segunda-feira, 20 de março de 2017

Com golaço, Luziânia bate Operário-MS e avança na Copa Verde

Não pude marcar presença no jogo entre Ceilândia e Luverdense, há algumas semanas, pela Copa Verde, uma vez que a referida partida foi realizada com portões fechados (até quando?), mas, no último domingo, prestigiei mais uma partida por essa competição, com direito a time novo na lista. Fui ao estádio Serra do Lago, em Luziânia, onde se enfrentaram Luziânia e Operário de Campo Grande. Após o 1 a 1 do jogo de ida, em solo sul-matogrossense, ambas as equipes se classificariam com uma vitória simples. O empate sem gols classificaria os donos da casa, empate em um gol levaria a decisão para os pênaltis, e empate em dois ou mais gols classificaria os visitantes. O Operário, aliás, que era um "sonho de consumo" antigo, fez com que minha lista de equipes vistas in loco chegasse a 266 clubes. Assim, junto com o amigo Renato Rocha, parti para Luziânia.
Nos primeiros minutos, o Luziânia passou a impressão de que se limitaria a jogar recuado, defendendo o 0 a 0 que lhe daria a vaga. Mas, antes que o Operário conseguisse levar algum perigo, o time da casa se soltou, e dominou de forma quase absoluta o jogo. Aos 9 minutos, o time goiano teve sua primeira chance, com Thompson, que recebeu livre e perdeu um gol feito, chutando por cima do gol. Aos 19 minutos, o próprio Thompson recebeu a bola de costas para o gol, mas dominou com categoria e conseguiu virar e passar para Amaral. O lateral cruzou, mas ninguém do Luziânia chegou na bola, e a zaga mandou para escanteio.
Bola com o Operário.
Aos 22 minutos, o próprio Thompson passou para Matheus, que, de dentro da área, chutou nas mãos de Lima, perdendo mais uma chance para o Luziânia. O gol do time da casa estava maduro. E as redes acabaram balançando aos 27 minutos. E foi um golaço. Amaral cruzou para Alex Junior, que acertou uma belíssima bicicleta e fez 1 a 0 para o Luziânia.
Jogadores correm atrás da bola.
O próprio Alex Junior teve nova chance aos 33 minutos, após cruzamento de Thompson, mas acabou desperdiçando a chance. Precisando de pelo menos um gol para levar a decisão para os pênaltis, o time sul-matogrossense melhorou, e passou a criar suas primeiras chances no jogo. Aos 34 minutos, Agnaldo fez uma bela jogada, mas chutou para fora, perdendo a chance para o Operário. O Luziânia respondeu um minuto depois: Danilson cobrou falta, mas Matheus não alcançou a bola.
Operário avança: time visitante começou mal, e melhorou após sofrer gol.
Os 15 minutos finais da primeira etapa foram eletrizantes. Aos 37, Valber arriscou de longe, mas chutou mal, e a bola saiu por cima do gol, desperdiçando a chance para o Operário. Aos 39, o Luziânia respondeu, de forma mais consciente: Denilson viu Lima adiantado e tentou encobri-lo. A bola saiu por pouco. Aos 45, chance para os sul-matogrossenses: Agnaldo viu Wilson livre na esquerda e fez o passe, mas este chutou mal.
Jogador do Luziânia sai da marcação de seu adversário.
Aos 47 minutos, mais uma chance para o Luziânia. O chute de Alex Junior acertou o travessão e quicou no chão. Houve uma reclamação de que a bola teria quicado dentro do gol, mas a arbitragem entendeu que a bola não entrou. E foi o último lance do primeiro tempo, que terminou mesmo com a vantagem mínima para o time goiano.
O segundo tempo foi a antítese do primeiro, e pouquíssima coisa aconteceu. No entanto, aos 10 minutos, um lance capital. Alex Junior, autor do gol do Luziânia, fez uma falta dura. Como ele já tinha levado um cartão amarelo ao tirar a camisa para comemorar o gol, acabou expulso. A tarefa do Luziânia de segurar a vantagem certamente ficaria mais complicada.
Jogador do Operário tenta evitar cruzamento.
No entanto, os sul-matogrossenses não souberam aproveitar a vantagem numérica, e, apesar da maior posse de bola, não conseguia criar chances de gol. O time da casa, por sua vez, não parecia preocupado em aumentar a vantagem no marcador, e também pouco produzia.
Disputa de bola.
Jogador do Operário recebe marcação.
A primeira chance de perigo veio somente aos 21 minutos: em uma falha de Fábio, Thompson roubou a bola na pequena área, mas acabou finalizando para fora. Depois disso, o jogo seguiu na mesma toada, e só foi ter alguma emoção aos 45 minutos. Após cobrança de lateral, Agnaldo recebeu na pequena área e cabeceou. A bola caprichosamente acertou a trave, e impediu o Operário de levar a disputa para os pênaltis. E mais nada aconteceu. O placar final foi mesmo de 1 a 0 para o Luziânia.
Ainda o Operário com a bola.
A equipe goiana avança na Copa Verde, e terá pela frente o Rondoniense. As partidas devem ocorrer na próxima semana. Os sul-matogrossenses se despedem da competição, e voltam as atenções para o campeonato estadual, competição na qual lideram o Grupo A e terão pela frente o clássico Comerário na próxima quarta-feira.
Placar final.
Encerrada a partida, encerrado também o fim de semana. Hora de pegar a estrada e retornar ao lar.

Nenhum comentário: