terça-feira, 17 de julho de 2018

Projeto 60

Estou planejando em breve retomar as coberturas do blog. Mas, enquanto isso, deixo aqui uma matéria sobre a conclusão do Projeto 60. O projeto, como se sabe, consiste em ter na minha lista de times vistos em estádios todas as 60 equipes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. E este ano certamente eu tive o Projeto 60 mais difícil desde que eu comecei a fazê-lo. Isso porque eu nunca havia visto in loco nenhuma das quatro equipes que subiram da Série D do ano passado, e, para completar, eram equipes de locais de difícil acesso, distantes de aeroportos ou com voos escassos e caros: Juazeirense-BA, Operário-PR, Globo-RN e Atlético-AC. E não vi nenhum jogo dessas equipes durante os Estaduais, restando procurar jogos das mesmas em grandes centros durante a Série C.
Parte 1: Bragantino-SP 0x0 Operário-PR (02/06/2018, jogo 913).
A greve dos caminhoneiros quase atrapalhou a realização dessa etapa. Felizmente, o movimento se encerrou pouco antes da viagem, e assim pude ir à terra da linguiça para ver esse jogo. Com a bola rolando, o jogo foi truncado, com poucas chances para as duas equipes, e não surpreende que tenha terminado sem bolas na rede. É claro que, antes do jogo, aproveitei a oportunidade de saborear a famosa linguiça de Bragança, no restaurante ao lado do estádio.
Bragantino-SP 0x0 Operário-PR. Foto: Rafael Moreira (C. A. Bragantino), publicada no site Futebol Interior.
Parte 2: Confiança-SE 1x1 Juazeirense-BA (16/06/2018, jogo 917).
A Copa do Mundo já estava rolando, mas a Série C não parou durante o torneio mundial. Na véspera da estreia da seleção brasileira, meu destino foi Aracaju, para incluir a equipe de Juazeiro na minha lista pessoal. Dois gols no final do primeiro tempo definiram o placar no Batistão. E valeu muito a visita à bela capital sergipana.
Confiança-SE 1x1 Juazeirense-BA. Foto: João Áquila (Futebol Interior).
Parte 3: Náutico-PE 3x1 Atlético-AC (30/06/2018, jogo 918).
Além de cumprir a terceira e penúltima etapa do Projeto 60, nesse jogo eu conheci mais um estádio da Copa: a belíssima Arena Pernambuco. Depois de comprar meu ingresso com tranquilidade no aplicativo do Náutico, vi certamente a melhor partida das quatro a que assisti pelo Projeto. Pudera. Ambas as equipes fazem grandes campanhas. O Atlético Acreano saiu na frente aos 38 minutos do primeiro tempo, mas o Náutico reestabeleceu a igualdade antes do apito final da primeira etapa. Na volta do intervalo, o Timbu se impôs e garantiu uma boa vitória.
Náutico-PE 3x1 Atlético-AC. Foto: Ricardo Fernandes (Spia Photo), publicada no site de Cássio Zirpoli.
Parte 4: Santa Cruz-PE 1x1 Globo-RN (14/07/2018, jogo 920).
Confesso que tive algumas dificuldades nessa última etapa. Não consegui comprar meu ingresso pela Internet (aliás, o próprio site do Santa Cruz não fala nada sobre essa modalidade de venda de ingressos, somente no Twitter do clube existe essa informação), de modo que fui cedo ao Arruda para adquirir minha entrada - registre-se que havia expectativa de um grande público, pela boa fase que vive a Cobra Coral. O time da casa foi melhor, especialmente no segundo tempo. Na etapa final, aos 34 minutos, após muitas chances desperdiçadas, o Santa Cruz abriu os trabalhos. Mas foi duramente castigado no derradeiro lance da partida: após cobrança de falta, os potiguares chegaram ao empate. Com o apito final, estava completo o meu Projeto 60, e a minha lista de times vistos ao vivo conta com os 60 integrantes das Séries A, B e C (o Boa Esporte eu vi quando o time ainda se chamava Ituiutaba).
Santa Cruz-PE 1x1 Globo-RN. Foto: Super Esportes PE.
Complemento: Projeto 60 versão 2019.
