domingo, 16 de outubro de 2016

Almanaque - Parte 9

Jogo: Gama 3x1 Atlético-GO (Jogo 23 - 10/08/1997)

Na falta de novos jogos para contar aqui, vamos trazer a lembrança de pelejas passadas, da época em que eu nem sonhava em criar o Campo de Terra. A Série B é uma competição que prestigiei in loco por diversas vezes: até hoje, foram 147 partidas. Mas essa história toda certamente começou em algum lugar. E foi no antigo Bezerrão, na tarde de domingo, 10 de agosto de 1997. Naquela ocasião, Gama e Atlético Goianiense se enfrentariam na cancha gamense. O cenário era muito diferente do atual: o Bezerrão era praticamente um outro estádio, tinha uma arquibancada única, sem assentos. O Gama Shopping sequer existia. Só o que não mudou é a paixão do torcedor, que já naquela ocasião compareceu em bom número ao estádio.

Dentro de campo, o Gama dominou o jogo todo. Logo no começo, aos seis minutos, Marcelo França aproveitou cobrança de escanteio para mandar para dentro. Aos 23, Kabila arriscou de longe e o goleiro atleticano aceitou, aumentando a vantagem do Gama para 2 a 0, resultado final do primeiro tempo. Na segunda etapa, o Gama não corria grandes riscos, e ainda achou tempo para marcar o terceiro. Aos 15 minutos, Marcelo França fez uma bela jogada e driblou vários defensores atleticanos, até ser derrubado pelo goleiro atleticano Washington: pênalti e expulsão do goleiro. Anderson cobrou a penalidade e fez 3 a 0 para o Gama. Já aos 44, China diminuiu para os atleticanos, mas já era tarde. Final: Gama 3x1 Atlético-GO

Naquele ano, o Gama fez um ótimo campeonato nas duas primeiras fases, mas, na terceira fase, caiu de produção, e terminou em último lugar em um grupo com Náutico, Ponte Preta e CRB. O melhor estava guardado para o ano seguinte, quando o alviverde se sagrou campeão da Série B e conquistou o acesso à elite do futebol brasileiro. E minha história na Segundona nacional começou ali. Uma história de grandes jogos e muitas visitas a estádios.


Nenhum comentário: