sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Gama reage e busca o empate contra o Brasília

No último sábado, um dos confrontos mais tradicionais do futebol candango foi realizado mais uma vez. Brasília e Gama se enfrentaram no Estádio Serejão, o quarto palco diferente onde vi essas equipes se enfrentando - os outros foram Mané Garrincha, Bezerrão e Cave. Esse foi o 12º confronto entre as duas equipes que vi no estádio, e o 100º jogo do Brasília que vi ao vivo. Nesse jogo, o Colorado chegou com um certo favoritismo, que ficou relativizado pelos últimos resultados das duas equipes - o Gama vinha de uma vitória contra o Sobradinho, e o Brasília, três dias antes, havia suado para empatar com o modesto Ceilândia. Assim, o Gama, com moral, certamente também ia buscar a vitória.

O Colorado chegou disposto a confirmar seu favoritismo, e começou arrasador no jogo. Com apenas cinco minutos de bola rolando, Igor, de pênalti, colocou o Brasília na frente. Cinco minutos depois, o Brasília chegou ao segundo gol: em uma falha da defesa gamense, Claudecir aumentou a vantagem colorada.

Com a bola, jogador do Gama recebe marcação.
Vencendo por 2 a 0 aos 10 minutos de jogo e dominando completamente as ações, parecia que o Colorado chegaria a uma goleada. Mas, com a vantagem, o time recuou e, embora levasse mais perigo que o Gama em seus ataques, o Colorado passou a explorar o contra-ataque. Porém, faltava pontaria para finalizar, e as chances de gol rarearam.

Agora é o Brasília com a bola.

Nos minutos finais da primeira etapa, o "Gamão do Povão" se aproveitou da inoperância do Brasília, e reagiu. Aos 36 minutos, veio o primeiro gol do alviverde. Após cobrança de um escanteio resultante de uma falta próxima à área, Trevizan cabeceou para diminuir a diferença. E, aos 43 minutos, Fábio Saci empatou para o Gama, decretando o resultado final da primeira etapa.

No segundo tempo, após um início equilibrado, com alviverde e colorado se alternando na criação de chances de gol, o jogo acabou se transformando em uma antítese do que foram os primeiros minutos: uma pressão total do Gama, e um Brasília acuado, que praticamente não conseguia passar do seu meio de campo e abusava do direito de errar.

Ataque do Colorado.

No entanto, faltou pontaria para os atacantes gamenses. Com os erros nos chutes gamenses e o Brasília atacando raramente, as redes não balançaram nos 45 minutos finais da partida. E o placar final acabou mesmo sendo de 2 a 2.

Jogador do Gama recebe marcação, próximo à linha lateral.

O resultado, claro, acabou sendo melhor para o Gama, que após vencer o Sobradinho na rodada anterior, dá continuidade à sua reação. O Brasília manteve uma vantagem de cinco pontos sobre o adversário, com um jogo a mais, porém o momento gamense é melhor. A síndrome dos empates pode custar caro ao Brasília no futuro, enquanto o Gama vem mostrando poder de reação.

Fim de jogo, hora de retornar ao lar, para descansar um pouco e recuperar as energias.

Nenhum comentário: