sexta-feira, 27 de junho de 2014

CdT na Copa - Parte 4: Portugal derrota Gana e decreta eliminação de ambas

E a Copa do Mundo não para aqui no Campo de Terra. A última quinta-feira brindou os brasilienses com mais uma partida pelo Mundial, envolvendo Portugal e Gana. Dentro de campo, a situação das duas equipes era muito parecida: ambas com um ponto - os africanos tinham um saldo de gols melhor -, ambas precisavam vencer, e torcer para que a partida entre Alemanha e Estados Unidos tivesse um vencedor. Ainda assim, a vaga seria decidida no saldo de gols. Se a outra partida terminasse empatada, tanto alemães quanto estadunidenses se garantiriam na na próxima fase, e portugueses e ganeses veriam o restante do Mundial pela TV. Assim, o jogo era de vida ou morte, e ambos ainda dependiam do placar do outro jogo. Do lado de fora do campo, os ganeses ameaçavam não entrar em campo, alegando dívidas da Federação com relação a premiações, e dois dos principais jogadores, Muntari e Boateng, foram afastados por indisciplina. Contornadas as ameaças, a bola rolou.

Ataque português, com a defesa de Gana protegendo.

Durante o primeiro tempo, Portugal foi ligeiramente superior, mas os ganeses também tinham suas chances. Por um tempo, o placar ficou zerado, com as equipes desperdiçando suas chances.

Briga pela bola, no ataque ganês.

Mas demorou 30 minutos para as redes balançarem: o zagueiro ganês Boye, tentando cortar um cruzamento, jogou contra o patrimônio e fez 1 a 0 Portugal.

Bola no alto.

Portugal contava com as jogadas individuais de Cristiano Ronaldo, mas os demais jogadores da equipe não estavam à altura. Os ganeses não tinham sucesso em suas ações. O primeiro tempo, assim, terminou mesmo com a vantagem mínima para os lusitanos.

Ainda Portugal com a bola.

O segundo tempo foi igualmente equilibrado. E, aos 11 minutos, Gana chegou ao empate, com Gyan. Os africanos, com esse gol, ficaram em uma boa situação, e, enquanto a Alemanha vencia os Estados Unidos, estavam a um gol de se classificarem para a próxima fase. Mas Gana não conseguiu balançar as redes, e ainda ficou atrás no marcador novamente: aos 35 minutos, o goleiro ganês espalmou a bola nos pés de Cristiano Ronaldo que, da marca do pênalti, não desperdiçou, e recolocou os lusos em vantagem.

Ainda Portugal com a bola, no ataque.

Os minutos finais foram os melhores do jogo, com as duas equipes, especialmente os portugueses, perdendo grandes chances de marcar. Mas não conseguiram, e o jogo terminou mesmo com vitória portuguesa por 2 a 1.

Defensor de Gana protege.

O resultado, porém, foi ruim para os dois times, que se despediram do Mundial. A Alemanha ratificou a vitória sobre os Estados Unidos, garantiu a primeira posição do grupo, e, no saldo de gols, os americanos superaram os portugueses e também se garantiram. Portugal e Gana, de quem se esperava muito mais, voltam para casa mais cedo. Da minha parte, coloquei os ganeses na minha lista de seleções vistas ao vivo, que chega agora a 15 integrantes.

Fim de jogo, fui com os primos Jonas e Luciano, o amigo Luiz, que veio de Mauá para ver essa partida, e meu pai, ao shopping, para finalmente almoçar. No estádio, também encontrei o amigo Estevan, do Jogos Perdidos, que tomou o caminho de Goiânia após o jogo. Após o jantar, voltei para casa, para o merecido descanso.

Nenhum comentário: