terça-feira, 24 de setembro de 2019

Botafogo-DF vence Planaltina e entra de vez na briga

Eu já havia visto o duelo matinal entre Samambaense e Samambaia. Mas o domingo ainda não tinha acabado, e eu atravessei a cidade para chegar a Sobradinho. Meu destino na cidade serrana, como não poderia deixar de ser, era o estádio Augustinho Lima, que receberia o duelo entre Planaltina e Botafogo-DF (para variar, o sensacional estádio Adonir Guimarães, vítima do descaso das autoridades, está fechado há anos, e o Planaltina tem que procurar outro lugar para jogar). As duas equipes faziam campanhas parecidas: o Planaltina chegou a essa rodada com sete pontos, apenas um a menos que o trio de líderes Paranoá, Legião e Cruzeiro. O Botafogo somava seis pontos, e ocupava a sexta colocação. Para os dois times, vencer significaria entrar na briga pelo acesso e talvez até assumir a liderança, enquanto uma derrota poderia jogar para o meio da tabela. Assim, após o almoço e uma horinha de descanso, peguei a estrada e fui para a cancha.
As duas equipes começaram o jogo criando poucas chances. O Planaltina até tinha um pouco de domínio territorial, mas não conseguia produzir grande coisa. Mas quem chegou ao gol foi o Botafogo. Aos 11 minutos, após uma confusão na área, a bola sobrou para Leonardo que, livre, apenas estufou as redes. E, logo depois do gol, o alvinegro quase chegou ao segundo tento: após um descuido da zaga do Planaltina, Wellington roubou a bola e entrou livre para marcar. O chute foi por cima, mas por pouco a bola não entrou.
Jogador do Planaltina com a bola.
O Botafogo se animou com a vantagem e melhorou no jogo, passando a dominar as ações. Mas o domínio durou pouco, e o Planaltina equilibrou o jogo. Mesmo assim, eram raras as chances de gol. Em uma delas, aos 29 minutos, Agenor chutou pela direita, e a bola foi por cima do gol.
Jogador do Botafogo sai da marcação adversária.
Aos 46 minutos, o Botafogo teve uma chance para marcar após cobrança de escanteio. Pedrão cabeceou por cima do gol. E, logo em seguida, o árbitro apitou o final da primeira etapa.
Ataque do Botafogo: time marcou no começo e controlou bem o jogo.
Após 15 minutos de poucos lances de perigo no segundo tempo, o Botafogo marcou seu segundo gol no jogo. Douglas Ferreira entrou pela direita e chutou cruzado. A bola passou por todo o mundo e foi morrer no fundo das redes.
Com a bola, jogador do Planaltina é cercado por dois adversários.
Nos vinte minutos finais, o jogo teve a emoção que faltou em todo o resto do tempo. O Planaltina chegou com perigo aos 26 minutos. Chimaobi recebeu livre, cara a cara com o goleiro, mas pegou mal na bola e mandou para fora. Aos 30 minutos, Wellington deu um passe que deixou Cleiton na cara do gol, mas Paulo saiu bem e fez a defesa. E, dois minutos depois, o Planaltina balançou as redes. Após cobrança de escanteio, houve um bate-rebate na área, e a bola sobrou para Chimaobi, que mandou para dentro, dando esperanças à torcida da equipe vermelha.
Ataque do Botafogo: no segundo tempo, as nuvens esconderam o sol e aliviaram um pouco o calor.
O Botafogo ainda perdeu dois gols incríveis, aos 36 e aos 41 minutos. Enquanto isso, aos 38, o Planaltina teve a chance de castigar o Botafogo, mas Moura cabeceou por cima do gol. O Planaltina ainda tentou marcar o gol de empate, e teve chance para isso aos 48 minutos, em cobrança de falta. Mas Agenor cabeceou para fora, enterrando de vez as esperanças da equipe no jogo. E o placar final foi mesmo de 2 a 1 para o Botafogo.
Escanteio para o Planaltina: time chegou a diminuir, mas não conseguiu o empate.
O resultado jogou a equipe alvinegra à terceira posição isolada, com nove pontos, colocando-a de vez na briga pelo acesso. O Planaltina, mesmo tendo apenas dois pontos a menos, caiu para a sétima colocação. O campeonato está embolado, e a hora da verdade está chegando.
Fim de jogo, e agora sim era hora de ir para casa e, finalmente, ter o merecido descanso.

Nenhum comentário: