sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Atlético-GO bate Aparecidense em jogo emocionante

Após cobrir o Candangão na quarta-feira, resolvi respirar outros ares na quinta-feira. Viajei até a acolhedora Aparecida de Goiânia, cidade vizinha a Goiânia, para ver o embate entre Aparecidense e Atlético Goianiense. Não foi a minha primeira vez no estádio Aníbal Batista de Toledo. Há alguns anos, assisti lá ao confronto da mesma Aparecidense contra o Goiatuba, que terminou com goleada: 6 a 0 para a Aparecidense. Nesse jogo de quinta-feira certamente seria um jogo mais complicado para os donos da casa, contra os representantes do Estado na Série A nacional. E, pela proximidade entre as cidades, um grande número de atleticanos pegou a BR-153 para ver esse jogo. E o Campo de Terra, é claro, também estava lá.

Então, vamos ao que interessa. Os primeiros minutos de jogo foram mornos. O Atlético tinha mais posse de bola, mas o jogo se concentrava no meio de campo. Esporadicamente aconteciam alguns lances perigosos, mas os atacantes falhavam na pontaria. Em um desses lances, a torcida do time da casa reclamou um pênalti, por mão na bola de um jogador atleticano.

A partir dos 15 minutos, o Dragão assumiu de vez o controle do jogo, e, a partir de então, passou a criar boas chances de gol. A Aparecidense chegava em alguns bons contra-ataques. Mas o Atlético cochilou. E esse cochilo custou caro. Aos 24, após cabeçada de Éder, Fabinho aproveitou rebote do goleiro Édson e abriu o placar para a Aparecidense. 1 a 0.

Flash do primeiro tempo.

O Atlético, após sofrer o gol, continuou pressionando. Mas esbarrava na boa atuação do goleiro Flávio Mendes, e até na trave, onde foi parar o chute de Róbston aos 34 minutos. A Aparecidense era perigosa nos contra-ataques, e criou várias chances assim. No finalzinho do primeiro tempo a Aparecidense chegou a pressionar, criando boas chances para marcar o segundo. Mas o primeiro tempo terminou mesmo com a Aparecidense na frente por 1 a 0.

Aproveitei o intervalo para ligar para casa, e pôr a conversa em dia. Não quis me arriscar a sair do lugar e encontrá-lo ocupado na volta. E lá fiquei esperando o segundo tempo.

A segunda etapa começou como se esperava: a Aparecidense recuou, e o Atlético foi para cima, buscando o empate. O jogo acontecia quase que exclusivamente no campo de ataque do Dragão. E a situação dos donos da casa se complicou aos 13 minutos, quando Martoni fez falta dura e acabou expulso.

Agora já estamos na segunda etapa.

O empate do Atlético veio aos 21 minutos. O zagueiro da Aparecidense tirou de dentro do gol, após conclusão de Diogo Campos. 1 a 1.

O jogo ficou muito bom após o tento de empate. O gol deu confiança ao Atlético, que foi para cima, em busca da virada. A Aparecidense, por sua vez, acordou e equilibrou o jogo, criando boas chances.

Mas quem chegou ao gol foi o time visitante. Aos 32, o zagueiro da Aparecidense, Preto Marabá, ao tentar driblar, perdeu a bola para Marcão, que ficou livre para tocar na saída de Flávio Mendes e virar o jogo. Atlético 2 a 1, para festa da torcida atleticana, presente em bom número.

Mas a alegria durou pouco. Cinco minutos depois, Preto Marabá se redimiu de seu erro e, após cobrança de escanteio, reestabeleceu a igualdade: 2 a 2.

E, quando o placar parecia definido, o Dragão chegou à vitória, já nos acréscimos, novamente com Marcão. Atlético 3 a 2. A Aparecidense ainda tentou reagir, mas já era tarde. E o jogo acabou desse jeito mesmo.

Mais um flash do segundo tempo: jogo decidido nos acréscimos.

Com o resultado, as duas equipes estão em situações opostas: o Atlético tem duas vitórias (curiosamente ambas por 3 a 2, e de virada). A Aparecidense perdeu suas duas partidas na competição. Mas o Goianão-2011 está apenas começando. Muita coisa ainda vai acontecer.

E finalizo destacando a boa organização na saída do público. Poucos minutos após o apito final, o estádio já estava vazio. E havia muita gente. Na saída, tudo em paz, sem brigas. Como o futebol deveria ser sempre

Fim de jogo, hora de pegar a BR-153 de volta e ir para o hotel descansar, para na sexta-feira pegar a estrada.

Um comentário:

Max Braga disse...

Raul,

Parabéns pela coragem e disposição em cobrir esse jogo do Goianão 2011.

Que venham mais!

Abraços!