quinta-feira, 19 de junho de 2014

CdT na Copa - Parte 2: Colômbia derrota Costa do Marfim e lidera

E a Copa do Mundo continua no Campo de Terra. Após a partida entre Suíça e Equador, que teve um final emocionante, chegou a vez de ver Colômbia e Costa do Marfim se enfrentarem. Pela primeira vez neste Mundial, coloquei duas seleções na minha lista de uma vez, chegando essa lista a 13 integranes. Quanto aos times, a Colômbia, mesmo sentindo a falta de Falcão Garcia, que não participa do Mundial por contusão, começou bem, vencendo a Grécia por 2 a 1. Acima de tudo, impressionou a presença da torcida colombiana, tanto na estreia no Mineirão quanto na partida que aqui estamos descrevendo. Os marfinenses também estrearam bem, com uma virada sobre o Japão. O jogo de hoje valeria a liderança do grupo - e, como já citado, os colombianos, sabendo disso, compareceram em grande número.

Mané Garrincha, pouco depois da abertura dos portões

O jogo foi bastante movimentado no primeiro tempo. A Colômbia era ligeiramente superior, e atacava mais, mas, curiosamente, conseguia suas melhores chances de gols em contra-ataques.

Costa do Marfim com a bola: não sei se vou conseguir outro close assim nesta Copa.

Porém, apesar de toda a disposição, as duas equipes terminaram o primeiro tempo sem balançar as redes. Talvez o jogo merecesse mais gols nessa primeira etapa, mas o placar ficou inalterado.

Bola na área marfinense: apesar de todo esforço colombiano, 0 a 0 no 1º tempo.

Quando começou o segundo tempo, com um panorama semelhante ao da primeira etapa, Drogba, estrela marfinense, foi para o aquecimento, para delírio do público presente - especialmente daqueles que não torciam por nenhuma das duas seleções. Alguns minutos depois, ele acabou entrando. E, se contra o Japão a equipe africana marcou dois gols logo após sua entrada, dessa vez o efeito foi o inverso: aos 18 minutos, pouco depois da entrada de Drogba, James Rodriguez abriu a conta para os colombianos. E, aos 24, Quintero puxou ataque pela direita e aumentou a vantagem colombiana.

Briga pela bola.

Pouco depois, aos 27 minutos, Gervinho recolocou os marfinenses no jogo, diminuindo a diferença ao marcar um gol em bela jogada individual. Depois do gol, a Costa do Marfim passou a acreditar no empate, e partiu para cima, criando boas chances de gol. Mas a partida terminou mesmo com a vitória colombiana por 2 a 1.

Novamente a bola no meio de campo.

Com o resultado, a seleção colombiana manteve sua bela campanha, com duas vitórias em dois jogos. A Costa do Marfim caiu pela primeira vez no Mundial, e agora joga a classificação diante da Grécia. No balanço final, o público que lotou o Mané Garrincha presenciou um bom jogo, e uma bela festa da torcida, especialmente da colombiana.

Encerrada a partida, voltei para casa, para ver pela TV o jogo entre Inglaterra e Uruguai - e, mais tarde, Japão e Grécia. Já pensando na próxima aventura no estádio.

Nenhum comentário: