segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Brasília vira e se vinga do Legião

A história dos confrontos entre Legião e Brasília começou em 2006, ano em que o clube de camisas cor de laranja se profissionalizou. Naquela época, as duas equipes se encontraram na Terceira Divisão do Campeonato Brasiliense - que era disputada pela primeira vez - e brigavam por apenas uma vaga na Segundona local. Os dois times se encontraram na decisão, e o Legião - que, durante a competição, aplicara a maior goleada da história do futebol candango, ao derrotar por 12 a 0 o Bosque, de Formosa - acabou vencendo por 2 a 1. Nos três confrontos ocorridos durante a competição, duas vitórias do Legião e um empate.

O Brasília teve que esperar mais um pouco para subir. Mas valeu a pena esperar. No ano seguinte, o Brasília voltou a ser vice-campeão da Série C - após terminar a primeira fase com 100% de aproveitamento e perder a final em jogo único para o Santa Maria -, mas havia duas vagas em jogo, e o Colorado subiu. E em 2008 o Brasília sagrou-se campeão da Segundona local, retornando à elite após seis anos fora. O Legião também não deixou por menos: um ano após conquistar o acesso à Segundona local, conseguiu a vaga na elite. E, em 2009, finalmente os caminhos dos dois times voltaram a se cruzar. E, cono não poderia deixar de ser, o Campo de Terra estava lá.

Apesar do sol que voltava a aparecer depois de vários dias escondido, não houve uma presença maciça de público. Pouco mais de 600 almas compareceram ao Mané Garrincha para ver o jogo. Mas quem foi estava animado, torcendo muito por um dois times, ou só se divertindo com um bom jogo - coisa, aliás, que este humilde blogueiro adora fazer. Por falar nisso, vamos falar do jogo.

O jogo começou morno. O Brasília, embora tenha um time tecnicamente superior ao Legião, começou o jogo meio perdido em campo. Assim, as duas equipes criaram pouquíssimas oportunidades no início do jogo.

Ataque do Legião: começo de jogo sem grandes emoções

Até os dez minutos de jogo, as duas equipes pouco criaram. A partir daí, o Brasília se encontrou no jogo, e o Legião também passou a levar perigo. E foi justamente o Legião quem abriu a contagem: num chute do meia Diego, o seu xará goleiro do Brasília até defendeu, mas não segurou. No rebote, o próprio Diego abriu a contagem. Legião 1 a 0.

Aos 13 minutos, é aberta a contagem: Legião 1 a 0.

Mas a alegria do Legião não durou muito. Em apenas sete minutos, o Brasília viraria a partida. Primeiro, com um gol de Kaká, aos 16 minutos. Num chute de dentro da área, o lateral-esquerdo marcou contra seu ex-time. Depois, aos 20 minutos, foi a vez de Giovane receber um passe de Thiago Silva e, sozinho, só ter o trabalho de empurrar para as redes. Brasília na frente, 2 a 1.

Nem deu para comemorar direito. Sete minutos após levar o gol, o Brasília virou o jogo.

Com a vantagem, o Brasília passou a se defender mais. E a defesa do Colorado se mostrou insegura nessa fase do jogo. Cometeu vários erros, oferecendo ao Legião várias chances para empatar a partida.

Mas o Brasília acabou chegando ao terceiro gol. Em um contra-ataque, Magrão aumentou a vantagem colorada. A bola ainda desviou no caminho. Brasília 3 a 1.

Mesmo jogando defensivamente, o Brasília conseguiu aumentar a vantagem, com Magrão.

E nada mais aconteceu na primeira etapa. O Brasília foi para os vestiários com uma importante vantagem de 3 a 1.

Disputa de bola, ainda no primeiro tempo

No segundo tempo, praticamente não houve jogo. O Brasília, contente com o resultado, se poupava, talvez tendo em vista o jogo contra o Luziânia, quarta-feira. O Legião não encontrava forças para tirar proveito do desinteresse colorado, e, nas poucas vezes que chegou, a defesa do Brasília, ao contrário do que acontecera no primeiro tempo, mostrou-se segura, e não deu chances ao ataque do Legião.

Dois flashes de um segundo tempo morno

E o jogo terminou assim mesmo: Brasília 3x1 Legião. Com o apito final, fui direto para o Chapadinha, para ver o jogo do Brazlândia com o Luziânia.

Nenhum comentário: