quinta-feira, 4 de abril de 2013

Palmeiras supera Tigre e ainda tem chances na Libertadores

Os leitores do Campo de Terra estão acostumados a matérias bem diferentes desta. Afinal, eu sempre direcionei o foco nos jogos "menores", de equipes menos tradicionais. Assim, a badalada Copa Libertadores não aparece com muita frequência por aqui. Mas resolvi abrir uma exceção para o jogo entre Palmeiras e Tigre, disputado na última terça-feira. Primeiramente, porque eu gosto de futebol e de esportes em geral, e um duelo internacional como esse é sempre um evento marcante. Em segundo lugar, é sempre bom registrar a inclusão de mais um time estrangeiro na minha lista pessoal: o Tigre se tornou o terceiro clube argentino, 16º estrangeiro e 207º no geral a integrar minha lista de clubes já vistos no estádio. Quanto ao jogo, os dois times chegaram a esse jogo ocupando as duas últimas posições do Grupo 2 da competição, tendo somado três pontos cada, mas ainda tinham chances de seguir adiante. Para isso, era preciso vencer. E eu, após desembarcar na Capital Paulista, corri para o Pacaembu, para ver quem levaria a melhor. E, antes do início da partida, ainda encontrei por lá, de forma totalmente não planejada, os amigos Matheus Trunk, apresentação do programa dominical "FATV" da AllTV, e Fernando Martinez, dono do excelente blog "Jogos Perdidos". Aproveitamos para pôr em dia as novidades do mundo da bola antes do início da partida.

Equipes perfiladas para o Hino Nacional. Como a "inteligência rara" que vos fala esqueceu de levar a câmara, restou fazer as fotos da matéria com o celular.

Quando a bola rolou, o Palmeiras superou a ausência de vários jogadores importantes, e desde o início dominou a equipe argentina. Melhor no jogo, o Palmeiras levava mais perigo em seus ataques, enquanto o Tigre, mesmo quando chegava - tirando proveito, inclusive, de algumas falhas defensivas da equipe do Palmeiras -, finalizava mal, e seus ataques não representavam um real perigo para a meta alviverde.

Flash do primeiro tempo.

Após 18 minutos de jogo, o Palmeiras abriu a conta. Vinícius, que havia acabado de entrar, trocou passes com Caio Mancha, e este último chutou cruzado e tirou do goleiro, para festa da torcida palmeirense. Palmeiras 1 a 0.

A maior parte do primeiro tempo foi um monólogo palmeirense. O time da casa pressionou o adversário durante toda a etapa, e teve várias chances de ampliar a vantagem. Mas o primeiro tempo terminou mesmo com a vantagem mínima do time da casa.

A segunda etapa começou com o Tigre tentando reagir, mas o Palmeiras era competente em manter o perigo longe. Aos oito minutos, o Palmeiras balançou as redes pela segunda vez. Charles chutou da entrada da área e marcou um belo gol, aumentando a vantagem do time da casa.

O Palmeiras ainda criou algumas chances, mas diminuiu um pouco o ritmo ofensivo após o segundo gol. O time argentino tirou proveito disso, e criou algumas chances perigosas para diminuir a diferença. Mas continuava pecando pela falta de pontaria de seus atacantes. O Palmeiras, por sua vez, jogava com um grande espírito de luta, e seus jogadores brigavam por todas as bolas, dificultando a tarefa do Tigre.

Flash do segundo tempo.

E o jogo terminou mesmo com o Palmeiras vencendo por 2 a 0, resultado que alçou o time paulista ao segundo posto do grupo, e manteve os argentinos na lanterna. Faltando duas rodadas para o término da primeira fase, o Tigre tem pouquíssimas chances, o Libertad está perto de assegurar matematicamente a vaga, e Palmeiras e Sporting Cristal brigam pela segunda vaga. Destaque para a disposição para brigar pelas bolas com que o Palmeiras jogou, e pela boa presença da torcida, que apoiou o time em todos os momentos.

Encerrada a partida, retornei ao hotel e nem tive muito tempo para descansar: no dia seguinte, logo cedo, já estava em Congonhas, para embarcar de volta para casa, e para mais um dia.

Nenhum comentário: