sábado, 14 de fevereiro de 2009

Bem-vindo de volta, Brasília x Gama!

Hoje em dia, não há dúvidas de que o jogo que mais mexe com o torcedor dos times do Distrito Federal é Gama x Brasiliense - tanto é verdade que, no último confronto, 16 mil torcedores estiveram presentes. Mas nem sempre foi assim. Nos anos 70 e 80, o jogo que mexia com a cidade era Gama x Brasília (ou Brasília x Gama, lógico!). É bem verdade que nesse período o Brasília ganhou muito mais títulos locais que o Gama (8 x 1). Mas, por outro lado, a torcida gamense já lotava o Bezerrão a cada jogo de seu time, especialmente contra o Brasília.

No entanto, essa antiga rivalidade andava meio apagada. Desde o distante 8 de abril de 2001, quando o Gama derrotou o Brasília por 1 a 0, que as duas equipes não se enfrentavam. Naquele ano, o Brasília acabaria rebaixado, voltando para a elite ainda no mesmo ano como campeão da Série B (o regulamento à época permitia isso) e, em 2002, disputou a Primeira Divisão e, sem enfrentar o Gama, voltou a ser rebaixado, voltando somente na atual temporada. E finalmente, na tarde de domingo, 8 de fevereiro de 2009, exatos 7 anos e 10 meses depois, Brasília e Gama voltaram a se enfrentar, dessa vez no estádio do Cave.

Meia hora antes do início do jogo, eu já estava posicionado nas arquibancadas do Cave. A tarde prometia um grande jogo. E, de fato, os 1.154 pagantes do jogo viram uma grande partida.

Ataque do Brasília no primeiro tempo

Durante o primeiro tempo, as duas equipes alternavam chances de abrir o marcador. Cacareco para o Brasília e Ferrugem para o Gama tiveram boas chances, e obrigaram os goleiros André Zandoná e Diego a fazerem intervenções difíceis.

Bola no ar. Jogadores aguardam.

E foi o Brasília quem chegou ao gol: aos 40 minutos, na saída de André Zandona, o atacante Thiago Silva chutou e abriu a contagem: Brasília 1 a 0.

Jogadores do Brasília comemoram gol: vista de uma fenda do alambrado.

O Gama não conseguiu reagir no primeiro tempo, e as equipes foram para o vestiário com a vantagem do Colorado, por 1 a 0.

No intervalo, fiquei conversando com diversos torcedores das duas equipes. A conversa entre torcedores adversários naquela tarde foi amigável, como o futebol deve ser sempre.

E, com a bola rolando, logo aos 10 minutos novamente Thiago Silva marcou um golaço, aumentando a vantagem do Brasília: deu um corte no zagueiro Luciano Dias e bateu no ângulo de André Zandoná. Brasília 2 x 0.

Gama ataca no segundo tempo.

Mesmo precisando marcar gols, o Gama atacou menos que o Brasília no restante do jogo. E, nas vezes que atacou, a defesa colorada trabalhou com eficiência, mantendo o perigo longe da área. Enquanto isso, o Brasília perdeu boas chances de ampliar o marcador.

E ficou nisso mesmo. Brasília 2x0 Gama. Depois de quase oito anos, estava de volta o clássico dos anos 80 no Distrito Federal. Bem-vindo de volta, Brasília x Gama!!!

Nenhum comentário: