sábado, 21 de agosto de 2010

Cruzeiro domina, mas CFZ vence

Sábado de manhã normalmente é hora de jogar aquela pelada com os amigos, para depois fazer um churrasco e bater papo. Mas de vez em quando o futebol profissional também é jogado nesse horário. E tem coisa melhor do que acordar cedo no sábado para ir ao estádio do Cruzeiro e assistir à abertura da Segundona candanga? Claro que não. Afinal, para este blog a Segundona de Brasília e o estádio do Cruzeiro são tudo de bom. Por isso mesmo, pontualmente no horário eu estava lá, para o jogaço entre Cruzeiro e CFZ.

No último campeonato, o Cruzeiro - que, vale lembrar, tem esse nome em homenagem à cidade-satélite onde tem sua sede, e não tem nenhuma relação com seu xará mineiro - se salvou do rebaixamento de forma espetacular. Fez um confronto direto contra o Santa Maria pela permanência na Segunda Divisão, e precisava vencer por três gols de diferença. Saiu perdendo, virou, fez 3 a 1 e o placar permaneceu assim até os acréscimos do Segundo Tempo. Foi quando o Cruzeiro fez o quarto e se manteve na Segundona. Já o CFZ busca reviver seus dias de glória: em 2002, o time do ex-jogador Zico desbancou o Gama - que estava na Primeira Divisão nacional - e o Brasiliense - que, poucos dias antes havia jogado a final da Copa do Brasil - e sagrou-se campeão do Distrito Federal. Hoje o time perambula pelas divisões inferiores, e luta para de reerguer.

Uma das coisas que eu notei foram algumas melhorias feitas no estádio. Nas arquibancadas do lado da Feira havia sido colocada uma barra de ferro na frente. Nas do lado dos prédios agora havia corrimãos. Mas o ambiente de campo de rua continuava o mesmo. E é disso que nós mais gostamos. E vale destacar que as arquibancadas estavam bem limpas, oferecendo conforto ao torcedor. Coisa que, infelizmente, vem sendo rara por aqui.


Arquibancadas do Estádio do Cruzeiro, que receberam melhorias.


O primeiro tempo foi morno. Logo aos dois minutos, um lance insólito: em um ataque do Cruzeiro, a bola foi cruzada, passou por cima da parede de metal que cerca o estádio e caiu na rua. Lance impensável em jogos nos grandes estádios.

O Cruzeiro chegou com perigo aos sete minutos. Em um chute de longa distância, o goleiro do CFZ fez uma boa defesa. No ataque seguinte, o time visitante teve uma falta na entrada da área. Paraíca veio de trás, de surpresa, e bateu bem, sem chances de defesa. CFZ 1 a 0.


CFZ (de camisas escuras) tenta sair para o ataque.


O jogo continuou morno. O Cruzeiro atacava mais, mas durante a maior parte da etapa inicial pouco criou de efetivo. Pelo menos até os 30 minutos, o placar parecia condenado a não se alterar.

A partir de então os times começaram a chegar com mais perigo. O CFZ criou algumas chances perigosas, e o Cruzeiro tentava tirar proveito dos escanteios. No último minuto o time da casa perdeu sua melhor chance. Em perigoso contra-ataque, o goleiro dos visitantes teve de se desdobrar. E as equipes foram para o intervalo com a vantagem do CFZ por um solitário gol.

Falta para o CFZ. Bola na área.


O segundo tempo foi uma cópia do primeiro. Assim como na etapa inicial, o CFZ marcou um gol nos primeiros minutos. Lucas Silva acertou um belo chute de fora da área, e novamente o goleiro nada pôde fazer. CFZ 2 a 0.

E, também como no primeiro tempo, o Cruzeiro jogou melhor durante o restante da etapa final. O time da casa chegou a criar boas chances de pelo menos diminuir a contagem. Mas esbarrou na falta de pontaria de seus atacantes.


Jogadores do CFZ comemoram gol. Infelizmente o alambrado "atrapalhou" na hora de tirar a foto.


E, tirando o gol, pouca coisa mereceu destaque na segunda etapa. Final: Cruzeiro 0x2 CFZ. O time do ex-jogador Zico começou bem na competição. Já o Cruzeiro mostrou que tem todas as condições de se recuperar. Só falta melhorar a pontaria.


Flash do segundo tempo.


Fim de jogo, hora de fazer uma visita à Feira Permanente do Cruzeiro, ao lado do estádio, e voltar para casa para o almoço de sábado.

Um comentário:

Matheus disse...

Raul, a melhor coisa que você fez foi retonar ás atividades do Campo de Terra, sempre cobrindo o futebol candango que sempre defendemos.

E por falar em jogo, o Cruzeiro mais um ano começa decepcionando. Espero que se recupere e consiga uma vaga na primeira divisão.