quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Almanaque - Parte 7

Jogo: Gama 1x1 Tuna Luso (02/08/1998)

Algumas histórias têm seu final bem conhecido, mas poucos lembram de seu começo. Numa bela tarde de dezembro de 1998, por exemplo, o Estádio Mané Garrincha lotou para ver o Gama golear o Londrina por 3 a 0 e se sagrar Campeão Brasileiro da Série B, levando a Capital Federal pela primeira vez à Série A desde a reformulação promovida com a Copa União de 1987. Esse foi o jogo que coroou a grande campanha gamense (e quis o destino que eu perdesse justamente esse jogo). Mas quando foi que começou aquela campanha? Qual foi o primeiro jogo do Gama naquele campeonato? Essa é a parte da história que muita gente não conhece.

Pois bem, tudo começou na tarde de domingo, 2 de agosto de 1998, no antigo Bezerrão. O jogo entre Gama e Tuna Luso passou quase despercebido naquela tarde, com a maior parte das atenções voltadas para o jogo entre Fluminense e ABC, no Maracanã, que marcava a estreia do Tricolor Carioca na Segundona. Alguns poucos milhares de torcedores se dirigiram ao Bezerrão naquela tarde, para ver o Gama estrear contra os paraenses. E eu fiz parte dessa torcida, pegando o Gama Oeste na Rodoviária do Plano Piloto e chegando pontualmente ao Bezerrão.

Do jogo em si, lembro de poucos detalhes. Só lembro que o Gama, treinado pelo saudoso Orlando Lelé, abriu a conta por volta da metade do segundo tempo, e segurou a vantagem até os acréscimos, quando veio o gol de empate dos paraenses. A imagem da comemoração no banco da Tuna Luso, porém, é uma lembrança bastante clara que eu tenho daquele dia. O gol foi tão em cima da hora que ninguém mudou o placar manual do estádio, que ficou, ad infinitum, marcando Gama 1x0 Tuna Luso.

Não vou comentar agora aquela campanha completa, mas o que se seguiu àquele dia foi, basicamente, o seguinte: começo de muitos tropeços do Gama, com uma derrota em casa para o Ceará determinando a queda do técnico Orlando Lelé e a chegada de Vagner Benazzi; imediata reação, com uma goleada por 3 a 0 sobre o Americano; classificação suada para a fase seguinte, em quarto lugar do grupo (atrás de XV de Piracicaba, Ceará e Tuna Luso, e à frente de Bahia e Americano); vitória sobre o Remo na fase seguinte, com um 1-0 no Bezerrão e um 4-1 em Belém; time campeão do grupo na terceira fase, desbancando Desportiva, Criciúma e XV de Piracicaba; e, finalmente, o título da competição, em um quadrangular com Botafogo de Ribeirão Preto, Desportiva e Londrina. Aquela campanha certamente merece um detalhamento maior, mas, por ora, deixo esse resumo.


Nenhum comentário: