domingo, 24 de março de 2013

Em jogo com paralisação, Brasiliense derrota Legião

Após os quatro jogos do sábado que abriram o segundo turno do Candangão - incluído a goleada do Brasília sobre o Brazlândia, que cobrimos aqui -, a bola voltou a rolar no domingo. Acabei optando por ir ao Estádio Augustinho Lima, onde o Legião recebeu o Brasiliense. Pelos resultados do primeiro turno, os objetivos eram opostos: o Legião buscava apenas se manter na Primeira Divisão, enquanto o Brasiliense luta pelo título candango - e vencer o segundo turno se tornou imprescindível. No entanto, como a pontuação dos grupos é zerada no início do turno, as duas equipes partem, teoricamente, em igualdade de condições. Será que o Legião aproveitaria essa segunda chance? Será que o Jacaré manteria o pique do primeiro turno?

Mesmo sendo teoricamente o favorito, o Brasiliense não tomou a iniciativa do jogo, de modo que, nos primeiros minutos, eram raras as chances de gol, e a partida era nivelada por baixo. Mesmo a bola parada não representava perigo, graças à falta de pontaria dos jogadores nas cobranças.

Jogador do Legião protege a bola.

O jogo melhorou depois dos 20 minutos, com as duas equipes ousando mais no ataque. O Brasiliense, que tinha mais qualidade, era mais perigoso, mas o Legião também respondia com perigo. Depois de uns dez minutos nesse ritmo, o nível do jogo voltou a cair, embora as equipes criassem algumas chances de gol.

Briga pela bola.

No entanto, a disposição das equipes não foi suficiente para tirar o zero do placar na primeira etapa. O primeiro tempo terminou mesmo sem gols.

O segundo tempo começou frio, e nos primeiros vinte minutos nenhum lance digno de nota foi registrado. Porém, exatamente nesse instante o Brasiliense abriu a contagem. Baiano chutou cruzado e colocou o Jacaré em vantagem. Três minutos depois, a lamentável rotina que infelizmente já vem se incorporando ao futebol de Brasília: a ambulância teve que deixar o estádio para levar o jogador Luís Augusto, do Brasiliense ao hospital e, sem outra ambulância para o seu lugar, a partida foi paralisada.

Jogadores se aquecem enquanto a partida está paralisada: lamentável rotina.

Na volta do jogo, pouca coisa mudou. Os dois times até buscavam o ataque, mas eram pouco produtivos e não ofereciam grande perigo. Somente aos 41 minutos o Jacaré marcou mais um: Peninha, após falha da defesa do Legião, driblou o goleiro e marcou o segundo do Jacaré. Já nos acréscimos, o Legião ainda carimbou a trave. Mas já era tarde para reagir, e o jogo terminou mesmo com a vitória do Brasiliense por 2 a 0.

Legião tenta partir da defesa.

O resultado acabou sendo justo para o time que foi ligeiramente superior. Mas a verdade é que o Brasiliense ainda está devendo um bom futebol. A situação do Legião é que começa a ficar tensa: com a derrota, o time caiu para a zona do rebaixamento, e segue sem vencer na competição, com apenas quatro jogos por realizar. O Jacaré começou bem a briga pelas vagas nas semifinais do segundo turno, mas ainda é muito cedo para fazer alguma previsão. Somente as próximas rodadas darão o veredito final.

Encerrada mais uma partida, hora de voltar para casa e me preparar para a semana que vem por aí.

Nenhum comentário: