sexta-feira, 27 de junho de 2014

CdT na Copa - Parte 3 - Brasil joga mal, mas derrota Camarões e avança

E chegamos à terceira partida disputada na Capital da República na Copa do Mundo. Na última segunda-feira, foi a vez da partida mais esperada pela maior parte dos brasilienses, entre Camarões e Brasil. A seleção camaronesa, 14ª integrante da minha lista de seleções vistas ao vivo, chegou ao Brasil em crise, por conta da briga por premiações, e, em dois jogos, havia sofrido duas derrotas e cinco gols, sem balançar as redes adversárias nenhuma vez. O Brasil, com uma vitória e um empate, ainda estava longe de apresentar um futebol convincente, mas, mesmo assim, ia somando os pontos de que precisava. Chegou a essa partida ainda não classificado, mas só seria eliminado se perdesse, e o jogo entre Croácia e México terminasse sem um vencedor. Ainda assim, é claro que todos os presentes esperavam um grande jogo - e a maioria queria a vitória da seleção anfitriã da Copa.

E, apesar do bom começo dos brasileiros, criando algumas boas chances nos primeiros minutos, não se pode dizer que a seleção brasileira jogou bem na primeira etapa. Depois de poucos minutos, Camarões se acertou e conseguiu até mesmo criar algumas boas jogadas.

Panorâmica do jogo no primeiro tempo.

O Brasil dependia muito das ações individuais. E acabou chegando ao gol por meio de seu melhor jogador na partida: Neymar, após cruzamento de Luiz Gustavo, chutou no canto para fazer 1 a 0 Brasil.

Bola na área: Brasil tenta chegar na bola parada.

Surpreendentemente, os camaroneses passaram a pressionar após o gol do Brasil. Matip teve duas chances para igualar o marcador. Na primeira, carimbou a trave. Mas, na segunda, logo em seguida, não teve jeito, e ele reestabeleceu a igualdade no marcador: 1 a 1, com 25 minutos de jogo.

A bola viaja em direção ao travessão: quase o empate camaronês.

O Brasil continuava encontrando dificuldades, e criava pouco. Foi preciso uma jogada individual de Neymar para recolocar o Brasil na frente. Ele recuperou uma bola e fez bela jogada pela direita, recolocando o Brasil na frente: 2 a 1.

O Brasil ainda teve mais algumas poucas chances, mas não balançou mais as redes, e o placar do intervalo foi mesmo a vantagem brasileira por dois gols a um.

No segundo tempo, Paulinho saiu para dar lugar a Fernandinho. O time, mesmo sem ser brilhante, melhorou após essa mudança. Camarões praticamente renunciou ao jogo, e não assustou mais a seleção brasileira, que manteve a partida sob controle.

Brasil no ataque, já na segunda etapa.

E, já aos quatro minutos, Fred fez o terceiro gol do Brasil, que praticamente definiu a partida. Com o resultado garantido, Neymar acabou sendo substituído para se poupar para a próxima fase, e o Brasil apenas manteve o jogo sob controle, sem criar muita coisa. Aos 39 minutos, Fernandinho foi recompensado, e guardou o seu, fazendo 4 a 1 para o Brasil. E foi só.

Jogador de Camarões protege a bola.

Apesar da elasticidade do placar, e da bela festa da torcida, o Brasil deixou muita gente com a pulga atrás da orelha, com um futebol muito aquém do que se espera. Chegou a estar ameaçado de perder a primeira posição do grupo, enquanto o México fazia 3 a 1 na Croácia - o gol croata e o quarto gol brasileiro acabaram definindo a ponta da tabela para os canarinhos, que agora enfrentam o Chile. Camarões, por sua vez, volta para casa com a pior campanha entre os 32 participantes do Mundial, tendo sofrido três derrotas e nove gols, e marcado apenas um. Triste realidade para uma seleção que, há 16 anos, encantou o mundo em solos italianos.

Encerrada a partida, fui com a família, que havia visto o jogo comigo, à ótima pizzaria Babbo Giovanni, para jantar, e em seguida voltar para casa, para o merecido descanso.

Nenhum comentário: