terça-feira, 22 de abril de 2014

Brasília derruba Paysandu e é campeão da Copa Verde

Na última segunda-feira, foi comemorado o aniversário de Brasília. E, entre as tantas atrações que marcaram as comemorações do 54º aniversário da Capital da República, o futebol também marcou presença. Após um adiamento por conflito de datas, a final da Copa Verde, entre Brasília e Paysandu, finalmente foi jogada. A partida aconteceu no Mané Garrincha, e a equipe paraense chegou a esse jogo com vantagem: depois de vencer por 2 a 1 o jogo de ida, em Belém, o Paysandu jogava pelo empate, ou até mesmo por uma derrota por um gol de diferença, desde que marcasse, no mínimo, dois gols. O Brasília levaria a taça com uma vitória por 1 a 0, ou por dois ou mais gols de diferença. Se vencesse por 2 a 1, o Colorado levaria o jogo para os pênaltis. O Colorado buscava ainda seu primeiro título desde 1987, ocasião em que venceu seu último Candangão. O Paysandu levou uma numerosa torcida ao Mané Garrincha. E era um time que eu não via in loco desde o distante 7 de outubro de 2006, quando, ainda no antigo Mané Garrincha, o time caiu diante do Gama por 3 a 1, sob uma chuva torrencial.

Placar do Mané Garrincha anuncia o jogo que está por começar.

O Paysandu assustou nos primeiros minutos, dando a impressão de que acabaria marcando o gol e confirmando seu título. Mas o domínio do time paraense durou pouco. O Colorado se acertou e passou a comandar as ações, atacando mais e criando as melhores chances de marcar. O time tocava a bola pacientemente, buscando espaços na defesa do Papão.

Flash do primeiro tempo.

Porém, as redes só balançaram aos 37 minutos, quando parecia que o jogo iria para o intervalo sem bolas na rede. Clécio fez uma bela jogada e, com o goleiro já batido, chutou para o gol. O zagueiro Charles fez as vezes do goleiro e espalmou a bola para a trave: pênalti e expulsão. Gilmar cobrou a penalidade e colocou o Colorado na frente. Depois disso, o time só esperou o apito final, para ir aos vestiários com a vantagem que, se mantida, daria o título.

Quando a bola rolou para o segundo tempo, o Brasília chegou ao segundo gol aos 10 minutos. Após fazer bela jogada, Fernando cruzou para Alekito, que chutou firme e aumentou a vantagem do Colorado.

Flash do segundo tempo.

O jogo ficou bom, e o Brasília ainda teve algumas boas chances de aumentar a diferença. Porém, o time optou por gastar o tempo, e, em um dado momento, exagerou no recuo. Assim, quando a segunda etapa se aproximava do final, quando parecia que o título estava garantido, o Paysandu diminuiu, com Leandro Carvalho. Antes disso, o time paraense já havia tido um gol mal anulado. Depois do gol, o Brasília até tentou o gol, mas a partida terminou mesmo com a vitória do Brasília por 2 a 1.

O resultado levou a decisão para os pênaltis. O Brasília errou sua primeira cobrança, com Matheuzinho. Depois disso, a série de cobranças foi seguindo, com todos os cobradores convertendo. Até que Lima, que cobrou o quinto pênalti para os paraenses - e que daria o título ao time se acertasse -, desperdiçou sua cobrança, e levou a decisão para as cobranças alternadas. Novamente, os cobradores acertaram suas cobranças, até que Heilton teve sua cobrança defendida pelo goleiro colorado, Artur. Fernando, então, teve a cobrança decisiva em seus pés. Matheus ainda alcançou a bola, para desespero temporário da torcida colorada, mas acabou espalmando para dentro, e deu o título ao Brasília.

Dessa forma, o Brasília venceu a primeira edição da Copa Verde. O título vale uma vaga na Copa Sulamericana de 2015. Mas o mais importante foi levantar uma taça inédita, e sair de um jejum de títulos que já durava 27 anos - desde o Candangão de 1987. O Paysandu teve como destaque a sua torcida, que compareceu em excelente número. Mas é notório que o time precisa melhorar se tiver maiores aspirações. De toda forma, a Copa Verde se mostrou uma ótima iniciativa, e certamente vai ajudar o futebol dos Estados envolvidos a se reerguer.




Imagens da comemoração do Brasília.

Encerrado o jogo, e após um jantar revigorante, voltei para casa e me preparei para mais uma semana que estava por começar.

Nenhum comentário: