sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Memória: Grêmio 1x2 Brasília (15/02/1981)

Um jogo histórico










1x2

No dia 15 de fevereiro de 1981 o Brasília foi a Porto Alegre enfrentar o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Como sabemos, o Grêmio venceu aquele campeonato, e dois anos depois conquistaria a América e o mundo. Mas antes disso sentiu a força do Colorado. Em pleno Estádio Olímpico, o Brasília venceu por 2 a 1, deixando atônitos os torcedores que lá estiveram naquele dia.


Segue uma coletânea de matérias do Correio Brasiliense no dia do jogo e no dia seguinte. Um belo retrato da situação que vivia o Colorado naqueles dias e da repercussão que teve o resultado.


Correio Braziliense, 15 de fevereiro de 1981


Brasília, mal, pega o Grêmio à tarde


A frágil equipe do Brasília chegou na tarde de ontem à (sic) Porto Alegre e hoje, a partir de 14 horas, enfrenta o Grêmio no estádio Olímpico da capital gaúcha. Seriamente abalada pelas constantes derrotas e desfigurada taticamente, o Colorado é sério candidato a levar uma de suas maiores goleadas no encontro com o tricolor gaúcho.
Bastante desgastado e completamente desacreditado pela torcida, o supervisor Almir Azevedo Vieira ainda tenta mostrar um otimismo irreal, ao dizer que o Brasília vencerá o Grêmio e depois o Goiás, garantindo sua classificação para a segunda fase da Taça de Ouro: “Estamos aqui em Porto Alegre com o firme propósito de deixar o estádio Olímpico com uma bela vitória sobre o Grêmio. Acredito em nosso time e não poderia ser diferente e vamos conseguir a classificação”.


Para muitos torcedores, a equipe colorada começou a cair a partir do momento em que o médio volante Marquinho foi dispensado, acusado de ser um líder negativo. Geraldo Albano Safé Carneiro, um dos mais renomados juristas do Brasil, torcedor do Atlético Mineiro e do Brasília, tem sua opinião formada: “A verdade é que a cúpula diretiva de cada um dos clubes do nosso futebol, com raras exceções, é formada por pessoas de pouco conhecimento no setor e isso prejudica bastante. O dirigente, pelo simples fato de ajudar financeiramente, acha que tem o direito de escalar a própria equipe e isso é errado. O Brasília começou perdendo a partir da saída do treinador Bugue. O que entrou, apesar de saber que ele é muito experiente, não deu a continuidade necessária e houve o retrocesso. Para se ter uma idéia, vale dizer que o Brasília não consegue fazer um gol sem levar dois. Não consegue se impor nem contra uma modesta Desportiva e assim não dá. O futebol mato-grossense é muito pior que o do Distrito Federal, e, no entanto, em todo campeonato brasileiro é muito bem representado, pois o clube investe e colhe os frutos e o exemplo é o próprio Operário. O Brasília não compra ninguém, não investe e fica esperando que os rapazes aqui da cidade façam milagre. O Marquinho foi dispensado, no meu modo de ver, injustamente. Era o melhor do time e os autores estão, agora, pagando por essa injustiça”.


Alaor Capella, que estava em dúvida quanto à formação do ataque colorado, decidiu escalar Wander como centroavante, deixando o meio com Alencar, Marco Antônio e Moreira. Era pensamento de Capella deixar Afonso como substituto de Albenir, que está suspenso. Depois de pensar toda a semana, optou por Wander, deixando o veterano como segunda opção. O time, que jogará na retranca, tentando explorar os contra-ataques, formará com Déo; Luizinho, Mário, Foca e Zé Mario; Alencar, Marco Antônio e Moreira; William, Wander e Albenir.



Correio Braziliense, 16 de fevereiro de 1981


  • Capa


  • BRASÍLIA FOI LÁ


    No Estádio Olímpico, o nosso Colorado virou o jogo e desbancou o Grêmio de forma espetacular: 2x1


    Após levar um gol logo no primeiro minuto de jogo, o Brasília reagiu e obteve espetacular vitória sobre o Grêmio, por 2 x 1, ontem à tarde, no Estádio Olímpico de Porto Alegre, pelo Grupo B do Campeonato Brasileiro. Os gols do Colorado foram marcados por Aloisio e Wander, aos 23 e 25 minutos do primeiro tempo respectivamente e ao final do jogo a torcida gremista deixou o estádio atônita, já que o seu time há 14 jogos não perdia uma partida no Olímpico.


    O árbitro do encontro foi Iolando Rodrigues, que teve boa atuação, inclusive na marcação de impedimento de Dirceu, anulando um gol do Grêmio quando eram decorridos 39 minutos da etapa complementar.


    Ainda ontem, pela Copa de Ouro, o Vasco da Gama perdeu para o Colorado por 1 x 0, em Curitiba; o Flamengo venceu o CRB por 3 x 2, em Alagoas, enquanto o Fluminense perdeu para o Sport Recife por 1 x 0, no Maracanã e o Santa goleou o Cruzeiro por 3 x 0, no Mineirão.


    Pelas eliminatórias da Copa do Mundo, a Bolívia venceu a Venezuela por 3 x 0, em Caracas, conseguindo sua primeira vitória nessa primeira fase visando a classificação para a Copa do Mundo da Espanha. Telê Santana, que foi assistir a partida (sic), disse após o jogo que a Seleção Brasileira que enfrentará os bolivianos domingo, em La Paz, deverá ser a mesma que goleou o Equador por 6 x 0, sábado, em Quito.



  • Esportes - Capa


  • BRASÍLIA 2x1 – MESMO EM CASA GRÊMIO DANÇOU


    O Brasília Esporte Clube conseguiu excelente vitória, ontem, no Estádio Olímpico, de Porto Alegre, ao vencer o Grêmio por 2 x 1, pelo Grupo B da Taça de Ouro do Campeonato Brasileiro. A vitória brasiliense foi ainda mais vibrante em razão da virada no marcador, já que começou perdendo por 1 x 0, surpreendido que foi por um gol de Tarciso no primeiro minuto de jogo.


    Após o jogo, ainda atônica (sic), a torcida do Grêmio deixou o estádio praticamente sem entender a derrota, pois há quatorze jogos que o campeão gaúcho não perdia em seu reduto.


    Os gols do Colorado foram marcados por Aluísio, aos 23, e Wander, aos 25 minutos, também da etapa inicial. O árbitro Iolando Rodrigues teve boa atuação, inclusive destacando-se pela anulação de um gol do Grêmio aos 39 minutos da fase complementar, coisa difícil de acontecer quando a marcação é contra o time da casa. Com esse resultado, mais a derrota do Botafogo, sábado, melhoraram as coisas para o representante brasiliense.




  • Esportes - Página 7

  • Brasília derruba o Grêmio no Olímpico


    O “Colorado” jogou como se estivesse decidindo a Copa Brasil e mandou gaúchos pro vinagre


    Surpreendente sob todos os aspectos foi a derrota do Grêmio para o Brasília por 2 a 1 no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, pelo Grupo B da Taça de Ouro do Campeonato Brasileiro. A torcida do Grêmio saiu do seu estádio sem entender a derrota, pois há 14 jogos que o campeão gaúcho não perdia no Olímpico.


    Tudo parecia que o Grêmio chegaria facilmente à vitória, pois marcou primeiro. Logo a 1 minuto e 40 segundos do primeiro tempo, Tarcísio fez o gol do Grêmio. A reação do Brasília veio ainda na fase inicial. Aluísio, aos 23, e Vander, aos 25 minutos, marcaram os gols do Brasília.


    O árbitro Iolando Rodrigues teve uma boa atuação, inclusive na marcação de impedimento de Dirceu, anulando um gol do Grêmio, aos 39 minutos do segundo tempo.


    Grêmio – Leão; Uchoa, Vantuir, De Leon e Dirceu; China, Paulo Isidoro e Renato Sá (Vilson Tadei); Tarcísio, Baltazar (Éber) e Odair


    Brasília – Déo; Luisinho, Mário, Foca e Zé Mário (Ricardo); Alencar, Marco Antonio e Vander; William, Afonso e Aluísio (Paulinho)

    Um comentário:

    Anônimo disse...

    Meu camarada, o meu irmão jogou esta partida e me lembro dela como se fosse hoje, o nome dele é o ex-atacante William do Brasília.