domingo, 13 de outubro de 2013

Cuiabá vence Brasiliense, se livra do rebaixamento e derruba Jacaré

No último domingo, talvez a bola rolasse pela última vez em 2013 em um jogo oficial do profissional envolvendo um time de Brasília. No Serejão, Brasiliense e Cuiabá mediriam forças pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. No equilibradíssimo Grupo A da competição, ambos brigavam contra o rebaixamento, e o Brasiliense ainda tinha chances, inclusive, de se classificar. Seria um jogo em que até mesmo o empate seria considerado um mau resultado para ambos, em um grupo em que qualquer ponto deixado pelo caminho poderia ser fatal. Para mim, a minha lista de times vistos in loco aumentou ainda mais um pouco, com o Cuiabá se tornando o 219º clube visto ao vivo, oitavo matogrossense. Chegando ao Bezerrão, ainda esperei uma meia hora até o apito inicial.

Apesar de toda a necessidade de vitória dos dois lados, os dois times não conseguiram mostrar um bom futebol. Os primeiros minutos de jogo foram um festival de chutões e de pouquíssima criatividade de ambos os lados. Quando as duas equipes enfim quiseram mostrar algum futebol, o Cuiabá foi melhor, e comandou as ações.

Briga pela bola, no ataque do Cuiabá.

Porém, quem abriu o placar foi o Brasiliense. Aos 14 minutos, Washington chutou cruzado, e a bola parou em cima da linha, mas Éderson chegou de trás para estufar as redes, fazendo 1 a 0 para o Brasiliense.

Brasiliense com a bola.

Pouco mais de dez minutos depois, o Brasiliense teve a chance de aumentar a diferença, em uma cobrança de pênalti, mas Washington bateu mal, e o goleiro Emerson, da equipe cuiabana, não teve problemas para defender. Aos 34 minutos, veio o castigo: Natanael puxou um contra-ataque sozinho, a partir do campo de defesa, sem que nenhum jogador do Brasiliense o molestasse. Chegando na área, ele só cruzou para Grafite que, sem marcação nenhuma, marcou o gol de empate.

Bola na área.

O Jacaré sentiu o baque, e não conseguiu produzir mais nada nos minutos finais do primeiro tempo. Essa etapa terminou mesmo empatada em 1 a 1.

O segundo tempo começou com domínio total das ações pelos cuiabanos, enquanto o Brasiliense, acuado e errando muito, encontrava dificuldades de sair de seu campo de defesa. Mesmo atacando mais, porém, a equipe visitante criava poucas chances de real perigo.

Jogador do Brasiliense tenta impedir ataque do Cuiabá.

Com a entrada de Elivelto, o Brasiliense melhorou, e criou algumas boas chances de passar novamente à frente. Mas o Cuiabá não demorou para retomar o controle do jogo, e a pressão do Brasiliense acabou aí.

Jogador do Brasiliense caído.

Aos 32 minutos, veio o golpe de misericórida: Ermínio marcou o gol da virada do Cuiabá. O Brasiliense não conseguiu responder. Depois disso, cada um dos times teve um gol anulado. Mas as redes não balançaram mais. Final, Brasiliense 1x2 Cuiabá.

Ataque do Cuiabá.

Com o resultado, o Brasiliense sofreu seu terceiro rebaixamento em oito anos e chega, pela primeira vez em sua história, à Quarta Divisão. Muito pouco para quem já esteve na Primeira Divisão e já surpreendeu o País ao chegar à final da Copa do Brasil em 2002. Os campeões matogrossenses permanecem na Série C, e terão a oportunidade de fazer ao menos 18 jogos no segundo semestre de 2014, lutando para levar o Mato Grosso à Segundona (feito que o Estado pode alcançar ainda este ano, com o Luverdense).

Encerrado o jogo, hora de tomar o caminho de casa, e me preparar para mais uma semana que se inicia.

Nenhum comentário: