terça-feira, 24 de setembro de 2019

Samambaense conquista seus primeiros pontos ao vencer Samambaia

A Segunda Divisão candanga continua rolando, e o Campo de Terra continua cobrindo em cima. No último domingo, me aventurei em uma sensacional rodada dupla, e de manhã estive no Serejão para acompanhar um clássico regional: Samambaense e Samambaia. Apesar do nome parecido e de representarem a cidade de Samambaia, as duas equipes têm uma relação diferente com a cidade. O Samambaia está por lá desde 1993, ano de fundação do clube, enquanto o Samambaense desembarcou por lá apenas em 2018, após 18 anos representando a cidade de Planaltina de Goiás. A lógica mandaria que esse jogo fosse disputado no Estádio Regional de Samambaia, mas a burocracia e o já tradicional descaso do governo local com as arenas esportivas fizeram com que o jogo fosse transferido para o Serejão. Quanto à situação das equipes no campeonato, ambas vinham mal das pernas. O Samambaia, convidado de última hora da competição em virtude da desistência do Brazlândia, chegou a essa rodada com apenas um ponto, enquanto o Samambaense sequer havia pontuado. O jogo era fundamental para as pretensões das duas equipes.
Quando a bola rolou, o Samambaense teve sua primeira chance logo aos três minutos. Arthur avançou pela direita e cruzou para Baiano, que chutou nas mãos do goleiro. O Samambaia respondeu dois minutos depois. Jesiel cobrou falta de longe, obrigando Luan a fazer uma grande defesa. O Samambaia chegou a marcar no rebote, mas o gol acabou anulado.
Jogador do Samambaia com a bola.
Cercado por dois adversários, jogador do Samambaia protege a bola.
O jogo era equilibrado, e as duas equipes lutavam muito, mas criavam poucas chances reais de balançar as redes. Aos 17 minutos, chance para o Samambaia: Gabriel Vitor arriscou de fora da área e a bola foi por cima do gol, mas passou muito perto. O Samambaense chegaria novamente com perigo aos 39 minutos: Guilherme avançou pela esquerda, driblou Pedro Lopes e cruzou para Guibson, mas o atacante pegou de mau jeito na bola, e desperdiçou a chance.
Novamente, Samambaia com a bola.
Jogadores do Samambaense cercam adversário.
E, após um primeiro tempo disputado, mas com poucas emoções, as duas equipes foram para os vestiários sem mexer no placar. Restava ver o que estava reservado para o segundo tempo.
Samambaense no ataque.
O Samambaense chegou com perigo aos dois minutos da segunda etapa, com Guibson, que chegou pela esqueda, driblou um adversário e cruzou, mas a bola não achou ninguém. Aos nove minutos, o Samambaia teve a chance em cobrança de falta de Jesiel. A bola foi em cima de Luan, que espalmou para fora. No lance, o goleiro Luan se machucou e foi substituído por Danilo
Jogador do Samambaense protege a bola.
O jogo seguia na mesma toada do primeiro tempo, com muito equilíbrio, mas poucas ocasiões reais de gol. O Samambaia voltou a chegar com perigo aos 22 minutos. Pedro Lopes chegou livre, mas, quando ia finalizar, a zaga adversária chegou e travou o chute. A bola foi para escanteio. Quatro minutos depois, porém, o Samambaense chegou ao gol. O cruzamento pela direita de Guilherme encontrou Guibson que, de cabeça, abriu a contagem: Samambaense 1 a 0.
Jogador do Samambaense protege a bola: time aproveitou melhor as chances que teve.
O Samambaia teve a chance do empate aos 46 minutos, quando Gabriel Vitor entrou pela esquerda e finalizou livre, mas Danilo fez a defesa e mandou para escanteio. Mas, logo em seguida, o Samambaense fechou a conta, novamente com Guibson, que entrou pela esquerda, driblou um zagueiro adversário e chutou cruzado da entrada da pequena área, tirando do alcance de Diogo. E o placar final foi mesmo de 2 a 0 para o Samambaense.
Ainda o Samambaense com a bola.
O resultado deu um fôlego extra para o Samambaense, que conquistou seus primeiros três pontos na competição e chegou ao oitavo lugar. O Samambaia, com apenas um ponto, está na décima e última posição. Com a competição chegando à sua metade, já é possível ter uma ideia das aspirações dos clubes e, daqui para a frente, tropeçar pode ser fatal.
O jogo terminou, mas essa foi apenas a primeira etapa do dia. Meu próximo destino seria Sobradinho.

Nenhum comentário: