sábado, 26 de maio de 2012

Brasiliense goleia Aparecidense em amistoso

O fim de semana previa o início dos campeonatos da Série C e D nacionais, mas, infelizmente, uma série de circunstâncias, e as ações de pessoas pouco preocupadas com o futebol, levaram à suspensão dos dois torneios. Para não ficarem parados, Brasiliense e Aparecidense disputaram um amistoso no Estádio Serejão, no último sábado. O Jacaré, após fazer um péssimo Candangão, terminando apenas na quarta posição, viu sua partida contra o Madureira, pela Série C, adiada. A equipe de Aparecida de Goiânia, sexta colocada em um Goianão dominado por Goiás e Atlético, por sua vez, receberia o Ceilândia, pela Série D, e também teve sua partida ser adiada. O curioso é que eu já vi duas partidas em Aparecida de Goiânia neste ano, mas em nenhuma delas a Aparecidense esteve envolvida. Em uma, o Vila Nova goleou o Rio Verde; na outra, o Goianésia ficou no empate com o mesmo Rio Verde. Sem jogos por disputar, restou à dupla se enfrentar amistosamente no estádio de Taguatinga. E, como eu não perco a chance de ver a bola rolando, fui para o estádio ver o que ia acontecer. E, com o Metrô funcionando bem, cheguei ao Serejão uma hora antes do apito inicial.

Resolvi abrir a matéria com essas fotos, que ilustram o péssimo estado de conservação em que se encontram as dependências do Serejão. Enquanto se cuida tão mal de um estádio onde sempre ocorrem jogos importantes, investem-se rios de dinheiro no novo Mané Garrincha, para uma competição que durará somente um mês. Lamentável!

Na verdade, uma hora e 26 minutos antes, pois a Aparecidense chegou atrasada ao Serejão, e o jogo começou 26 minutos depois do horário marcado. Com a bola rolando, a partida começou equilibrada, com as duas equipes se alternando no ataque, mas com pouca eficiência para criar boas chances de gol. Mas demorou pouco tempo para o Jacaré tomar conta do jogo, e passou a criar as primeiras chances realmente perigosas da partida. Mas os atacantes do clube da casa esbarravam no preciosismo e desperdiçavam suas chances.

Ataque do Brasiliense. Jogador da Aparecidense tenta dificultar as ações.

O ímpeto ofensivo do Brasiliense durou pouco. A partir dos 20 minutos, o jogo voltou a ficar equilibrado, com as duas equipes chegando pouco ao ataque. A equipe goiana chegou a criar algumas chances de gol, mas sem grande perigo.

Bola na área, após cobrança de escanteio para o Brasiliense.

E aos 38 minutos, quando o primeiro tempo parecia destinado a terminar sem gols, Baiano abriu a contagem para o Brasiliense, em um chute cruzado, que desviou em Nicolas, enganando o goleiro Wallace. Dois minutos depois, André Luís marcou o segundo, após bela jogada, em que tabelou e driblou o goleiro, marcando 2 a 0 para o Jacaré. E assim terminou a etapa inicial, com o Jacaré vencendo por dois gols.

Antes do início da segunda etapa, o Brasiliense trocou praticamente toda a equipe. Quando a bola rolou, o segundo tempo começou parecido com o primeiro. Um início equilibrado, mas sem grandes chances reais de gol, depois o Brasiliense dominando territorialmente. Mas o jogo foi muito mais frio na etapa final. A segunda etapa serviu mais para as equipes testarem seus reservas (de fato, a Aparecidense trocou vários jogadores no decorrer da etapa final).

Disputa de bola na etapa final.

E, como no primeiro tempo, as emoções ficaram para o final. Aos 38 minutos, Mário, de pênalti, diminuiu para a Aparecidense. Aos 40, Ferrugem, também de pênalti, fez o terceiro do Brasiliense. E, aos 43, Jandson, após cobrança de escanteio, acertou uma bela cabeçada para marcar o quarto do Jacaré e fechar a conta. Final de jogo, Brasiliense 4x1 Aparecidense.

As duas cobranças de pênalti, com diferença de apenas dois minutos entre elas. A imagem ficou meio embaçada porque já estava escuro.

Encerrada a partida, as duas equipes retomam a preparação para disputar as Séries C e D do Brasileiro, ainda sem data certa para entrarem em campo. Coisas do bagunçado futebol brasileiro, e de dirigentes que colocam seus interesses pessoais acima do futebol. Quanto ao jogo, valeu mais pela emoção, especialmente pelo fato de todos os gols terem sido marcados nos dez últimos minutos das duas etapas. As duas equipes ainda estão devendo tecnicamente, como ficou claro por seus desempenhos nos Estaduais, mas resta saber se conseguirão se reforçar o suficiente para fazerem um bom papel no cenário nacional.

A tradicional panorâmica, tirada durante o segundo tempo, para fechar a matéria.

Fim de jogo, fim de mais uma cobertura. Fui para a estação Centro Metropolitano, e rapidamente consegui pegar o Metrô para casa. Esperando para fazer a próxima cobertura.


Nenhum comentário: