com 9 e 6 pontos, respectivamente, sem qualquer aspiração, a não ser de uma despedida honrosa. Essa foi a sétima vez que vi esse confronto. Nos encontros anteriores, foram três vitórias do Dom Pedro II, duas do Legião e um empate.

Material encontrado na área das cadeiras do Mané Garrincha: nem o estádio
da Copa escapou da desorganização.

O Legião criou as melhores chances nos primeiros minutos, chegando a mandar uma bola na trave. Depois, o jogo ficou mais equilibrado, com as equipes criando chances de gol de forma esporádica. Em uma dessas chances, o Legião abriu a contagem: aos 28 minutos, Brayan recebeu livre e chutou cruzado, para fazer 1 a 0 para o time da casa.

Jogador do Legião protege a bola.

Jogador do Dom Pedro II parte para cima.

Depois do gol, o Dom Pedro II passou a pressionar, em busca do empate. Porém, o Legião criou algumas chances, aproveitando os espaços deixados pelo time visitante. A disposição dos jogadores, no entanto, não foi suficiente para que acontecessem mais gols, e o placar do primeiro tempo foi mesmo de 1 a 0 para o Legião.

Disputa pela bola.

Jogador do Legião marcado por dois adversários.

O segundo tempo começou com as duas equipes criando boas chances para marcar. Mas essa fase durou pouco, e logo o jogo ficou concentrado no meio de campo, com as equipes tendo dificuldades para ir ao ataque.

Escanteio para o Dom Pedro II, que voltou de branco.

O Dom Pedro II até teve uma ou outra chance de empatar o jogo, mas, na maior parte da segunda etapa, quem mais trabalhou foi a maca. O jogo teve muitas paralisações e pouquíssimo tempo de bola rolando. E o placar final foi o mesmo do primeiro tempo: 1 a 0 para o Legião.

Mais uma disputa pela bola.

Apesar da disposição mostrada quando estava em desvantagem, o Dom Pedro II fechou o campeonato na última colocação, com os mesmos 6 pontos do Brazlândia, mas com uma vitória a menos. O Legião, com 12 pontos, encerrou a competição na 8ª colocação. Ambos viram a festa de Atlético Taguatinga e Planaltina de Goiás, que integrarão a elite candanga em 2016. Todas as críticas devem ser feitas à desorganização do campeonato e à falta de apoio, que obrigou grande parte dos jogos a serem realizados sem a presença de público. Um absurdo para um futebol que deseja crescer.

Fim de jogo, hora de retornar ao lar, para aproveitar um sábado que estava apenas começando.

Nenhum comentário: