quarta-feira, 12 de junho de 2019

Itabaiana bate Aparecidense e avança na Série D

A última rodada da primeira fase do Brasileiro da Série D foi realizada no último domingo. Para evitar arranjos de resultados, todos os jogos foram marcados para o mesmo horário: 18 horas. E isso valeu também para o jogo que fui ver, entre Aparecidense e Itabaiana, no estádio Anníbal Batista de Toledo. As duas equipes ocupavam as duas primeiras posições do grupo, com 9 pontos para os goianos e 10 para os sergipanos. No entanto, as duas equipes tinham o Juazeirense na cola, com 8 pontos, e a equipe baiana ultrapassaria o perdedor desse jogo se vencesse o lanterna Interporto. O resultado era, portanto, crucial para as duas equipes. Vale ressaltar que o Itabaiana se tornou o clube de número 312 da minha lista de clubes, e apenas o segundo sergipano. Assim, no fim da tarde peguei a BR-153 em direção a Aparecida de Goiânia, e cheguei ao estádio com boa antecedência.
Equipes perfiladas para a execução do Hino Nacional.
A Aparecidense começou melhor no jogo, e criou sua primeira chance de gol logo aos quatro minutos: após cobrança de escanteio, Alex Henrique acertou a cabeçada, e a bola saiu por pouco. Mas o domínio do Camaleão não durou muito, e o Tremendão logo assumiu o controle da partida. A arma do time sergipano passou a ser os tiros de longa distância: aos sete minutos, Jacobina arriscou um chute rasteiro da entreda da área, e a bola passou perto do gol. Aos 15 minutos, foi a vez de Daniel soltar a bomba de longe, obrigando Wallace a se virar para botar para escanteio. E aos 18 minutos, novamente Jacobina chutou da intermediária, e obrigou Wallace a fazer mais uma grande defesa.
Enquanto o sol se punha, o jogo estava no seu início.
Logo em seguida, a Aparecidense tentou mostrar que estava viva no jogo, e em um ataque conseguiu um pênalti, em um lance em que a bola bateu no braço do defensor. No entanto, Alex Henrique chutou para fora, perdendo a chance de colocar o time em vantagem. E o castigo veio: aos 23 minutos, falta para o Itabaiana na intermediária: bola na área, e Berto, de cabeça, abriu a contagem para o Tremendão: 1 a 0.
Pênalti desperdiçado pela Aparecidense.
Apenas um minuto depois, nova chance para o Itabaiana: Aurélio cruzou para Igor Alves, que cabeceou e exigiu um grande trabalho de Wallace para defender. Porém, em desvantagem, a Aparecidense melhorou e passou a criar chances para marcar. Aos 31 minutos, Mário Sérgio driblou um adversário na área, mas finalizou mal, nas mãos de Andrade. Um minuto depois, Alex Henrique perdeu nova chance, ao entrar na área sozinho e cair na tentativa de driblar o goleiro adversário. O árbitro não marcou pênalti, e a jogada seguiu. Na sequência, chance para o Itabaiana, mas Jacobina, sem goleiro, cabeceou para fora.
Itabaiana no ataque.
Daí até o fim da primeira etapa, a Aparecidense atacou mais, porém o fazia de forma inócua, sem criar grandes chances para marcar. E o primeiro tempo terminou mesmo com a vantagem mínima para o Itabaiana.
Se no primeiro tempo as equipes tiveram muitas chances de gol, na segunda etapa essas ocasiões foram mais raras. A primeira ocasião real de gol veio aos 18 minutos: Aleílson recebeu um lançamento, matou no peito e chutou para boa defesa de Andrade, perdendo a chance do empate para a Aparecidense. Aos 25, nova chance para o Camaleão, com Ayrton, que chutou pela direita, para nova defesa de Andrade. O time da casa pressionava, mas não conseguia finalizar com real perigo, enquanto os sergipanos conseguiam segurar a vitória.
Aparecidense no ataque, no segundo tempo.
Aleílson teve uma chance aos 37 minutos para a Aparecidense. O jogador acertou uma cabeçada fraca, mas obrigou Andrade a uma boa defesa. Enquanto isso, o Juazeirense fazia 1 a 0 no Interporto, resultado que obrigava a Aparecidense a virar o jogo. Mas o Itabaiana resolveu que era hora de liquidar a fatura. Aos 43 minutos, em um contra-ataque, Luiz Paulo finalizou e a bola saiu por pouco. Apenas dois minutos depois, porém, o mesmo Luiz Paulo se redimiu de seu erro e, finalizando pela direita, marcou o segundo gol do Itabaiana, e deu números finais à partida: Aparecidense 0x2 Itabaiana.
A Aparecidense, assim, se despede do Campeonato Brasileiro da Série D e, em 2020, o time não terá calendário em nível nacional. O Itabaiana garantiu a primeira colocação do grupo, e enfrenta o ASA de Arapiraca na próxima fase. A primeira fase do campeonato da Série D se encerra dessa forma, e a segunda fase começa no próximo fim de semana, sem pausa para a Copa América.
Fim de jogo, hora de voltar ao hotel, jantar e descansar para pegar a estrada na segunda-feira.

Nenhum comentário: