quinta-feira, 8 de março de 2012

Ceará derrota Gama e segue na Copa do Brasil

No meio da bagunça que ainda reina no futebol do Distrito Federal, os clubes locais fizeram, no último meio de semana, uma pausa para se dedicarem a uma competição nacional, a Copa do Brasil. E a CBF mostrou que, em matéria de bagunça, não fica atrás da Federação do DF. Tanto é que marcou os dois jogos envolvendo os clubes locais, Gama (que enfrentou o Ceará) e Brasiliense (contra o Guarani) para o mesmo dia, e com o primeiro começando apenas uma hora antes. Assim, tive que escolher apenas um dos dois jogos para ver, e acabei escolhendo o confronto do Gama com o Vozão. O time da casa começou mal no Candangão, com duas derrotas seguidas, mas depois emplacou duas vitórias, contra Legião e Brasiliense. Claro que a partida contra o Ceará seria muito mais difícil, mas essa, sim, seria uma importante prova de fogo para o alviverde candango. O Ceará, por sua vez, vem sofrendo no campeonato estadual, ocupando o terceiro lugar, com oito pontos a menos que o rival Fortaleza. Ainda assim, no papel o time era muito mais forte que o Gama, e franco favorito para esse confronto. E o Campo de Terra estava lá, para cobrir. E aqui conto o que vi.

Apesar de ter um time muito superior, o Ceará parecia totalmente desinteressado do jogo nos minutos iniciais. Se limitava basicamente a tocar a bola no campo de defesa. O Gama se aproveitou disso para chegar com perigo nos contra-ataques. Aos poucos, o Gama começou a se achar no jogo e, se não criava grandes chances, pelo menos conseguiu equilibrar a posse de bola. Para isso, pesou a apatia do time cearense, que simplesmente não se achava em campo.

Flash do jogo no primeiro tempo. As fotos noturnas são sempre complicadas.

Somente a partir dos 20 minutos o Ceará acordou, e começou a atacar. Ao mesmo tempo, as limitações do time do Gama começaram a aparecer. A equipe da casa errava demais, e dava chances aos cearenses. Mas foram apenas dez minutos de pressão do Ceará. O time logo esqueceu o futebol, e o Gama voltou a equilibrar.

Ceará sai no contra-ataque.

Mas o primeiro tempo terminou mesmo sem que as redes balançassem. Um 0 a 0 em que o Gama, com todas suas limitações, jogou com muita vontade, e o Ceará, na maior parte do tempo, não foi sequer a sombra de um time. Restava esperar para ver o que o segundo tempo reservava.

Depois de 15 minutos em que praticamente nada aconteceu, Felipe Azevedo marcou duas vezes para o Ceará em apenas dois minutos. O Vozão, com o placar de 2 a 0 a seu favor, já garantiria a vaga sem o jogo de volta. Restava ao Gama marcar pelo menos um gol.

Flash do segundo tempo.

O Ceará parecia contente com os 2 a 0. O Gama até atacava, mas não encontrava forças para pelo menos diminuir a diferença. No entanto, grande parte da torcida, em vez de apoiar, passou a vaiar o time. Um comportamento lamentável de quem parecia não compreender a situação do clube, que trocou recentemente de diretoria e dispõe de poucos recursos para contratações. A 15 minutos do final, vários torcedores começaram a deixar o estádio. Um comportamento realmente lamentável.

Dentro do campo, pouca coisa aconteceu no restante do jogo. O Gama até que pressionou, buscando pelo menos forçar o jogo de volta. Mas o jogo terminou mesmo com a vitória do Vozão por 2 a 0. Assim, o Ceará segue na Copa do Brasil. O Gama mostrou muita vontade para compensar parcialmente a falta de qualidade do time. Para uma diretoria recém-empossada e um time montado com poucos recursos, o Gama merece um aplauso pelo que fez diante do Ceará. De negativo, mesmo, só o comportamento de parte da torcida, que vaiou os jogadores ao invés de incentivar. Tal comportamento só atrapalhará a evolução dos jovens jogadores e dificultará o andamento dos trabalhos. Felizmente, se trata apenas de uma minoria, que não constitui um retrato da vibrante torcida gamense.

Fim de jogo, hora de ir para casa descansar. Ainda consegui passar no Serejão e ver os cinco minutos finais da vitória do Brasiliense por 2 a 0 sobre os reservas do Guarani. Mas foi muito pouco tempo para que eu pudesse contar alguma coisa aqui. Depois disso, aí sim tomei o rumo de casa. Na manhã seguinte, a rotina continuaria.

Um comentário:

Ronaldo disse...

Como sempre, bela cobertura.