terça-feira, 8 de outubro de 2019

Flamengo de Guarulhos se classifica com empate em três gols com Francana

Duas equipes sensacionais que ainda estavam faltando na minha lista se enfrentaram no último domingo, e eu não podia perder a oportunidade de, na minha visita a São Paulo no fim de semana, vê-las em ação. As duas equipes são o Flamengo de Guarulhos e a Francana, que mediram forças no estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos, em partida válida pelas quartas-de-final do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Foi minha segunda visita a essa cancha, onde eu já havia visto o confronto entre Guarulhos e São Bernardo, em 2017. Como eu disse, tanto o Corvo quanto a Feiticeira eram sonhos de consumo antigos, e foram, respectivamente, os clubes nos 319 e 320 da minha lista. O confronto valia pela Segunda Divisão paulista, e o Flamengo havia construído uma importante vantagem fora de casa, vencendo por 2 a 0. Assim, o Corvo poderia até perder por dois gols de diferença que se classificaria para as semifinais, por ter melhor campanha na competição.
Alguns detalhes sobre a minha visita a Guarulhos: com o jogo marcado para as 10 horas da manhã, acordei bem cedo, para me dirigir à Estação Armênia, onde pegaria um ônibus que passa perto do estádio. Mas era meu dia de sorte: embora o ônibus, naquele horário, passasse de 30 em 30 minutos, ele passou apenas um minuto depois que eu cheguei, de modo que, duas horas antes do jogo, eu já estava no estádio. Depois, descobri que o ingresso para esse jogo não seria vendido, apenas trocado por duas garrafas PET, e eu, obviamente, não tinha nenhuma garrafa comigo. Foi difícil contornar o problema, mas, enfim, consegui meu ingresso e entrei para ver o jogo.
Equipes perfiladas para a execução do Hino Nacional.
Capitães e quarteto de arbitragem.
Precisando de gols, a Francana, mesmo jogando fora de casa, foi ao ataque, e criou sua primeira boa chance logo aos dois minutos: Wilian recebeu dentro da área e, sem deixar a bola pingar, finalizou, mas a bola foi para fora. O Flamengo conseguiu rapidamente equilibrar as ações, e respondeu aos treze minutos. Gustavo Machado chegou pela direita e cruzou para Wallace, que acabou chutando por cima do gol, mas não muito longe do travessão.
Jogador do Flamengo tenta sair da marcação.
Enquanto jogadores disputam a bola, dois Roberts tiveram suas cabeças imortalizadas.
O Corvo ainda teria uma chance aos 25 minutos. A defesa da Feiticeira afastou mal, e a bola sobrou para Matheus Alves na entrada da área. Mas ele acabou chutando para fora. Um minuto depois, porém, o Flamengo abriu a contagem. O próprio Matheus Alves ganhou de dois marcadores na corrida e chutou na saída de Diego, balançando as redes. Flamengo 1 a 0.
Jogador da Francana tenta sair da marcação.
Precisando ganhar, a Francana foi para cima, e empatou apenas dois minutos depois. Wilian dominou a bola na grande área, pela direita, e acertou um chutaço no ângulo da meta defendida por Zé Carlos, igualando as coisas novamente. E mais três minutos bastaram para que a Feiticeira virasse o jogo. O time teve cobrança de falta na intermediária, e Wilian fez que ia bater, mas Luis Henrique que foi na bola e acertou uma bomba, colocando o time visitante na frente: Francana 2 a 1.
Jogador da Francana caído: time saiu perdendo, mas virou em cinco minutos.
Empurrado pela torcida, o Corvo chegou ao empate aos 40 minutos. O gol foi parecido com o primeiro tento da equipe da casa: Piauí recebeu passe, ganhou na corrida da zaga da Francana e chutou para reestabelecer a igualdade no marcador. E, antes que o primeiro tempo chegasse ao seu final, a Francana ainda perdeu uma boa chance. Wilian viu que o dia era dos atacantes, e arriscou da intermediária. Zé Carlos espalmou, e a bola caprichosamente acertou a trave. E o primeiro tempo terminou com as duas equipes empatadas em dois gols.
Jogador do Flamengo avança.
Jogador da Francana recebe marcação.
Na volta dos vestiários, a Francana resolveu mostrar que estava viva no jogo, e aos cinco minutos passou novamente à frente. Tenner cobrou falta e Wellington deu uma cabeçada certeira para recolocar a Feiticeira em vantagem. O jogo seguia em um ritmo frenético, e o Corvo teve a chance do empate em cobrança de pênalti, aos 10 minutos. Mas Bruno Freitas desperdiçou a cobrança, e a Francana seguiu em vantagem.
Em cobrança de pênalti, Flamengo perde a chance de empatar.
A Francana ainda precisava de dois gols para avançar na competição, mas as equipes puxaram o freio de mão, e o jogo seguiu equilibrado, mas sem grandes chances de gol. A Francana teve uma chance aos 27 minutos. Robinho recebeu pela direita e finalizou sem marcação, mas pegou mal na bola. O Flamengo respondeu logo em seguida. Bruno Freitas passou para Custódio, que recebeu pela direita e tentou encobrir Diego. A bola acertou caprichosamente o travessão.
Jogadores disputam a bola.
Jogador da Francana passa por adversário.
A Feiticeira teve uma nova chance aos 35 minutos. Robinho cruzou e a bola encontrou Wilian, que cabeceou, mas, mesmo perto do gol, acabou mandando para fora. A Francana viu suas já escassas chances definharem de vez aos 40 minutos, quando Robinho agrediu seu adversário João Victor com o jogo parado, e acabou expulso. E, aos 48 minutos, o próprio João Victor arriscou de fora da área e acertou o canto de Diego, dando números finais ao jogo. Flamengo de Guarulhos 3x3 Francana.
Briga pela bola perto da bandeirinha de escanteio.
Francana tenta o ataque.
Com o resultado agregado, o Corvo avança às semifinais. O time enfrenta o Paulista de Jundiaí a partir do próximo fim de semana, e o vencedor estará na Série A3 na próxima temporada. A Feiticeira se despede da temporada, e adia o sonho do acesso para 2020. Vale destacar que as duas equipes fizeram um belo jogo, e a Francana, mesmo em desvantagem, batalhou até o fim pela vaga.
Placar final de um jogo eletrizante.
Encerrado o jogo, comi um excelente pastel em uma barraca do lado de fora do estádio. Depois, peguei o ônibus, e retornei à capital paulista.

Nenhum comentário: