quarta-feira, 15 de julho de 2009

Brasiliense cai em casa e se complica

Depois de muito tempo, a bola voltou a rolar na Capital Federal. E foi em um jogo importantíssimo, entre Brasiliense e Ceará. Os donos da casa buscavam a reabilitação, após um empate em casa e uma derrota. Os visitantes, por sua vez, apoiados por uma numerosa torcida, buscavam consolidar a recuperação no campeonato. Para ambos, qualquer resultado que não fosse a vitória seria considerado péssimo. E o Campo de Terra estava lá, para conferir o que ia acontecer.

O Brasiliense começou dominando territorialmente a partida. Mas mostrava falhas no ataque, e criava poucas oportunidades reais de gol. O Ceará conseguia levar perigo em contra-ataques, especialmente devido à fragilidade da defesa do time da casa.


Ceará ataca.


A melhor chance do primeiro tempo, no entanto, foi do Brasiliense. Aos 13 minutos, Iranildo carimbou a trave numa cobrança de falta, deixando o grito de gol entalado na garganta da torcida. Certamente a melhor chance de gol de toda a primeira etapa.

Mas, depois da pressão inicial do Jacaré, o Ceará começou a ver que tinha condições de fazer melhor. Nos minutos finais da primeira etapa, o Vozão pressionou o Brasiliense, e criou diversas chances reais de gol. A defesa do Brasiliense estava desatenta, o que facilitou o trabalho dos atacantes. Mas graças principalmente ao goleiro Guto, as duas equipes terminaram o primeiro tempo empatadas sem gols.


Bola na área: mais ataque do Ceará.


No intervalo, tive a sempre inseparável companhia do meu iPod, enquanto esperava a bola voltar a rolar. A torcida começava a dar sinais de impaciência com o time, que se encaminhava para o terceiro jogo consecutivo sem vitória, correndo o risco inclusive de sair do grupo dos quatro primeiros colocados.

Bola rolando para a segunda etapa, e o jogo apresentava o mesmo panorama do início do primeiro tempo: o Brasiliense melhor no jogo, mas sem força ofensiva, enquanto o Ceará era perigoso nos contra-ataques. Mesmo assim, poucas chances efetivas de gol eram criadas, e tudo indicava que o jogo terminaria mesmo em 0 a 0.


No segundo tempo, Brasiliense chega.


Foi quando, aos 31 minutos, ocorreu o lance que definiu a partida. Em uma jogada de pouco perigo, o zagueiro do Jacaré, Aílson, acertou Mizael dentro da área. Pênalti claro para o Vozão. Guto ainda defendeu a cobrança de Geraldo, mas o próprio Geraldo, no rebote, marcou o gol do Ceará, que saía na frente: 1 a 0.


No rebote da cobrança da penalidade, o gol da vitória do Ceará.


O Brasiliense ainda pressionou nos minutos finais. A melhor chance do Jacaré foi aos 40 minutos, quando Gustavo, que entrara no lugar de Fábio Júnior, cabeceou sem goleiro, mas Boiadeiro salvou em cima da linha. Havia pouco a fazer. Final de jogo, Ceará 1 a 0.

Com a derrota, o Brasiliense ficou em situação delicada, caindo para o sexto lugar. O Ceará, por sua vez, depois de beirar a zona do rebaixamento no início da competição, já é o oitavo colocado, e ainda sonha com o acesso.

Final do jogo, hora de ir para casa, tomar um banho e dormir. Fim de mais uma jornada.

Nenhum comentário: