sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Em jogo fraco, Brasiliense derrota Icasa e respira

Sexta-feira à noite é hora de sair com os amigos, tomar um chopinho e jogar conversa fora para começar bem o fim de semana, certo? Para o Campo de Terra, não. Aqui a noite de sexta-feira perfeita tem que ter futebol. E por isso, depois do merecido jantar, fui direto para o Serejão, para o duelo entre Brasiliense e Icasa. O time da terra de Padre Cícero não tem mais aspirações no campeonato, e guarda uma distância segura de sete pontos da zona de rebaixamento. O Jacaré, por sua vez, segura a lanterna, e o rebaixamento é uma realidade que se aproxima cada vez mais. Para continuar com chances de escapar, era imprescindível vencer. E eu fui para o Serejão para ver o que ia rolar.

Algumas horas antes do início do jogo, uma chuva torrencial castigou Taguatinga. Felizmente a chuva passou antes do apito inicial, e até algumas estrelas apareceram. Tudo em cima para a bola rolar.

Com o campo pesado por causa da chuva, o jogo começou fraco. O Brasiliense atacava um pouco mais e arriscava de longe, mas nada que assustasse o goleiro Marcelo Pitol. Porém, aos 10 minutos, quase o Icasa abriu o marcador. O goleiro Eduardo viu seu travessão carimbado.

Flash do primeiro tempo.

O primeiro tempo seguiu nessa toada. O Brasiliense atacava mais, mas o Icasa era mais perigoso quando chegava. A partir dos 40 minutos, enfim houve alguma emoção: o Brasiliense começou a chegar com perigo, e perdeu algumas boas chances, inclusive com uma bola no travessão.

Mas o primeiro tempo acabou mesmo sem que as equipes mexessem no placar. O primeiro tempo acabou em 0 a 0 e, tirando a bola no travessão do Icasa no começo do jogo e a pressão do Brasiliense no final, nada digno de nota aconteceu. Aproveitei o intervalo para me reidratar e descansar um pouco, torcendo por um segundo tempo melhor.

E, de fato, o Brasiliense continuou atacando mais na segunda etapa. Até que, aos sete minutos, finalmente veio o gol. Santiago arriscou um chute frontal da entrada da área e acertou o canto. Brasiliense 1 a 0.

Flash do segundo tempo.

Dez minutos depois, as redes voltaram a balançar. Numa bola levantada na área, Aloísio Chulapa cabeceou com precisão no canto, aumentando a vantagem do Jacaré para 2 a 0.

A partir daí o jogo esfriou. O Icasa de lançou ao ataque, mas pouco criava de perigoso. O Jacaré se defendia, sem sofrer grandes ameaças. O time cearense ainda ficou com um a menos. Aos 30 minutos, Allan fez falta dura no meio de campo e foi convidado a se retirar.

E assim foi até o apito final. O Brasiliense conseguiu uma vitória que dá uma sobrevida na luta contra o rebaixamento. Do lado da equipe cearense, essa derrota pouco mudou sua situação. Não tem chances de subir, mas só cai se acontecer uma tragédia.

Fim de jogo, e o fim de semana só estava começando. Hora de pegar o carro e voltar para casa.

Em tempo: vale registrar que o Icasa é novidade na minha lista. Além de o clube cearense ser o 152º na minha lista de clubes (que se somam a 4 seleções nacionais), pela primeira vez na vida eu já vi no estádio todos os times das Séries A e B. E, dos novos integrantes da Segundona para 2011, só não prestigiei in loco o Salgueiro. Pretendo resolver isso ano que vem. Segue o número de vezes que vi ao vivo cada time das Séries A e B:

Série A:

Palmeiras: 30
Goiás: 16
Ceará: 9
Flamengo: 9
Atlético-GO: 8
Corinthians: 7
Vitória: 7
Avaí: 6
Cruzeiro: 6
Fluminense: 6
Botafogo: 5
Atlético-MG: 5
Guarani: 5
Santos: 5
São Paulo: 5
Internacional: 4
Vasco da Gama: 3
Grêmio: 2
Atlético-PR: 1
Grêmio Prudente: 1(*)

(*) Como Grêmio Barueri.

Série B:

Brasiliense: 159
Portuguesa: 11
Vila Nova: 11
Coritiba: 7
Sport Recife: 7
São Caetano: 7
Paraná: 6
Bragantino: 5
Ipatinga: 5
Bahia: 4
Ponte Preta: 4
Santo André: 4
América-MG: 3
América-RN: 2
Duque de Caxias: 2
Guaratinguetá: 2
ASA: 1
Figueirense: 1
Icasa: 1
Náutico: 1

Nenhum comentário: