sábado, 2 de março de 2013

Brasília busca empate com Sobradinho e está na final

No último sábado, dia 2, tiveram início as semifinais do primeiro turno do Campeonato Brasiliense de 2013, com uma partida que tem muita história no futebol candango: Brasília, oito vezes campeão, e Sobradinho, que tem duas taças, brigaram por uma vaga na decisão no estádio Serejão, e mais do que isso, buscavam dar um passo adiante para voltar aos tempos de glória, já que desde os anos 80 nenhum dos dois times levanta a taça da divisão principal do futebol candango. Para isso, o Brasília vinha credenciado pela melhor campanha na primeira fase, que lhe dava a vantagem de poder empatar para ir à decisão. O Sobradinho, por sua vez, chegava a essa semifinal mostrando um grande poder de reação: após perder seus três primeiros jogos na primeira fase, deu uma grande arrancada nos três jogos seguintes e carimbou a vaga. Agora, porém, somente um deles seguiria na disputa. Antes de mais nada, seguem as fotos das duas equipes posadas, antes da partida, fotos essas que consegui tirar das cadeiras do estádio:

Brasília F. C.

Sobradinho E. C.

O que me chamou a atenção foi o forte esquema de policiamento no estádio, com presença de um grande efetivo de policiais e até mesmo da tropa de choque. A Polícia está se preparando para os grandes eventos que virão à Capital nos próximos meses. Eu gostaria de acreditar que, daqui em diante, teremos um policiamento tão forte quanto o desse jogo em outros eventos esportivos e até mesmo nas ruas da cidade, mas, infelizmente, sou um pouco mais realista que isso. Espero que o Governo do DF mostre que estou errado.

O Brasília levou muito a sério a história de jogar pelo empate, tanto que, desde o início da partida, se limitou a se defender e a ver o Leão da Serra tocar a bola em busca de uma chance de finalizar. E a falta de ousadia custou caro ao Colorado, pois, com apenas nove minutos de bola rolando, um lance estranho deu a vantagem ao Sobradinho: Edicarlos chutou fraco e acertou a trave, mas a bola veio na direção do goleiro Marcão e ele se atrapalhou, jogando-a para dentro de seu gol. Ele ainda tirou a bola de dentro, mas já era tarde. Sobradinho 1 a 0.

Jogador do Brasília tenta sair da dupla marcação.

O Colorado sentiu o baque, porém demorou a se acertar. Quando a poeira baixou, o Brasília foi ao ataque, mas atacava de forma desordenada e pouco perigo real levava à meta do Leão da Serra. O time visitante se aproveitou dessa ineficiência colorada e chegou ao segundo gol. Aos 25 minutos, Laécio acertou uma bela cabeçada e marcou 2 a 0 para o Leão da Serra.

Brasília vai para o ataque.

No restante da primeira etapa, o Sobradinho apenas administrou a vantagem. O Brasília ainda tentou, mas não conseguiu diminuir a diferença. E a vantagem do Sobradinho por dois gols foi mesmo o placar que os times levaram para os vestiários.

Porém, o segundo tempo mal havia começado, e o Brasília fez o que não havia conseguido em toda a primeira etapa: com apenas 30 segundos de bola rolando, Giba marcou o primeiro gol do Brasília, diminuindo a diferença. O gol recolocou o Brasília no jogo, e o Colorado pressionou durante a maior parte do segundo tempo, em busca do empate que o classificaria para a final.

Disputa de laterais.

O Sobradinho conseguiu durante um bom tempo segurar a vitória e a vaga na final. Mas, aos 37 minutos, veio o gol de empate. Paulinho acertou um belo chute de fora da área e marcou o segundo gol do Colorado. O 2 a 2 era tudo que o Brasília precisava. Assim, o time tratou de deixar o tempo correr, e esperou pelo apito final do árbitro.

Jogadores caem na disputa pela bola.

O resultado de empate em dois gols coroou um grande jogo, em que o Brasília acabou premiado pela melhor campanha durante a primeira fase e garantiu a vaga na final do primeiro turno. O Sobradinho, por sua vez, pagou pelo mau início de campeonato, mas, vale registrar, não perde há quatro jogos, e já vem com boas credenciais para o segundo turno do campeonato. Agora o Brasília aguarda o vencedor de Brasiliense x Gama, no domingo, dia 3, no mesmo Serejão, e o Colorado terá a vantagem de fazer o segundo jogo da final em casa, jogando por dois resultados iguais.

Fim de jogo, hora de regresso ao lar, para aguardar o próximo compromisso.

Nenhum comentário: