domingo, 20 de maio de 2012

União Suzano vira no final contra o Nacional

Já fazia quase um ano que não ia à Rua Comendador Souza, casa do Nacional, para ver uma partida com o dono da casa empenhado. Da última vez, havia visto o time cair diante do Guarujá, em partida válida pela Segundona Paulista. Pois no último sábado eu retornei à casa nacionalina, para ver um jogo da equipe da Barra Funda. O adversário da vez era o União Suzano. Como é início de campeonato, ainda era difícil fazer alguma previsão para o jogo. Mas, nas duas primeiras rodadas, o Nacional somou quatro pontos (uma vitória e um empate), enquanto o União Suzano fez duas partidas sem vencedores nem perdedores, e assim somava dois pontos. Seria uma boa oportunidade de ver como as equipes estão esquentando as turbinas nesse início de campeonato. E, para completar, a equipe de Suzano é novidade na minha lista, que agora chega a 179 equipes, mais quatro seleções nacionais. Assim, para não correr riscos, peguei um taxi e fui até o estádio, para acompanhar mais essa grande partida.

Como um homem prevenido vale por dois (inventei essa agora!!!), saí para o estádio duas horas antes do jogo e, mesmo enfrentando congestionamento, consegui chegar ao estádio com uma boa antecedência. Ainda encontrei por lá o pessoal do Jogos Perdidos, da FATV e vários amigos, que me garantiram uma boa conversa sobre futebol durante os noventa minutos de jogo, mais os 15 de intervalo. Então, vamos ao jogo.

O primeiro tempo foi de poucas oportunidades reais de gol para ambos os lados. O time visitante tinha o domínio territorial, mas poucas vezes finalizou com perigo. Atrás do gol para o qual o Nacional atacava, a impressão era de que a bola chegava pouco por lá, e o Nacional desperdiçava as oportunidades que tinha quando a bola chegava lá.

Jogador do União Suzano protege a bola.

Assim, o primeiro tempo terminou mesmo sem abertura de contagem. As emoções pareciam reservadas para a etapa final. Enquanto isso, nas minhas conversas com o pessoal, trocamos muitas figurinhas sobre o futebol alternativo. Muito raro encontrar pessoas com essa disposição para falar do assunto, de modo que espero encontrá-los sempre nos jogos por aí.

Alguns momentos da primeira etapa: ataque e escanteio, ambos do Nacional.

O que faltou de emoções no primeiro tempo, sobrou no segundo. Melhor no jogo, o Nacional abriu a contagem aos 8 minutos, com Tom. A bola, desviada, enganou o goleiro Yuri e foi morrer no fundo das redes, colocando o Nacional em vantagem.

Nacional em vantagem.

A partir daí, o Nacional pressionou, e criou boas chances para matar o jogo. Mas esbarrou na falta de pontaria, e não conseguiu chegar ao segundo. O time de Suzano parecia acuado, e se limitava a se defender. O jogo parecia se encaminhar para uma vitória nacionalina tranquila.

Jogador do Nacional tenta sair para o ataque. Time dominou na segunda etapa.

Mas, de repente, os deuses do futebol resolveram dar as caras no estádio. Aos 37 minutos, quando tudo parecia já definido, Pedro empatou o jogo para o União Suzano. E, enquanto a torcida nacionalina ainda lamentava o gol sofrido, Filipe, aos 42 minutos, virou o jogo para a equipe visitante.

As imagens das duas comemorações se confundem: em cinco minutos, a virada do União Suzano.

E foi só. O Nacional não conseguiu criar mais nada, e o União Suzano só segurou o resultado. Final de jogo, Nacional 1x2 União Suzano. Com a derrota, o Nacional caiu para a quarta colocação, sendo ultrapassado pelo próprio União Suzano, e também por Atibaia e Osasco - este último com o mesmo número de pontos, mas com um gol de saldo. A equipe de Suzano, por sua vez, soma cinco pontos, assim como o líder Atibaia, mas tem um saldo inferior. Apenas o começo de um campeonato que promete.

Fim de jogo, hora de me despedir dos amigos, e ir embora. Ainda fui ao Pacaembu, para acompanhar Palmeiras x Portuguesa, mas não cheguei a preparar nada para postar aqui. Depois disso, hora de ir embora, e preparar as malas para a viagem de volta.


Nenhum comentário: