sábado, 3 de maio de 2014

Sport vence Brasília e elimina Colorado da Copa do Brasil

Pelo quarto meio de semana consecutivo, eu me dediquei a ver uma partida da Copa do Brasil, competição que, em suas primeiras fases, permite alguns confrontos raros e alguns times novos para a minha lista de equipes vistas in loco. Assim, eu vi a classificação do Atlético-GO sobre o Flamengo-PI, o empate entre Goiás e Botafogo-PB, que classificou os paraibanos, e a inútil vitória do Brasiliense sobre o Princesa do Solimões. A jornada foi completada no estádio Mané Garrincha, onde se enfrentaram Brasília e Sport Recife. Esse confronto não acrescentou nenhum time novo à minha lista e, a bem da verdade, o próprio confronto não era inédito para mim, já que esses dois times também se enfrentaram pela competição em 2010, com vitória pernambucana. No confronto dessa última quinta-feira, feriado do Dia do Trabalho, o panorama não era diferente: os pernambucanos, mesmo com um time misto, eram amplamente favoritos para essa partida. O Brasília, ainda embalado pelo título da Copa Verde, chegaria disposto a mudar essa história. O jogo valia, ainda, como uma espécie de "Recopa", por envolver os campeões da Copa Verde e da Copa do Nordeste. O confronto prometia, e, entre torcedores do Brasília, do Sport e (muita) gente mais interessada em visitar o "estádio da Copa" do que na vitória de algum dos times, um bom público se fez presente.

O jogo começou com o Brasília errando muito, e o Sport tocava a bola com facilidade. Talvez nervoso por enfrentar um time de grande importância no cenário nacional, o Brasília começou o jogo, e demorou para se acertar. Depois de alguns minutos, enfim o Colorado acertou a marcação, mas pouco perigo levava ao gol do time pernambucano, que, quando o Brasília atacava, se defendia bem.

Bola alta.

O Sport era melhor no jogo, e dominava as ações. O Brasília teve poucas chances reais de gol. No entanto, a defesa colorada conseguia manter o zero no placar. Mas aos 34 minutos, não teve jeito. Após o zagueiro André cortar um cruzamento com a mão, o árbitro marcou pênalti para o Sport. Leonardo cobrou bem e colocou o Leão na frente.

Jogador do Sport vai para cima.

O segundo gol veio cinco minutos depois, com Augusto César. O Brasília parecia abatido, e pouco conseguiu fazer até o intervalo da partida. O Sport também administrou o resultado, e pouca coisa relevante aconteceu até o apito final dos 45 minutos.

Agora, é o Brasília que chega.

Sem nada a perder, o Brasília foi para o ataque na segunda etapa. Mas pouco conseguiu produzir, e ainda deixou espaços, permitindo os contra-ataques do time pernambucano. Em um desses contra-ataques, Ananias marcou o terceiro gol do time pernambucano. A essa altura, eram jogados 14 minutos da etapa final.

Sport no ataque.

O resultado dava ao Sport a classificação direta para a segunda fase, eliminando o jogo de volta. O Brasília precisava de dois gols para forçar o segundo jogo. E acabou marcando um desses gols aos 35 minutos, com Kaká. Depois disso, o Colorado teve seu melhor momento na partida, e pressionou em busca do segundo gol. A melhor chance veio com uma bola no travessão de Clodoaldo. Mas o placar final foi mesmo de 3 a 1 para o Sport.

Tentativa do Brasília

Com o resultado, o Leão avança na Copa do Brasil, e terá pela frente o Paysandu. O Brasília se concentra no Candangão, onde terá pela frente o Brasiliense, no próximo domingo - o Colorado venceu por 1 a 0 a partida de ida. O Sport tem ainda o Campeonato Brasileiro pela frente, e, devido a uma aberração do regulamento, precisa ser eliminado da Copa do Brasil nas próximas fases para ter direito de disputar a Copa Sulamericana. Outra aberração do regulamento faz com que o Brasília seja obrigado a se classificar para a final do Candangão, pois, do contrário, não terá mais nenhum jogo por fazer o ano inteiro.

Final de jogo, tomei o caminho de casa, para o merecido descanso, e para um feriado que estava apenas começando.

Nenhum comentário: