domingo, 17 de março de 2013

Brasiliense vence Brasília, mas Colorado é campeão da Taça JK

E a tarde de sábado foi de decisão na Capital Federal. No estádio Serejão, Brasília e Brasiliense se enfrentaram pelo título da Taça JK - primeiro turno do Campeonato Brasiliense. A situação era toda favorável ao Colorado, que buscava o título e a vaga na final do Candangão, para recuperar um título que não é seu há 26 anos. Além de chegar na decisão precisando de dois resultados iguais para levantar a taça, o Brasília ainda venceu por 3 a 1 o jogo de ida, há uma semana, no próprio Serejão. Assim, o Jacaré precisava vencer por ao menos três gols de diferença para se sagrar campeão do turno e garantir sua vaga na final do campeonato de imediato. Caso contrário, a festa seria vermelha. Seria uma autêntica decisão, e ninguém ia querer perder.

O Brasília começou melhor no jogo, mas, jogando com o regulamento embaixo do braço, o Colorado não fazia questão de "partir para dentro", e valorizava a posse de bola. Mas a primeira chance de perigo foi do Brasiliense, quando Baiano acertou a trave da meta defendida por Marcão. Pouco depois, Vitinha deu o troco, e acertou uma bela cabeçada que carimbou a trave e que parecia ter o destino do gol, mas Welder fez grande defesa, tirando a bola de cima da linha.

Briga pela bola no meio de campo.

O Jacaré, porém, melhorou no jogo, e conseguiu neutralizar o ímpeto ofensivo da equipe colorada. No entanto, suas melhores chances vieram na bola parada, já que o Colorado abusava do direito de fazer faltas próximas à sua área. De resto, o Brasília controlava bem o jogo, e a defesa conseguiu garantir o 0 a 0 até o intervalo.

Flash do primeiro tempo.

O segundo tempo, como era de se esperar, começou com o Jacaré pressionando. E, aos 10 minutos, Elivelto já mostrou que a equipe visitante (apesar de o jogo ser no Serejão, o mando era do Brasília) queria jogo. Acertou um belo chute, que a zaga colorada tirou de cima da linha. Um prenúncio do que viria apenas três minutos depois, quando Rodrigo Tiuí chutou forte e fez 1 a 0 para o Brasiliense.

Jogador do Brasília tenta sair da marcação.

Os dois lances seguidos assustaram a equipe colorada. A partir daí, porém, o Brasília controlou bem o jogo, sempre mantendo a receita de valorizar a posse de bola. Assim, o Brasiliense não conseguiu mais chegar com perigo, e o Brasília também não fez grande esforço para ser perigoso, e só deixou o tempo correr. E o jogo terminou mesmo com o Brasiliense vencendo por 1 a 0.

Mas, para o Jacaré, de nada valeu a vitória, pois o Brasília se sagrou campeão do primeiro turno, e garantiu a vaga na decisão - que, dizem, será disputada no novo Mané Garrincha. Uma conquista mais do que merecida, para o time que, desde o início da competição, vem jogando o melhor futebol, e que fez a melhor campanha da primeira fase. Ao Jacaré, que, apesar da derrota, foi valente e nunca se entregou, resta vencer o segundo turno, para conseguir uma vaga na decisão. Promessa de grandes emoções vindo por aí.

Festa colorada. Time é campeão da Taça JK, e está na final.

Fim de jogo, hora de retornar ao lar. Esperando em breve fazer mais uma cobertura.

Nenhum comentário: