segunda-feira, 5 de março de 2012

Juventus goleia Taubaté na Javari

Para qualquer amante do futebol, ver um jogo na Javari em algum momento de sua vida é uma obrigação, e um momento inesquecível. É sempre um prazer ver o povo da Mooca marcando presença e apoiando seu time incondicionalmente, comer os tradicionais canoles que são vendidos em cada jogo no famoso estádio, e, acima de tudo, ver um grande jogo de futebol. E, na manhã do último sábado, novamente a bola rolou por lá. Em campo, Juventus e Taubaté fizeram um duelo pela Série A3 do Campeonato Paulista. Além de novamente ver o Moleque Travesso ao vivo, ver um jogo do Burro da Central in loco era um sonho antigo - o clube entrou como o 170º integrante da minha lista pessoal, e foi a sexta novidade dessa lista em 2012. Ainda espero ver um jogo do Taubaté em sua cidade algum dia, sobretudo pelo carinho especial que sempre tive pelo Vale do Paraíba, pelos meus familiares que moram lá e pelos momentos felizes da minha infância que vivi nas cidades às margens do imponente Paraíba do Sul.

Voltando ao futebol, os dois clubes vivem situações distintas: o Juventus, após um mau começo, se recuperou e está rondando o grupo das oito equipes que se classificarão para a próxima fase. O Taubaté, ao contrário, não vem bem na competição, e está entre os últimos colocados, correndo risco de rebaixamento. Era uma típica partida que ninguém podia perder. E eu estava lá, no horário marcado, para ver o que ia rolar.

Grande prédio sendo construído nas proximidades do estádio. Infelizmente, o terreno onde se localiza o Estádio da Rua Javari também é ameaçado pela especulação imobiliária.

Cheguei com boa antecedência ao estádio, e comprei meu ingresso. Meia hora antes de a bola rolar, os portões foram abertos, e eu finalmente entrei. Enquanto não liberavam a entrada, fiquei escutando a conversa dos torcedores do lado de fora, falando sobre o time e sobre a Série A3 em geral. Isso é um prazer em tempos em que falar de futebol geralmente se restringe a falar dos grandes clubes.

Bom, vamos ao jogo. Sabendo que precisava ganhar para não se afastar da zona de classificação, o Juventus foi para cima. O Taubaté basicamente se limitava a se defender. E o fazia até com certa competência, pois, apesar do domínio juventino, as chances reais de gol eram raras.

Jogadores disputam a bola.

Depois dos 20 minutos o Moleque Travesso diminuiu o ritmo, mas poucas vezes foi seriamente ameaçado. O Burro da Central não parecia ter forças para se aproveitar da diminuição do ritmo do time da casa.

Ataque do Taubaté, e a bola vai para fora.

Somente nos minutos finais do primeiro tempo o jogo teve alguma emoção, com os times se lançando ao ataque, ainda que na base da correria. E, aos 44 minutos, finalmente saiu um gol. Lucas Pavone, da entrada da pequena área, tocou leve, no canto esquerdo, marcando 1 a 0 para o Juventus. Pouco depois, o árbitro encerrou a primeira etapa.

A porta de uma das bilheterias da Rua dos Trilhos estava aberta. Você já sonhou em ver uma bilheteria por dentro? Não, né? Mas a gente traz essa imagem para você assim mesmo..

Não dá para ir à Javari e não comer um canole, mas no intervalo a fila para comprar a tradicional iguaria era imensa. Assim, fui comprar um nos primeiros minutos da etapa final. Isso me custou alguns minutos da etapa final. Quando voltei, vi Anderson Carvalho fazer falta dura e ser expulso, deixando o Burro da Central com um a menos.

Flash do segundo tempo, em foto tirada detrás de um dos gols.

Mesmo com um a menos, o Taubaté melhorou no segundo tempo, e pressionou o Juventus. Os ataques do Moleque Travesso eram raros, embora perigosos. Mas a situação do time visitante ficou mais complicada aos 28 minutos, quando Gustavo fez uma falta no meio de campo, em um contra-ataque perigoso do Juventus. Como ele já tinha cartão amarelo, foi convidado a se retirar, deixando o Taubaté com nove homens em campo.

O Juventus, com a ampla vantagem numérica, foi para cima, e o segundo gol não demorou. Após troca de passes na área, Tony chutou cruzado e fez 2 a 0 para o Juventus. O terceiro gol acabou saindo aos 38 minutos, em um belo chute de longe de Lucas Pavone. O resultado levou a torcida do Taubaté a sair da área reservada à torcida visitante e ir para trás do banco de reservas de seu time para protestar.

Torcida do Taubaté protesta.

Ainda deu tempo para Romerito marcar o quarto do Juventus, e o Taubaté ter mais um expulso: Serginho fez falta dura e levou o vermelho direto. O árbitro sinalizou três minutos de acréscimo, mas encerrou o jogo antes. Final, Juventus 4x0 Taubaté.

Jogadores do Juventus comemoram o quarto gol.

O Juventus se manteve na briga por uma vaga entre os oito primeiros, e tem condições de conquistá-la. Mas o time ainda mostrou limitações enquanto o jogo era de 11 contra 11. O Taubaté, por sua vez, parece que já selou o seu destino de ser rebaixado à Segunda Divisão Resta torcer por um milagre.

Encerrado o jogo, eu não podia deixar de cumprir outra tradição: o almoço na Esfiha Juventus. E, depois, pegar o metrô para ir embora.

Nenhum comentário: