quinta-feira, 3 de maio de 2012

Empate contra o Capital coloca Sobradinho na final do 2º turno

Uma tarde de quinta-feira é um horário um tanto inusitado para uma partida de futebol, ainda mais se for uma partida decisiva. Mas a Federação Brasiliense achou que esse seria um bom horário para marcar a semifinal do segundo turno do Candangão, entre Sobradinho e Capital, no Estádio Augustinho Lima. A partida valia a vaga na decisão do returno, com o Sobradinho precisando apenas de um empate. Pela campanha na primeira fase, o time da casa era teoricamente o favorito, mas nunca seria demais lembrar que na primeira fase, no mesmo Augustinho Lima, as duas equipes estrearam no Candangão com o Capital arrancando uma surpreendente vitória por 2 a 0 sobre o Leão da Serra. Por isso, somente o jogo dentro das quatro linhas daria a resposta final. Quem saísse dessa partida jogaria a decisão do returno contra o Ceilândia, e quem saísse dessa decisão enfrentaria o Luziânia, campeão do primeiro turno, na grande final do Candangão-2012. Sabendo do grande jogo que seria, fui para o estádio da bela cidade serrana de Sobradinho, para ver o que ia acontecer. Cheguei cedo, e ainda consegui fotografar as duas equipes posadas. Eis as fotos.

Equipe do Sobradinho.

Equipe do Capital.

Com a bola rolando, as duas equipes adotaram uma postura mais defensiva. Mesmo assim, várias boas chances de gol foram criadas. O Capital, a quem só interessava a vitória, não aceitou a condição de azarão, e, mesmo sem atacar muito, também criou boas chances.

Jogador do Sobradinho tenta ganhar a bola.

A partir dos 20 minutos, o Capital resolveu ousar um pouco mais, e criou algumas boas chances, enquanto o Sobradinho aproveitou os espaços deixados pela equipe visitante para explorar os contra-ataques. E, aos 29 minutos, o Capital finalmente abriu a contagem. Lucas Ferreira aproveitou rebote do goleiro Osmair para marcar 1 a 0 para o time visitante.

Comemoração do gol do Capital.

Em desvantagem, o Sobradinho foi para o ataque, enquanto o Capital recuou. Mas a equipe visitante soube se defender bem, e ainda levou perigo em contra-ataques. E, assim, o Capital foi para os vestiários com a vantagem mínima.

Jogador do Sobradinho protege a bola.

No segundo tempo, como esperado, o Sobradinho foi para cima, em busca do empate. E a situação do Capital se complicou aos 8 minutos, quando Arthur foi expulso por reclamação.

Após cobrança de escanteio, boa chance para o Leão da Serra.

O Sobradinho pressionava, mas o gol demorava a sair.

E, como era de se esperar, o jogo passou a ser do ataque do Sobradinho contra a defesa do Capital. Mas o empate do Sobradinho só veio aos 30 minutos, com Johnes. Tudo igual de novo, 1 a 1.

Sobradinho comemora o gol de empate.

Embora o empate já classificasse o Sobradinho, o time continuou criando boas chances para virar o jogo, enquanto o Capital parecia entregue. Mas, aos 40 minutos, a equipe visitante assustou, com uma cobrança de falta que carimbou a trave. Nos acréscimos, um momento curioso: em uma falta para o Capital na intermediária, o goleiro Arthur Sérgio, ao invés de ir para a área cabecear, foi cobrar a falta. E, apesar de o lance decorrente da cobrança ter assustado, o jogo terminou mesmo empatado em 1 a 1.

O resultado colocou o Sobradinho na grande decisão do 2º turno do Candangão, contra o Ceilândia. As duas equipes se enfrentam no próximo domingo, também em jogo único, no Augustinho Lima. Quem se classificar - o Sobradinho tem a vantagem do empate - decide o campeonato contra o Luziânia, campeão do 1º turno. Uma reta final que promete. O Sobradinho, que não levanta a taça desde 1986, quer reviver seus dias de glória, e trazer de novo a taça para a cidade serrana. O Ceilândia quer repetir a conquista de dois anos atrás, quando venceu o Brasiliense e inscreveu seu nome na galeira dos campeões candangos. E o Luziânia quer fazer história, tornando-se o primeiro clube goiano a ser campeão do Distrito Federal. Agora, resta esperar pelos grandes jogos que virão.

Fim de jogo, tomei o caminho de casa, para descansar e me preparar para a sexta-feira que vinha chegando.


Um comentário:

Anônimo disse...

Boa cobertura. Realmente marcar um jogo destes para quinta à tarde é de matar, mas....