Ao contrário do Projeto 60 de 2018, a sorte sorriu para mim na versão 2019 do projeto. Das oito equipes que chegaram às quartas-de-final da Série D deste ano, seis delas eu já havia visto in loco (São José-RS, Linense, Treze, Caxias, Ferroviário e Campinense). E quis o destino que as duas únicas equipes que eu não tinha na minha lista (Manaus e Imperatriz) se enfrentassem justamente nessa fase. Aí, foi pegar um avião para Manaus (ainda bem que eu tinha milhas, porque o preço estava nas alturas) e tomar o rumo do Estádio Ismael Benigno, mais conhecido como Colina, onde as duas equipes se enfrentaram (08/07/2018, jogo 919). Manaus e Imperatriz fizeram um jogo bem disputado, e o Imperatriz, que já havia vencido a primeira partida pela contagem mínima, ainda abriu o placar nos primeiros minutos. Os manauaras empataram logo em seguida, e viraram na segunda etapa. O resultado de 2 a 1 para o Manaus levou a decisão para os pênaltis, e nas cobranças da marca da cal o Cavalo de Aço garantiu o acesso. De toda forma, as duas equipes agora fazem parte da minha lista, e todas as equipes das Séries A, B e C de 2019 estão na referida lista. Em suma, o Projeto 60 de 2019 já está concluído.
Manaus-AM 2x1 Imperatriz-MA. Foto: Marcos Dantas (Portal CM7)
Histórico.
2013: Com a partida Atlético-GO 4x0 Oeste-SP (30/08/2013, jogo 655), incluí na minha lista a equipe de Itápolis (hoje em Barueri), completando os 40 times das Séries A e B, que era meu principal objetivo naquele ano. Quis o destino, porém, que naquela temporada Brasiliense e Vila Nova integrassem grupos diferentes na Série C, de modo que todos os times jogaram em Brasília ou em Goiânia, e eu pudesse "fechar" também a Série C. Assim, vi os jogos Brasiliense-DF 1x0 Rio Branco-AC (17/07/2013, jogo 643), Vila Nova-GO 0x1 Macaé-RJ (11/08/2013, jogo 650), Brasiliense-DF 2x1 Sampaio Corrêa-MA (18/08/2013, jogo 652), Vila Nova-GO 0x0 Madureira-RJ (14/09/2013, jogo 658), Brasiliense-DF 2x2 Treze-PB (29/09/2013, jogo 661) e Brasiliense-DF 1x2 Cuiabá-MT (13/10/2013, jogo 664), incluindo os respectivos visitantes na minha lista. Dos 21 integrantes da Série C, o único que não vi ao vivo foi o Baraúnas, que acabou rebaixado. Enquanto isso, Botafogo-PB, Salgueiro-PE, Juventude-RS e Tupi-MG conseguiam o acesso para a Série C. Desses, somente o Botafogo-PB eu não havia visto.
2014: A única pendência era o Botafogo-PB. Foi uma grande sorte que o time paraibano tenha enfrentado o Goiás na Copa do Brasil. Assim, fui a Goiânia para o jogo Goiás-GO 0x0 Botafogo-PB (16/04/2014, jogo 690). Esse resultado classificou o Botafogo e eliminou o Goiás da Copa do Brasil. Enquanto isso, GE Brasil-RS (Brasil de Pelotas), Tombense, Londrina e Confiança subiam à Série C. Todos eles já faziam parte da minha lista (sendo que Tombense e Brasil tinham passado a integrar a mesma no decorrer da própria competição).
2015: Não havendo nenhum time para ser incluído na lista, restou aguardar os acessos da Série D. Subiram Botafogo-SP, Remo-PA, Ypiranga-RS e River-PI. Desses, faltavam na minha lista o time gaúcho e o piauiense.
2016: Curiosamente, naquele ano, tanto River quanto Ypiranga jogaram em Goiânia na primeira fase da Copa do Brasil. No entanto, por motivos diversos, não pude ir aos jogos das duas equipes contra Goiás e Atlético-GO, respectivamente. No entanto, o Canarinho voltou a jogar em solo goiano na segunda fase, enfrentando a Aparecidense. E, então, me fiz presente (Aparecidense-GO 2x1 Ypiranga-RS, 19/05/2016, jogo 802), e, poucos dias depois, ainda voltei a ver a equipe gaúcha no Canindé, já pela Série C nacional (Portuguesa-SP 3x1 Ypiranga-RS, 04/06/2016, jogo 803). O River, eu tive que viajar para a bela Teresina para conseguir vê-lo. E cumpri meu objetivo no jogo River-PI 1x0 Salgueiro-PE (10/07/2016, jogo 811). No mesmo ano, subiram da Série D Volta Redonda-RJ, Moto Clube-MA, CSA-AL e São Bento-SP. Faltava apenas o CSA na minha lista.
2017: Incluí o CSA na lista já no meu primeiro jogo profissional em 2017. Foi o jogo CSA-AL 3x0 ABC-RN (25/01/2017, jogo 829), pela Copa do Nordeste. No final da temporada, Juazeirense-BA, Globo-RN, Atlético-AC e Operário-PR conseguiram o acesso à Série C. Nenhum deles fazia parte da minha lista.

Nenhum comentário: