sexta-feira, 3 de março de 2017

Formosa e Gama ficam no empate sem gols

Com atraso, devido a problemas com meu computador, somados ao feriado de Carnaval, publico mais essa matéria. No penúltimo domingo, me afastei da Capital Federal por algumas horas e tomei o rumo do estádio Diogão, em Formosa, onde se enfrentariam, em situações opostas no campeonato, Formosa e Gama. Os visitantes chegaram a esse jogo com três vitórias em três jogos, e lideravam a competição. O Formosa, que havia entrado em campo uma vez a menos, perdera suas duas primeiras partidas, e, jogando em casa, precisava dos três pontos para seguir sonhando. Jogo importante, e não pensei duas vezes para pegar a estrada rumo à cidade vizinha para ver as duas equipes em ação.
Então, vamos ao jogo. Antes mesmo da primeira volta do ponteiro, o Gama teve sua primeira chance de gol. Baiano arriscou de fora da área e a bola saiu por cima do gol, muito perto da trave. Depois disso, porém, seguiu-se um domínio da equipe goiana, que atacava mais e criava as melhores chances. Aos 5 minutos, Michel Paulista puxou o ataque pela esquerda e inverteu o jogo para Edson Pacujá, que cruzou na área, mas Diogo Capela cabeceou para fora.
Disputa pela bola.
A equipe da casa continuou criando as melhores chances. Aos 12 minutos, Edson Pacujá cruzou nas mãos do goleiro gamense Maringá. Aos 19, Diogo Capela recebeu cruzamento e desviou para o gol. Maringá desviou e a bola saiu por pouco. Logo em seguida, o próprio Diogo Capela fez uma bela jogada e deixou o defensor gamense no chão, mas não conseguiu finalizar. Aos 23, Michel Paulista avançou pela esquerda e entrou na área, mas finalizou mal.
Time da casa busca o ataque.
O Formosa continuava melhor no jogo. O Gama, quando tinha a posse de bola, parava na bem postada defesa do time goiano. No entanto, o time da casa diminuiu o ritmo no final da primeira etapa. Mesmo assim, o Gama levava pouco perigo. Aos 32 minutos, uma boa chance para o time da casa. Wesley recebeu livre após cobrança de escanteio, mas finalizou mal, e a bola saiu. Aos 37 minutos, enfim o Gama teve uma boa chance. O time do Distrito Federal teve falta perto da área, pela esquerda. Mas Baiano bateu por cima do gol.
Jogador do Formosa recebe marcação dupla.
As equipes ainda tiveram chances no final da primeira etapa. O Formosa chegou aos 42 minutos, quando Michel Paulista cruzou para Wesley, que arrematou mal. Já nos acréscimos, o Gama teve sua chance, com Roberto, que recebeu cruzamento, mas não conseguiu uma boa conclusão. E o primeiro tempo, apesar das muitas chances de gol, terminou mesmo sem bolas na rede.
Jogador do Gama com a bola.
Na segunda etapa, o Formosa chegou a ter um gol anulado aos seis minutos. Para a arbitragem, houve falta na jogada. Dois minutos depois, nova chance para o time da casa. Edson Pacujá cruzou e Pedro Felipe cabeceou por cima.
Jogador do Gama protege a bola.
Depois disso, o Gama conseguiu equilibrar as ações, e teve até mesmo algumas boas chances para marcar. Aos 16 minutos, Michel Pires passou para Dudu Gago, que perdeu o ângulo e chutou para fora, perdendo a chance de abrir o placar para os visitantes. Aos 20, nova chance para o Gama: após cobrança de falta, Gaúcho cabeceou para fora.
Mais dois momentos da segunda etapa.
A partir daí, porém, o jogo esfriou, e passou a se concentrar no meio de campo. Pouca coisa mereceu destaque. Somente nos minutos finais o Gama criou duas boas chances. aos 43, Kaká passou por um adversário e arriscou de longe, para defesa de Jeferson. Aos 45, Dudu Gago arriscou de longe e chutou para fora. E foi isso. Resultado final, Formosa 0x0 Gama.
Escanteio para o Formosa. Time tentou, mas o placar final foi mesmo 0 a 0.
O resultado foi ruim para as duas equipes. O time da casa segue em último lugar, juntamente com o Atlético Taguatinga (que não tem absolutamente nada a ver com aquele Taguatinga antigo), embora com um jogo a menos. O Gama acabou alcançado pelo Brasiliense na liderança da competição. A primeira fase vai chegando à sua metade, e os papéis de cada clube começam a se definir. Tropeçar pode custar caro.
Encerrada a partida, um longo caminho me esperava na volta ao lar. Depois, o jantar, e o merecido descanso.

Nenhum comentário: