sábado, 20 de abril de 2013

Brasília vence Capital nos acréscimos, mas ambos estão fora das semifinais do returno

No último sábado, aconteceu a rodada que finalizou a fase de classificação do segundo turno do Campeonato Brasiliense - exceto o jogo entre Luziânia e Brasiliense, que, por motivos que infelizmente vêm se tornando rotineiros, acabou adiado. Alheios a tudo isso, os outros dez participantes do campeonato disputaram, em outros cinco estádios, as partidas da rodada final. Uma das partidas envolvia Capital e Brasília, no estádio do Cave, no Guará. Ambas as equipes mantinham chances de classificação, mas, para isso, ganhar não bastava: era necessário também que o já classificado Ceilandense vencesse o atual campeão Ceilândia, que buscava se redimir após nem sequer se classificar para as semifinais do primeiro turno. De toda forma, Capital e Brasília tentariam ao menos cumprir seu papel, com ouvido em pé para ver o que aconteceria no Abadião.

Alambrado do Cave, em péssimo estado. Vale registrar que essa coluna de sustentação quebrou recentemente, e já havia outras colunas quebradas no estádio. Ninguém providencia o conserto. 

Dessa vez, consegui registrar as duas equipes posadas. E seguem as fotos:

Equipe do Capital posada
Equipe do Brasília posada.

Quando o jogo começou, nem parecia que as equipes precisavam vencer para seguirem na briga pelo título do returno: o jogo era fraco, e as equipes pouco criavam. O Capital era melhor no jogo, e por vezes conseguia assustar o goleiro Marcão, que fez uma grande partida pelo Brasília. O Colorado, por sua vez, era desorganizado quando atacava, e praticamente não levou perigo à meta de Raphael em toda a primeira etapa.

Jogador do Capital protege a bola.

Na segunda metade da etapa inicial, a pressão do Capital aumentou. A defesa do Brasília deixava muitos espaços, e o Capital aproveitava para bombardear a meta colorada. A inspiração do goleiro Marcão impediu o Brasília de ir para os vestiários em desvantagem. E o primeiro tempo terminou mesmo sem gols.

Agora é o Brasília que tenta atacar.
Chance para o Capital.

Na segunda etapa, o Brasília melhorou. Mesmo assim, o Colorado ainda era desorganizado no ataque, e desperdiçava as poucas boas chances de gol que criava. Na maior parte do segundo tempo, o jogo parecia se encaminhar para um 0 a 0 que tinha a cara do jogo. Os jogadores do Capital ainda reclamaram de um pênalti não marcado pela arbitragem.

Briga pela bola no meio de campo.

No final da segunda etapa, o Brasília fez o papel que coube ao Capital nos primeiros 45 minutos: pressionar e criar chances claras de gol. Já no final da partida, Luquinhas teve uma chance incrível de abrir o placar para o Colorado, quando, cara a cara com o goleiro Raphael, chutou mal e a bola caprichosamente acertou a trave. Mas, praticamente no último lance da partida, Matozinho, que havia entrado no segundo tempo, finalmente tirou o zero do placar: Brasília 1 a 0. Pouco depois, veio o apito final.

Jogada rápida do Capital.

Apesar da vitória emocionante do Colorado, as duas equipes morreram abraçadas: a vitória do Ceilândia contra o Ceilandense classificou o Gato para as semifinais, ao lado do próprio Ceilandense. As duas equipes farão as semifinais do segundo turno com Brasiliense e Sobradinho: ao Brasília, restará esperar o campeão do returno, que decidirá com ele o título do Candangão. O Capital, graças ao desorganizado calendário do futebol brasileiro, só volta a entrar em campo em 2014. Mas vale registrar que o time fez uma surpreendente campanha: com 15 pontos, termina em sétimo lugar na classificação geral, uma posição melhor do que muitos esperavam dele. Com um bom planejamento, pode ir ainda mais longe em 2014.

Encerrada a partida, hora de pegar o metrô e regressar ao lar.

Nenhum comentário: