quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Dom Pedro II se despede da Segundona goleando Planaltina-GO

Está marcada para esta semana a última rodada do Candangão da Série B. Quatro jogos, a serem realizados nos próximos dias, decidirão as duas equipes que garantirão o acesso à elite da Capital Federal - nenhuma equipe ainda se garantiu matematicamente. Enquanto isso, na última quarta-feira, a bola rolou pelo único jogo em que as duas equipes não tinham mais nenhuma aspiração. Para evitar problemas com a falta de estádios no DF, o jogo entre Dom Pedro II e Planaltina-GO, disputado na Metropolitana, foi antecipado para a tarde de quarta-feira (aliás, é irônico que os clubes da Capital Federal venha sofrendo tanto com a falta de estádios para mandar seus jogos, enquanto mais de um bilhão de reais foram gastos em UM ÚNICO ESTÁDIO para a Copa do Mundo, e os times da cidade não podem jogar nele). Voltando ao assunto do jogo, o Dom Pedro II - que há apenas cinco anos chegou a um histórico vice-campeonato candango, quando contava com o volante Souza, hoje no Cruzeiro -, não fez uma boa campanha e chegou a essa última rodada com apenas sete pontos, em sétimo lugar, e sem chances até mesmo de subir de posição. A equipe goiana - mas que vem mandando seus jogos no Estádio Adonir Guimarães, na "parte candanga" de Planaltina, era penúltima colocada, com apenas quatro pontos. As duas equipes buscavam apenas uma despedida honrosa, e é difícil até mesmo falar em preparação para a próxima temporada, já que, graças ao desorganizado calendário, ambas só voltarão a campo depois da Copa do Mundo. Enfim, na hora marcada para a bola rolar, já estava no estádio, para ver como ia ser o jogo.

O Dom Pedro abriu a conta já aos três minutos. Juninho, da entrada da pequena área, chutou cruzado, sem sofrer grande resistência da defesa planaltinense, e fez 1 a 0 para o time da casa. Depois disso, não se pode dizer que tivemos um bom jogo. As ações se concentravam no meio de campo, e as chances de gol eram raras.

Jogador do Dom Pedro II tenta sair da marcação.

No geral, o Dom Pedro II era melhor, mas ainda assim criava poucas chances. O segundo gol veio aos 31 minutos, com Michel, de cabeça. O Planaltina ainda teve um gol anulado por impedimento, aos 36 minutos. E, aos 38, o Dom Pedro chegou ao terceiro gol, com Fabinho. Depois disso, o time da casa ainda teve chances de aumentar, especialmente pelo grande número de faltas que os defensores do Planaltina faziam próximo à área. Mas o primeiro tempo terminou mesmo com os 3 a 0 para o Dom Pedro II.

Time da casa no ataque.

Logo a um minuto do segundo tempo, Chefe aumentou a diferença, fazendo 4 a 0 para o Dom Pedro II. Aos 10, veio o quinto, novamente com Chefe, que apenas empurrou para o gol vazio.

Briga pela bola.

O Planaltina, apesar dos dois gols sofridos no início da segunda etapa, teve nesse período seu melhor momento no jogo, atacando bastante e criando algumas chances de perigo. O ímpeto dos visitantes, porém, diminuiu bastante depois dos 20 minutos. E o Dom Pedro II aproveitou da queda do ritmo do time visitante para fechar a conta. Aos 28, o Dom Pedro II chegou ao sexto gol, com Rafinha, que tocou manso na saída afobada do goleiro planaltinense. E, aos 41 minutos, o mesmo Juninho que havia aberto o placar fechou a conta. E foi isso. Final, Dom Pedro 7x0 Planaltina.

Planaltina no ataque: time tentou reagir, mas acabou goleado.

Encerrada a temporada para as duas equipes, ambas entram em um longo período de férias forçadas, e, como já foi dito, só voltam a campo depois da Copa do Mundo. Infelizmente, nada indica que o calendário do futebol brasileiro deva ser reformado nos próximos anos para mudar essa situação. Enquanto isso, clubes e jogadores vão se virando como podem.

Fim de jogo, hora de voltar para casa, para jantar e descansar para mais um dia de trabalho amanhã.

Nenhum comentário: