domingo, 29 de setembro de 2019

Minas vence Brazlândia na abertura do Candangão feminino

No último domingo, o futebol feminino pediu passagem, com o início do Campeonato Brasiliense da categoria. Times como Cresspom, Ceilândia, Real e Minas, sendo este integrante da primeira divisão nacional, brigam pela taça com equipes menos conhecidas, como Paranoá, Estrelinha e Santa Maria, além do Brazlândia, que conta com as jogadoras do time sub-18 do Minas. E o jogo que fui ver envolvia justamente as duas equipes minastenistas. O Minas recebeu o Brazlândia, no campo número 1 do Minas Brasília Tênis Clube. Como já dito, o Brazlândia conta com as jogadoras do time sub-18 do Minas, que já jogou com cobertura do Campo de Terra, e mostrou muita qualidade naquela ocasião. Embora o time "principal" do Minas fosse favorito para esse jogo, certamente as jovens jogadoras do Brazlândia iam querer complicar a vida delas. E, ao contrário do que acontece nos jogos profissionais, consegui entrar no campo e tirar as fotos das duas equipes posadas.
Equipe do Minas posada.
Equipe do Brazlândia posada.
O primeiro tempo foi de poucas emoções. O Minas atacava mais, mas o Brazlândia se defendia bem, e não permitia à equipe da casa criar chances realmente perigosas. Por conta da posição do sol, fui para trás da meta defendida pela goleira Myllene para tirar algumas fotos do jogo, e pude ver o ataque do Minas de perto. O momento mais perigoso foi uma sequência de três escanteios para o Minas, em que a defesa do Brazlândia conseguiu manter longe o perigo. Enquanto isso, na parte coberta, alguns presentes começavam uma discussão acalorada. Alheio a isso, continuei seguindo a partida.
Cobrança de escanteio para o Minas.
Aos 40 minutos, Drika arriscou de fora da área, mas o chute da jogadora do Minas foi fraco, e Myllene defendeu sem problemas. Aos 47, nova chance para as donas da casa: Barbrinha chegou pela direita e cruzou rasteiro para a área, mas a bola não encontrou ninguém. E a primeira etapa terminou mesmo sem bolas na rede.
Jogadora do Minas protege a bola.
Jogadoras disputam a bola.
No segundo tempo, com o céu nublando, preferi acompanhar o jogo da parte coberta, ao lado do amigo e fã do esporte candango Lucas. Logo aos dois minutos, chance para o Minas. Kaká avançou pela direita e cruzou alto. A bola encontrou Paulinha, que, porém, errou a finalização. O Minas chegou novamente com Barbrinha, aos oito minutos. Ela entrou livre na área, mas Myllene foi bem na bola e fez a defesa.
Mais uma disputa de bola.
O Brazlândia teve uma chance aos dez minutos. Giulia cobrou falta de longe, e obrigou Raíssa a uma grande defesa. Mas, um minuto depois, o Minas chegou ao seu gol, em uma bela jogada de Barbrinha, que saiu de duas defensoras adversárias e chutou sem chances para Myllene. Aos 14 minutos, o Brazlândia chegou novamente com perigo: Mileninha viu Madu chegando de trás e fez o passe. Madu chutou bem, mas Raíssa fez uma grande defesa.
Minas busca o ataque.
Aos 15 minutos, Barbrinha fez mais uma boa jogada: entrou pela esquerda e fez o cruzamento, mas a bola bateu na zaga e saiu para escanteio. Aos 18 minutos, o Minas chegou ao segundo gol. Após cruzamento de Paulinha, Kamila acertou uma boa cabeçada e aumentou a vantagem minastenista: 2 a 0. E o terceiro gol demorou apenas um minuto. Kamila, novamente, chutou de forma despretensiosa, e contou com a falha da goleira Myllene, que fazia uma boa partida, para fazer 3 a 0 para o Minas.
Jogadora do Brazlândia com a bola na defesa.
Nova chance para o Brazlândia aos 23 minutos, com Mari, que dominou a bola livre de marcação, mas finalizou mal. Daí em diante, pouca coisa aconteceu. O Minas administrou a boa vantagem construída, e até atacava de vez em quando, mas não criou mais chances reais de gol. As meninas do Brazlândia eram guerreiras, mas pouco conseguiam fazer para reduzir a desvantagem. E o placar final foi mesmo de 3 a 0 para o Minas.
Briga pela bola.
O Minas se juntava a Real, Ceilândia e Cresspom como as equipes que venceram na rodada, e, com três pontos, as quatro equipes dividiam a liderança - as minastenistas ficavam na quarta colocação pelo saldo de gols. O Brazlândia vinha logo em seguida, na quinta posição, com o melhor saldo entre as equipes derrotadas. O campeonato está apenas começando, mas todos os times merecem aplausos. Todos sabemos como é difícil fazer futebol feminino, ainda mais em Brasília, lugar onde até mesmo o futebol dos homens tem pouco apoio. Querer remar contra a correnteza nesse cenário é um ato heroico. Da parte deste blog, pelo menos, estarei sempre, dentro das minhas possibilidades, apoiando.
Fim de jogo, hora de tomar o rumo de casa, e me preparar para mais uma semana.
Para finalizar a matéria, deixo essa bela vista do Lago Paranoá.

Nenhum comentário: